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Nunca se falou tanto em integração quanto nas últimas duas décadas, fruto da TD — Transformação Digital e da necessidade de acelerar organizações, áreas do conhecimento e tarefas em suas menores unidades. Você já parou para pensar no quanto a sua agência tem a ganhar com a integração de dados e informações?

Em um contexto empresarial cada vez mais acirrado, as organizações que souberem utilizar os dados e informações a seu favor serão as que mais se destacarão no mercado, além de serem capazes de atingir os propósitos de satisfazer as necessidades dos clientes de maneira mais abrangente e em menor tempo.

Gostaria de tornar a sua agência ainda mais competitiva? Então você precisa ler este post agora mesmo! Aqui você vai aprender mais sobre a importância da integração de dados na sua agência!

Leia mais: Sistema Integrado X Várias Plataformas

O que é integração de dados?

Nossa jornada de levar a sua agência ao sucesso operacional começa no entendimento do que significa dados integrados, afinal, é aqui que habita o centro do tema proposto.

Entende-se por dados integrados a estratégia de unir diferentes fontes com o objetivo de gerar informações importantes e que sejam capazes de proporcionar uma visão mais abrangente e consistente sobre a organização (nesse caso, a sua agência).

Outra característica da integração de dados é o seu armazenamento e apresentação de forma padronizada, garantindo a correta interpretação para a devida tomada de decisão.

Principais passos para ter dados integrados

Tão fundamental quanto entender o que é integração de dados, você precisa aprender a aplicar essa estratégia, afinal, de nada servirá o conceito sem a prática, além do planejamento que deve ser realizado para que a sua agência também possa usufruir dos benefícios desse tipo de coesão. Então, veja os principais passos:

  • Utilize as APIs para integrar plataformas e acessar dados;
  • Tenha atenção com a modelagem de dados;
  • Conte com sistemas modulares e estruturados;
  • Utiliza planilhas? Cuide da sua estrutura de dados;
  • Arquivos do tipo XML e CSV também são uma solução para dados integrados.

Pelos passos e tópicos citamos acima fica claro que é necessário ter atenção na escolha do software ideal para a sua agência. Nossa plataforma tem as melhores funcionalidades e proporciona o benefício dos dados integrados que estamos abordando aqui.

Por que a integração de dados é tão importante?

Toda integração de dados deve ter propósitos capazes de gerar benefícios e vantagens para a sua agência. Conhecê-los permitirá que você tire o maior proveito do que a tecnologia tem de melhor a oferecer e, assim, ter diferenciais dos demais players do mercado.

Sendo assim, conheça os principais motivos para investir em dados integrados na gestão da sua agência.

Alinhamento de métricas

Todo objetivo está pautado em metas e cada uma delas deve ser mensurada com a utilização de métricas. A questão é que uma agência é composta por várias áreas que colaboram entre si para o alcance de um objetivo comum, no entanto, cada uma com suas atribuições e peculiaridades.

Ao contar com dados integrados a sua agência terá o pleno alinhamento de métricas, mesmo que em áreas diferentes, pois, o fluxo de troca de informações acontece de maneira multidirecional, permitindo que todos possam acompanhar a evolução de um ou mais projetos que o negócio está desenvolvendo.

Coesão no workflow

Como dissemos anteriormente, uma agência precisa de várias áreas para que um projeto ou companha seja idealizada, onde cada uma atua de maneira independente e, ao mesmo tempo, necessita dos resultados parciais de outras áreas. Nesse momento, fica a dúvida: como coordenar o workflow?

Com dados integrados a agência pode (e deve) implementar a metodologia ágil kanban e com o uso de cartões fazer a gestão do fluxo de trabalho, visualizando as tarefas que precisam ser executadas, os designados pela execução, a área responsável, o prazo de conclusão e as atividades que já foram concluídas.

Nesse sentido, de um modo visual haverá a perfeita comunicação entre todas as áreas envolvidas no fluxo de trabalho até a conclusão do projeto.

Ainda falando de workflow, os dados integrados permitem duas maneiras de produtividade que se mesclam nas agências:

  • Sequencial — o sistema de gerenciamento aponta a conclusão de uma atividade e dá o start de uma nova;
  • Paralelo — o sistema de gerenciamento faz a análise dos dados integrados das diversas áreas e atividades e disponibiliza aos gestores as informações que permitam coordenar a execução de várias tarefas simultaneamente, gerando entregas parciais que se combinam entre si, sem interferir na produtividade e/ou baixa de qualidade.

Leia também: A importância do trabalho em equipe dentro de uma agência.

O marketing mais que propaganda

Quando se fala em marketing o primeiro pensamento que vem à mente das pessoas é a propaganda e publicidade. No entanto, uma campanha de marketing é todo um ecossistema que envolve produção de conteúdo, pesquisa de mercado, mídias sociais, propaganda, publicidade e várias outras estratégias que, unidas, geram o resultado esperado pelo cliente da sua agência.

Todo esse ecossistema gera dados e eles precisam estar integrados para que o marketing funcione e não se limite somente à propaganda. Em outras palavras, dados integrados resultam em informações capazes de gerar campanhas que entendam as demandas do consumidor e criam maneiras de satisfazê-las.

Comunicação top-down e bottom-up

Outro ponto importante e fantástico em ter dados integrados diz respeito aos meios de comunicação da sua agência. Convenhamos, esse segmento tem um ritmo tão acelerado que a comunicação efetiva é a base do bom funcionamento do negócio!

Com dados integrados e atualizados será possível ter a comunicação do tipo top-down (de cima para baixo) e bottom-up (de baixo para cima), além da comunicação horizontal, ou seja, entre colaboradores do mesmo nível hierárquico.

Quando todos “falam a mesma língua” haverá integração para atingir propósitos que gerem resultados para a sua agência e seus clientes.

Qual sistema escolher?

Publi é um sistema de gestão integrado, personalizado de acordo com a sua necessidade. Projetado especificamente para agências de publicidade e departamentos de marketing, ele reúne módulos que ajudam a controlar todos os aspectos do seu negócio.

Com um sistema integrado, conecte os setores de atendimentomídia, produção e até o financeiro dentro do Publi. E ainda, conte com diversos módulos e ferramentas que auxiliam na otimização e produtividade nas rotinas da sua agência. Como: gerenciador de tarefas e projetos, calendário, cadastro de fornecedores e clientes, kanban, banco de imagens, dashboard, timesheet e diversos relatórios gerenciais! Quer saber mais? Entre em contato conosco!

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