fbpx

O Brasil conta com vários grandes profissionais da publicidade e propaganda. Muitos deles são referências para quem está começando no ramo, e até mesmo para publicitários experientes. Sendo assim, fonte inesgotável de inovação e criatividade, esses profissionais lideram campanhas marcantes que projetam produtos e serviços para o grande mercado.

Além disso, com o avanço notável da tecnologia, o relacionamento com o cliente já não é mais o mesmo: as abordagens digitais se tornaram tendência absoluta, e a publicidade brasileira é exemplo mundial para o mercado criativo em matéria de modernidade.

Inspire-se agora com grandes nomes da publicidade e suas trajetórias profissionais no universo da criação:

1 – Washington Olivetto

washington olivetto

Líder unânime entre publicitários do Brasil e de outros países, Washington Olivetto foi o primeiro profissional da área a produzir uma campanha brasileira em âmbito internacional. Por tal feito e outros destaques, Olivetto foi nomeado por duas vezes como o profissional do século pela ALAP – Associação Latino Americana de Agências de Publicidade. Além disso, o publicitário já foi aclamado diversas vezes como um dos mais criativos do mundo e como empreendedor de renome.

De conhecimento internacional, sua agência W Brasil trabalha juntamente do grupo McCann, empresa que abrange um número gigante de agências pelo mundo. Olivetto orgulhou o país ao receber o prêmio Clio Awards, no ano de 2001, sendo o primeiro latino-americano indicado e premiado.

Confira algumas das propagandas mais expressivas de Olivetto e entenda porque ele é considerado um dos grandes nomes da publicidade:

  • O Cachorro da Cofap: comerciais onde um cachorro da raça Basset representava a marca de amortecedores;
  • Meu Primeiro Sutiã, para a marca Valisere: uma jovem estrelava um comercial sobre sua experiência ao adquirir o primeiro sutiã;
  • Garoto Bombril, na década de 70: com o ator Carlos Alberto Bonetti Moreno, que é transmitida até hoje em propagandas televisivas.

2 – Laura Chiavone

laura chiavone

Mesmo que a segunda personalidade da lista seja uma mulher, pesquisas atuais demonstram que 90% das profissionais já enfrentaram machismo no campo em que atuam. Ainda em desvantagem no mercado de trabalho, as mulheres encabeçam rankings de destaque na publicidade e gestão de pessoas criativas.

Laura Chiavone é um ótimo feminino por espaço no mercado. Atuando como empreendedora, a profissional é formada em Ciência Social pela USP e conta com empresas como Miami Ad School, FAAP, ESPM e New York University em seu currículo.

Muito aclamada no mercado, Chiavone já palestrou em eventos sobre publicidade, criatividade e no Festival de Cannes, na França. Com essa bagagem, a profissional criou a Limo Inc, sua agência de estratégia, que foi pioneira ao trazer a consultoria de planejamento para o Brasil.

Dentre seus maiores clientes estão:

  • Nike;
  • Ambev;
  • Johnson&Johnson;
  • Itaú;
  • Sadia;
  • Casas Bahia.

3 – Jessica Gomes

grandes nomes da publicidade

As pesquisas apontam um número muito baixo de mulheres no mercado criativo e gestão, e o número é ainda mais preocupante quando se trata de mulheres negras. Estudos destacam que a mulher negra corre muito mais risco de ficar desempregada do que qualquer outra pessoa, dentro ou fora de períodos de crise econômica.

Num cenário intimidante como este, uma mulher negra sobressai profissionalmente: Jessica Gomes, a mineira que foi a primeira brasileira a ser convocada em 2018 para o See It, Be It – um programa feito para projetar e incentivar a participação feminina no mercado. Com este projeto, mulheres do mercado criativo do mundo todo participam para explicar o papel importante da mulher na área.

Algumas outras brasileiras de renome que participaram do festival:

  • Mariana Borga;
  • Natasha Romariz;
  • Deborah Vasques.

O motivo do convite deu-se pela campanha desenvolvida a partir do NAVARANDA, uma plataforma que busca reunir mulheres a fim de promover representatividade e diversidade na indústria criativa. Depois do evento, a redatora se mudou para São Paulo e agora integra o time da Avon. Além disso, Gomes é dona da Sallve – marca inovadora de skincare que busca atender às necessidades da mulher brasileira.

4 – Carol Rocha (Tchulim)

grandes nomes da publicidade

Conhecida como Tchulim, nos primórdios das redes sociais, Carol Rocha é agora diretora de arte no estúdio 126 Brand Digital Design Co. Especialista em Marketing Digital, Tchulim atua em criação de logos, branding e administração de redes sociais com destaque para o Instagram.

Ainda jovem, a designer criou seu estúdio “Criar”, evoluindo mais tarde para uma equipe própria de especialistas, publicitários, designers e redatores. Assim como muitas mulheres da área criativa, Tchulim administra o coletivo audiovisual de mulheres, o “Pujança”. Juntamente das profissionais Karoline Maia e Camila Izidio.


Leia mais: 5 estratégias de Marketing Digital para você utilizar nas redes sociais da sua empresa.

5 – Anselmo Ramos

grandes nomes da publicidade

Publicitário internacionalmente reconhecido, Anselmo Ramos trabalhou primeiramente em Miami, nos Estados Unidos. Ao voltar para o Brasil, Ramos foi reconhecido como uma das personalidades mais importantes para a publicidade brasileira. A partir da agência Ogilyy Brasil, Ramos conquistou 35 Leões em Cannes.

De volta ao mercado brasileiro, o publicitário foi destaque na campanha do sabonete Dove, altamente difundida pela internet. Dessa forma, a campanha Retratos da Real Beleza mostrava mulheres comuns e demonstrava toda a pressão exercida pelos padrões estéticos difundidos pela mídia e sociedade.

Definitivamente, Anselmo Ramos é um profissional inovador, que está sempre a frente das tendências de mercado – seja criando-as ou seguindo-as da forma mais criativa possível. Além da Dove, Ramos encabeçou a campanha de grande destaque Proud Whopper. Criada para o Burger King, a marca foi pioneira ao assumir sua posição a favor da comunidade LQBTQIA+ com o slogan “Somos todos iguais por dentro” – mercado altamente lucrativo e necessário para os tempos atuais.

Além de todo o trabalho criativo, Anselmo Ramos atua como gestor. Ainda em Miami, o profissional uniu forças com Fernando Musa e criou a agência DAVID – de alcance e renome internacional.

Em 2017, Ramos resolveu sair da agência DAVID e uniu-se ao empreendedor Gaston Bigio para fundar a GUT, que se descreve como uma agência para “clientes corajosos e audaciosos” (escritórios em Miami e Buenos Aires, na Argentina).

Enfim, agora que você já conhece alguns dos grandes nomes da publicidade brasileira, verifique quais são os tipos de mídia mais utilizados por esses profissionais. e destaque-se no mercado criativo!

E aí, gostou de post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Comente aqui quais grandes nomes da publicidade que faltaram na nossa lista!

Open chat
1
Olá! 👋 Podemos te ajudar?
Olá! 👋
Podemos te ajudar?