fbpx

Muitos líderes costumam discursar sobre a importância do trabalho em equipe dentro da agência. Isso porque o tema, além de recorrente, é relevante para alinhar os objetivos comuns e atingir as metas do negócio.

A agência de publicidade deve engajar seus colaboradores no trabalho em equipe, priorizando a coletividade e colaboração ao invés da individualidade e competitividade. Lembrando sempre aos colaboradores de que seus colegas de trabalho não são adversários, eles são parte da equipe e jogam do mesmo lado.

O trabalho de uma equipe engajada traz inúmeros benefícios à agência de publicidade. A boa relação se estende por toda empresa e pode ser sentida até pelos clientes tanto na qualidade do atendimento quanto no serviço prestado. Uma equipe engajada sabe que unindo os esforços de todos se chega mais longe.

Confira os demais benefícios que o trabalho em equipe pode render à sua agência:

Estimula a aprendizagem

Toda vez em que existe a interação de um grupo de indivíduos que diferem entre si, há uma rica troca de experiências. Porque se aprende com as diferenças ideológicas e culturais de cada um. Quanto mais pessoas envolvidas em um projeto, por exemplo, maiores são as oportunidades de resolver os problemas, obter ideias criativas e diminuir os erros.

Logo, o trabalho em equipe incentiva os seus membros de muitas maneiras gerando aprendizado, ainda que este não seja percebido diretamente.

Leia mais: Como criar um ambiente de trabalho mais criativo na sua agência

Melhora a comunicação interna

A comunicação é uma das coisas mais importantes quando o assunto é trabalho em equipe. Porque uma equipe que não comunica entre si, acaba por não entregar bons resultados.

Trabalhar em equipe exige interação e comunicação, com isso ocorre a troca de ideias, sugestões e conhecimentos. É assim que o workflow da agência de publicidade flui naturalmente, por consequência, o trabalho fica mais ágil e ocorre melhoria nos produtos e serviços da empresa.

Leia mais: Ferramentas de colaboração para agência de marketing

Melhora o ambiente de trabalho

O trabalho em equipe impacta diretamente no clima organizacional da empresa, ou seja, mexe com a atmosfera do ambiente porque é influenciada pelas pessoas que trabalham na organização.

Se o clima for ruim é devido às relações desagradáveis entre os colaboradores da empresa, mas se o clima for bom é pelo estabelecimento de relações mais harmônicas. Por isso, quanto mais engajada e alinhada a equipe estiver, mais sentimentos positivos como motivação, bem-estar e produtividade serão evidenciados e melhor será o clima organizacional.

Aumenta os resultados

As agências de publicidade possuem recursos limitados assim como qualquer outra empresa. Sendo assim, é preciso que o máximo seja feito com o mínimo possível de recursos. Nesse momento o trabalho em equipe faz toda a diferença porque juntos, os colaboradores podem pensar em estratégias para extrair resultados superiores dos recursos de que dispõem. Além de aumentar a eficiência no dia a dia da empresa, as receitas e o lucro aumentam.

Aumenta o comprometimento

Quanto maior a participação, responsabilidade e senso de pertencimento, mais os colaboradores se sentirão comprometidos. A ideia de que algo ou alguém depende de si traz um senso de responsabilidade que impulsiona a realização.

Um gerente, por exemplo, saberá que sua empresa e equipe dependem dele e não medirá esforços para realizar as ações necessárias para atingir as metas solicitadas.

Incentiva a flexibilidade e gestão de conflitos

Ter um pouco de flexibilidade é importante em um trabalho em equipe. Já que no ambiente de uma agência de publicidade trabalham muitas pessoas com opiniões, metodologias e rotinas diferentes.

Ser flexível é saber expor sua opinião e respeitar a opinião alheia sabendo negociar de maneira correta. O mais importante é saber o que é melhor para o coletivo avaliando o cenário em que se encontram.

Incentiva a inovação

Inovar é olhar para o produto, serviço ou processo que já existe e transformá-lo em alguma coisa ainda melhor. Esse processo é altamente estimulado no trabalho em equipe sempre que é preciso buscar soluções para os problemas.

Nesse processo, a capacidade criativa de todos é colocada para funcionar buscando uma visão mais inovadora para os problemas enfrentados cotidianamente na agência de publicidade.

Melhora a performance

Uma agência de publicidade deve saber oferecer seus serviços com qualidade, independente de qualquer coisa. Quando há uma equipe engajada todos os membros trabalham em conjunto e podem acompanhar o trabalho um do outro, mantendo assim um padrão. Logo, isso melhora o desempenho geral da empresa.

De que forma promover o trabalho em equipe?

líder é um grande incentivador do trabalho em equipe. Ele precisa saber delegar as tarefas e dividi-las sempre que precisar de maior agilidade na entrega. É necessário demonstrar confiança nos membros da equipe, sem ficar monitorando cada uma das tarefas.

Uma das maneiras de se manter uma equipe engajada e coesa é estar ali disposto a ajudar. O líder deve ser acessível e direcionar sua equipe de perto e não do gabinete. Só assim é possível construir relações mais horizontais onde impera a cooperação e a confiança.

Comemorar as conquistas ao estilo de startups de sucesso incentiva o que há de melhor na equipe. Isso se faz reconhecendo o trabalho dos membros e celebrando o alcance de metas em conjunto estabelecendo alguns prêmios, desde um jantar em equipe até um passeio, ideias não faltam nessa hora. O importante é incentivar e manter a motivação por meio de feedbacks contínuos, pois todo colaborador deve saber como é o seu desempenho para saber como proceder.

Também se faz necessário lembrar que mesmo as coisas não saindo conforme o planejado ou o desempenho ficar abaixo do esperado, não se pode deixar o desânimo abater a equipe, é nessa hora que a equipe deve permanecer unida e pensar em novas estratégias.

Em resumo, o trabalho em equipe traz inúmeros benefícios à agência de publicidade. A aprendizagem, a comunicação e a inovação são fortemente incentivadas nesse contexto, assim como a gestão de conflitos entre os membros. Isso faz com que o clima organizacional se torne mais agradável e positivo.

Por fim, como resultado de um bom trabalho desempenhado em equipe a eficiência aumenta e por consequência o resultado, a qualidade e o lucro também aumentam.

E aí, gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?