O que é Storytelling, e como usá-lo para conectar a sua marca com o público

Você sabe o que significa storytelling? Essa palavra provém de storytellers, que significa contadores de histórias, em inglês. Storytelling é a capacidade de transmitir um conteúdo através de uma narrativa envolvente, por exemplo, usando personagens para conectar-se com o público, e emocionar. Mas nem todo storytelling é uma narrativa! É possível contar uma história a partir de um vídeo, uma imagem, um áudio e até mesmo através um vídeo game.

 

Qualidade para marcar

 

Não é qualquer história que tem a capacidade de marcar a memória de quem está do outro lado, é preciso muito mais. Afinal de contas, quantos % do conteúdo que você consome diariamente realmente te causa algum impacto? Seja ele emocional, cômico, afetivo…  Muito pouco, né? Por isso não se engane, somente as melhores histórias podem despertar uma experiência prazerosa para quem as recebe.

 

Por onde começar?

 

Afinal de contas, quem você quer atingir com essa história? Antes de produzir qualquer conteúdo, defina para quem está o redirecionando. E não deixe de introduzir com clareza o motivo pelo qual o seu produto (ou serviço) é importante no meio desse conto. 

E então, lembre-se de sempre usar a linguagem de quem vai receber o seu conteúdo. 

Feito isso, comece a produzir e solte a criatividade!

 

Inspiração

 

Para te auxiliar na produção, selecionamos 2 exemplos para te inspirar e ajudar a entrar no clima do storytelling. 

#1 BAUDUCCO

A Bauducco sempre faz questão de transparecer tradição e confiança para o público alvo, deixando claro que começou sua história em uma pequena cozinha familiar.

Assista ao vídeo clicando aqui.

 
#2 ALWAYS

Esse vídeo foi feito para mostrar que “fazer coisas como uma garota” não deve ser colocado em contextos para humilhar ou insultar alguém. E que todas garotas têm capacidade para fazer coisas tão bem quanto ou até melhor do que os garotos.

Assista ao vídeo clicando aqui.

 

Há diversas maneiras de utilizá-lo nas campanhas da sua agência, mas preste atenção nessa dica:

Independente de como se está planejando contar uma história, lembre-se que ela deve se CONECTAR com o público antes de mais nada.

 

_______________________

 

Curtiu esse post? Então, compartilha em suas redes sociais! ;)

 

ARTIGO ANTERIOR Documentários para...
PRÓXIMO ARTIGO #4 aplicativos de...

Agende uma apresentação online ou presencial junto com o nosso comercial e descubra o que o Publi pode fazer pela sua agência.
AGENDAR APRESENTAÇÃO
Publi Matriz: Rua Felipe Camarão, 71 - Porto Alegre - RS - ver mapa
Horário de atendimento: Segunda à Sexta-feira das 8h30 às 12h e das
13h00 às 18h00, horário de Brasília.

© 1996 - 2017 - Copyright Progress Informática.
Todos os direitos reservados.