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Com a disseminação global do COVID-19, muitas pessoas precisaram ficar em casa e diversos empregadores incentivaram que o trabalho remoto se tornasse uma nova prática entre diferentes corporações. Ainda assim, passado o primeiro momento de crise mundial, o Home Office se tornou um novo estilo de vida, repleto de desafios únicos e, acima de tudo, demandando de uma dose extra de dedicação por parte dos envolvidos. Por este motivo, acompanhe agora algumas mudanças de hábitos que podem transformar o seu trabalho em casa em um verdadeiro sucesso. Confira o nosso guia completo com as principais dicas que te ajudarão a ter uma rotina mais produtiva durante o seu home office.

Leia mais: 5 dicas para ter sucesso ao gerenciar o seu tempo durante o home office.

1. Mantenha um horário regular

É fundamental que você tenha diretrizes claras sobre o momento de começar a trabalhar e encerrar o seu dia. Esta é uma estratégia que auxilia muitos indivíduos a manterem o máximo de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Sendo assim, estabeleça um cronograma e tente cumpri-lo com afinco, mesmo que pareça tentador burlar o sistema.

A realidade é que um dos principais benefícios do home office é justamente a sua flexibilidade e, às vezes, você pode cair na tentação de acordar um pouco mais tarde do que o habitual ou até mesmo de estender o dia para se encaixar aos horários de outra pessoa da equipe.

No entanto, o ideal é que você possa compensar estas alterações, tal qual faria em um escritório. Começou mais tarde? Fique trabalhando mais um pouco. Ficou mais tempo, após o expediente? Termine mais cedo no dia seguinte. Mantenha essa periodicidade.

Ficou interessado no guia para home office? Leia também: Home office | 8 dicas para produzir mais trabalhando em casa.

2. Chegue em um consenso com as pessoas que utilizam o mesmo espaço que você

Estabeleça algumas condutas básicas com os outros moradores da sua casa ou com os indivíduos que compartilhem o seu espaço no momento em que estiver realizando suas tarefas. Acredite, isso será muito importante.

Se seus filhos voltam da escola e ficam na residência enquanto você ainda está trabalhando, eles precisam de regras bem claras sobre o que podem (ou não) fazer durante esse período. Afinal, você não quer estar em uma reunião e ter que se ausentar durante alguns minutos porque a criança entrou correndo pelo cômodo em que você está, não é verdade?

Além disso, é fundamental que você possa conscientizar a todos de um fator necessário. Não é porque você está em casa, que você está à toa. Portanto, conscientize os membros da sua família para que não enviem entregadores, funcionários ou solicitem que você leve o cachorro para passear, por exemplo.

A sua presença no ambiente doméstico não é um aval para que eles devam presumir que você sempre irá realizar estas tarefas ou estará disponível. Você está em horário de trabalho, a diferença é apenas o ambiente.

3. Respeite as suas pausas

Independente de você estar trabalhando para uma empresa ou por conta própria, é preciso ter em mente que as pausas durante o período de Home Office são essenciais. Por isso, reserve um momento durante o dia para se afastar do computador e também do telefone – sim, largue o celular por alguns instantes!

O ideal é que você possa realizar dois intervalos com uma média de quinze minutos cada, em momentos que sinta que está um pouco mais exausto ou sem concentração. Este respiro irá revigorar a sua mente de funções que podem lhe sobrecarregar e ajudar o seu corpo a relaxar por um período.

Além disso, seja fiel ao seu momento de descanso e respeite cada um deles, especialmente a sua hora de almoço. Evite ficar comendo e continuar checando as mensagens no grupo da empresa. Coloque uma série, leia ou até mesmo saboreie o seu alimento. Tenha um tempo digno com você mesmo.

4. Mantenha um espaço próprio para o seu Home Office

Em um mundo ideal, todos os funcionários remotos teriam um escritório próprio para realizarem suas funções em sua casa. No entanto, nós sabemos que isso é particularmente difícil, ainda mais para os que tiveram que se adaptar a este tipo de trabalho repentinamente.

Por isso, é importante elaborar outras maneiras de criar um cantinho para isso e você pode fazê-lo da maneira que preferir. Seja na sala, no seu quarto ou até mesmo no terraço, é fundamental que você possa ter um espaço para chamar de seu e que este seja o seu único local de trabalho, sem misturar seus cômodos de lazer com os que te trarão uma dose de estresse.

Para tal, separe uma mesa, seu computador e alguns acessórios de papelaria que possam ser necessários, como um bloco de anotações, canetas ou o que precisar. Assim, você pode implementar uma espécie de escritório doméstico e conseguir separar de maneira mais assertiva a sua vida pessoal da profissional.

5. Não seja muito duro consigo mesmo

Os funcionários remotos mais bem sucedidos costumam carregar a reputação de serem demasiadamente disciplinados. Afinal, é preciso muito foco para realizar qualquer tarefa de escritório em um espaço não convencional, não é mesmo?

Ainda assim, não cobre de si mesmo toda esta disciplina e concentração, como se fosse algo crucial para ser um bom colaborador. Tenha em mente que todo mundo perde a atenção em algum momento e que está tudo bem em passar por isso.

Acima de tudo, lembre-se de que você precisa equilibrar a sua produtividade e o seu autocuidado. Portanto, tente se manter o mais focado possível nos momentos de trabalho e respeite as pausas mencionadas acima para relaxar, programar suas próximas férias ou apenas respirar fundo. Você verá a diferença!

6. Crie uma rotina para terminar o dia

Da mesma maneira que você deve começar o seu dia com uma espécie de rotina matinal, é fundamental criar um hábito que possa marcar, de forma assertiva, o encerramento do seu expediente.

Pode ser a leitura de alguma fofoca no seu site preferido, um passeio noturno com o seu cãozinho, uma ida à academia ou até mesmo assistir a sua série favorita.

Independente do lazer que você escolher, torne-o um hábito consistente, a fim de sinalizar o fim do horário de trabalho. E em hipótese alguma considere a ideia de ligar o computador de novo para “fazer uma coisinha” que surgiu ou esqueceu.

Se você estivesse em um escritório de uma empresa, já teria ido embora e provavelmente estaria no transporte ou chegando em casa, certo? Essa “coisinha” teria que esperar até o dia seguinte, não é mesmo? Então, respeite seus limites, finalize seu tempo de trabalho e aguarde para solucionar qualquer pendência amanhã.

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Leia mais: Por onde começar com o planejamento de 2021?

E aí, gostou do guia para home office que preparamos? Tem mais alguma dica para acrescentar? Comente aqui!

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