fbpx

Você sabe o que é e o que significa Inside Sales? É provável que sim, considerando a popularização desse modelo estratégico de vendas nos últimos anos.

É cada vez mais frequente observar as empresas brasileiras adotando esse modelo como uma forma de não apenas variar a sua estratégia tradicional de venda, mas também para otimizar essa operação e reduzir custos.

Para saber mais a respeito dessa solução, continue a leitura. Aqui, abordamos o que é, como funciona, benefícios e como implementá-la em sua empresa.

O que é Inside Sales?

Afinal, o que podemos entender por Inside Sales? O que esse termo significa? A primeira coisa que precisa saber a respeito dessa expressão é que ela significa, em português, “vendas internas”.

A partir dessa noção inicial, se você ainda tinha alguma dúvida a respeito do que é Inside Sales, saber do seu significado, certamente, facilitou esse processo.

Então, Inside Sales é uma modalidade de venda realizada no âmbito interno de uma empresa. Diferentemente do modelo chamado Outside Sales, em que as vendas ocorrem fora do ambiente da organização.

Assim, todas as etapas de vendas são realizadas internamente na empresa, da prospecção do cliente, até o fechamento da venda.


Leia mais: Saiba por que a otimização é importante para o setor comercial da sua agência.

Como funciona o modelo de Inside Sales?

O Inside Sales funciona de uma maneira muito similar ao processo de venda de uma empresa que também tem o Outside Sales como modelo de venda. Provavelmente, as únicas diferenças entre eles sejam a estratégia de venda adotada, um dentro da empresa e o outro, fora, e as tecnologias adotadas.

Mas, e então, nesse modelo de vendas, a equipe responsável por esse processo faz uso de tecnologias de comunicação e informação para realizar a venda de um produto ou serviço, diretamente de dentro da empresa, sem que para isso precise se deslocar.

Algumas das tecnologias utilizadas nesse modelo são:

  • E-mail;
  • Videoconferência;
  • Telefone;
  • Site/loja virtual;
  • Blog;
  • Sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente);
  • Ferramentas de automação de marketing.

Os profissionais de Inside Sales fazem uso dessas tecnologias para se aproximarem do cliente ou potencial consumidor. Assim, oferecerem os produtos e/ou serviços de uma empresa ou mesmo para apresentá-los por meio de videoconferência, e-mail, artigos de blog, e-books etc.

Ainda nesse sentido, é importante destacar que mesmo nesse modelo de vendas, a empresa não fica distante dos seus clientes ou potenciais. Pois, as tecnologias existentes, podem ser utilizadas para construir um relacionamento próximo e duradouro com eles.


Leia mais: Landing page | O que é? + Saiba como ela pode ser usada na sua estratégia de marketing digital.

Benefícios do modelo de Inside Sales para uma empresa

O modelo de Inside Sales fornece diversos benefícios para uma empresa e, principalmente, para seu processo de venda. A seguir, reunimos os principais, para que dessa maneira você veja que se trata de um modelo de venda excelente:

Reduz custos

Por se tratar de um modelo de venda que é executado internamente, ele oferece menor custo para uma empresa. Pois, os funcionários responsáveis por esse processo utilizam as tecnologias existentes em seu âmbito.

O motivo para isso é o fato de que se trata de um modelo que dispensa, por exemplo, a utilização de transporte para conquistar clientes.

Padroniza o processo de venda

O Inside Sales também colabora para a padronização do processo de venda, eliminando, dessa maneira, desvios que podem afetar a produtividade da equipe, bem como o alcance das metas.

Uma empresa que adota esse modelo de vendas cria, geralmente, uma política de atendimento ao cliente ou potencial cliente, a qual deve ser seguida pelos profissionais envolvidos nessa operação.

Aumenta o número de clientes e de vendas

Por fim, podemos dizer ainda que esse modelo contribui para o aumento do número de clientes e de vendas, desde que, é claro, ele seja planejado e implementado em sua empresa com eficiência e da maneira correta.

Como aplicar o modelo de Inside Sales em sua empresa?

Apostamos que você ficou super empolgado com o modelo de Inside Sales após conhecer seus benefícios, desejando adotar em sua empresa.

Com o objetivo de lhe ajudar nessa questão, apresentamos, a seguir, algumas dicas capazes de facilitar esse processo. Observe:

Monte uma estrutura de qualidade de Inside Sales

Para que sua empresa obtenha sucesso com o modelo de Inside Sales, é essencial montar uma estrutura adequada para conseguir os melhores resultados.

A sua estrutura deve contar, por exemplo, com uma internet rápida, computadores modernos com equipamentos como fone de ouvido e microfone e linhas telefônicas. São o básico para que sua equipe de Inside Sales possa desenvolver seu trabalho com eficiência, produtividade e qualidade.

Capacite seus colaboradores

É também essencial capacitar seus colaboradores com relação ao modelo de Inside Sales. Você deve apresentar a eles o conceito de Inside Sales, bem como as vantagens que essa solução pode oferecer a empresa.

Além disso, é essencial que apresente as técnicas de Inside Sales para que sejam aplicadas no processo de venda, no dia a dia da empresa.

Adote tecnologias digitais e redes sociais online

Além de ser importante dar atenção a estrutura física de um setor de Inside Sales, é essencial direcionar seu olhar para as tecnologias digitais de comunicação (CRM, WhatsApp etc.). Elas podem potencializar o processo de venda interno, ampliando seu alcance em relação a novos clientes.

É importante também investir em marketing digital, principalmente em marketing de conteúdo. É uma estratégia que pode garantir que sua empresa forneça aos seus clientes e potenciais consumidores conteúdos de qualidade, capazes de conquistá-los e, assim, de aumentar suas vendas.

E aí, gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Open chat
1
Olá! 👋 Podemos te ajudar?
Olá! 👋
Podemos te ajudar?