fbpx

Entenda quais as características que não podem faltar em um empreendedor para atingir o sucesso na gestão de seu negócio.

Quando pensamos em empreender, a primeira ideia que vem à mente é a grande dificuldade que iremos enfrentar. De fato, empreender no Brasil exige muito esforço. Isso, porque o empreendedor tem que aprender a lidar com outro grande sócio, o Governo.

Também existem outros fatores desafiadores que precisam ser analisados. Tais como nicho de mercado, concorrência, capital de giro, fornecedores, clientes, entre outros aspectos.  

Para conquistar o êxito no empreendedorismo, é necessário ter atitudes que funcionam como uma espécie de bússola para alcançar o sucesso. Vamos falar sobre isso a partir de agora.

Leia mais em: https://www.publi.com.br/processo-de-decisao-de-compra-do-consumidor/

O significado de empreender

A capacidade de identificar problemas, de enxergar oportunidades para criação de soluções através de investimentos que colaboram para o bem-estar da sociedade. Esta é a definição mais genérica possível que encontramos, para o significado de empreender.

De acordo com Joseph Schumpeter, o processo de inovação é o principal ingrediente do empreendedorismo.

Podemos resumir que empreender se trata de visualizar problemas e criar modelos de negócios inovadores com o objetivo de solucioná-los e, com isso, gerar impacto social.

Como identificar o empreendedorismo nas pessoas?

Embora a tendência seja associar empreendedorismo aos negócios e empresas, isso está longe de ser uma total verdade. Pois podemos facilmente identificar o espírito empreendedor naquele colega que encontra um novo jeito de executar determinada atividade. Que reduz tempo e recursos ao seu setor ou de outros departamentos de seu trabalho, e descobre uma forma de apresentá-la à sua chefia, exercendo um tipo de empreendedorismo colaborativo.

Também identificamos o empreendedorismo em pessoas que enxergam que algo precisa ser feito e elas mesmas decidem fazer, encarando os riscos. Ou seja, são pessoas independentes que tomam decisões rápidas e não esperam pelos outros, mostrando outra forte característica de resolver problemas de maneira rápida.

Além disso, existem outras qualidades que não podem faltar no empreendedor, vejamos:

Leia mais em: https://www.publi.com.br/tendencias-de-marketing-digital-para-2022/

Características do empreendedor

Certamente, algumas pessoas nascem ou desenvolvem determinadas características que as tornam diferenciadas e preparadas para empreender. 

1. Iniciativa e busca constante por oportunidades

Significa que as oportunidades estão sempre no radar do empreendedor. Que quando se depara com alguma situação que possa melhorar algum processo ou oportunidade de negócio, sua primeira atitude é desenvolvê-la.

A justificativa para isso, talvez esteja no fato de que o empreendedor seja uma pessoa proativa e visionária e com mais facilidade de enxergar antes dos outros aquilo que pode ser melhorado em algum processo. E imediatamente encontra maneiras de colocar em prática.

2. Coragem, resiliência e saber lidar bem com os riscos

A motivação impulsionada com a vontade de fazer, mesmo envolto por tantas incertezas, como evolução de mercado, políticas governamentais, concorrência, lucratividade, entre diversas outras situações que não têm como serem previstas, justificam o espírito de coragem e resiliência.

Estas características são fundamentais para criação de estratégias e decisões rápidas quando se depara com dificuldades e desafios.

Um empreendedor não deve ter medo de assumir riscos, entretanto, não significa que saia por aí, tomando decisões imediatistas sem analisar seus impactos futuros. É justamente a sua capacidade de visualização antecipada que o ajuda a lidar com os problemas de maneira lógica e preventiva. Por outro lado, também não significa que acertará todas as vezes, mas por causa de sua resiliência, ele consegue reorganizar e melhorar a partir do aprendizado com as falhas cometidas.

3. Comprometimento e liderança colaborativa

Outras características presentes em um empreendedor de sucesso estão relacionadas ao seu comprometimento e responsabilidade com seus clientes, funcionários e fornecedores.

As bases de suas relações são fundamentadas pela ética e pelo entendimento de que seu negócio é um sistema que, entre outros objetivos, visa gerar um bem social.

Desta forma, é necessário dar espaço a participação dos envolvidos. Saber ouvir a opinião de seus clientes internos e externos ajuda a melhorar processos e a exercer uma liderança colaborativa, facilitando a escalabilidade do modelo de negócio.

4. Aprendizado contínuo

Uma característica marcante do empreendedor de sucesso é sua busca constante por conhecimento. Uma vez que está sempre pesquisando a evolução do mercado, como melhorar a experiência de compra de seus clientes, como gerir mais eficiência a sua equipe, novas práticas no seu segmento, a evolução econômica atual do país e como tudo isso pode impactar o fluxo dos negócios.

Leia mais em: https://www.publi.com.br/google-ads-e-as-estrategias-que-vao-colocar-a-sua-empresa-no-topo/

5. Trabalhar com metas e ter um planejamento bem estruturado

Para garantir o sucesso de sua empresa, saber trabalhar com metas desde o início do negócio é importante. Isso evitará transtornos desnecessários, ajudando no crescimento do negócio. Sugerimos a leitura aqui no blog do texto explicativo sobre metas e o método Smart.

De maneira geral, o empreendedor de sucesso não consegue desenvolver suas ideias, sem ter por base a criação de um planejamento bem estruturado.

Objetivos alcançáveis e um planejamento estratégico bem elaborado ajudam a orientar nas decisões de curto e médio prazo, evitando definições precipitadas, auxiliando o empreendedor a alcançar seus objetivos.

Gostaríamos de saber a sua opinião:

Qual a característica imprescindível em um empreendedor de sucesso?

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?