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Estabelecer boas estratégias de marketing é algo cada vez mais importante para as marcas em um mundo globalizado e competitivo. Desse modo, conhecer o que funcionou para grandes nomes do mercado pode ser um caminho interessante.

O posicionamento de marca das grandes empresas, consolidadas há anos no mercado, tem muito para ensinar quem ainda está tentando crescer. Desse modo, alguns pontos sobre isso serão comentados ao longo do artigo.

Continue a leitura para saber mais!

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é fundamental para as estratégias de marketing. Isso acontece porque ele representa o lugar que a empresa deseja ocupar na mente das pessoas. Ou seja, a forma como ela quer ser lembrada.

Assim, este conceito abrange a união entre a segmentação e a diferenciação. Portanto, posicionar uma determinada marca no mercado significa estar no topo do segmento e oferecer um serviço diferente, de modo que os consumidores não percebam uma razão para comprar da concorrência.

É importante destacar, entretanto, que este posicionamento não é algo isolado. Logo, ele deve ser feito de forma contínua e reforçado ao longo da trajetória da empresa sempre que isso for pertinente.

5 empresas conhecidas e as suas estratégias de marketing e posicionamento de marca

Como forma de ilustrar o funcionamento do posicionamento de marca e a sua importância dentro das estratégias de marketing, a seguir serão citados os exemplos de cinco empresas que conseguiram definir a imagem que gostariam na mente dos consumidores e hoje são gigantes dos seus respectivos nichos de mercado.

McDonald’s

Atualmente, o McDonald’s está presente em mais de 117 países do mundo. A sua estratégia de posicionamento se baseia em quatro conceitos diferentes, mas complementares:

  • Experimentação;
  • Inovação;
  • Segmentação;
  • Adaptação.

O motivo para isso está ligado às particularidades de cada país, algo que a empresa entende como fundamental para dialogar com os seus consumidores e compreender as suas preferências.

Assim, considerando estes aspectos, o McDonald’s consegue oferecer experiências positivas e se tornar um excelente exemplo de posicionamento de marca, especialmente devido à complexidade dessa estratégia de marketing.

Apple

Ao longo dos anos, a Apple se tornou uma empresa que é sinônimo de exclusividade. Isso tem a ver com a forma como ela se posiciona no mercado, de modo que os seus produtos passaram a ser vistos como itens de luxo.

Diante disso, a empresa conseguiu se tornar dominante no segmento da tecnologia. Essa postura pode ser observada tanto nos seus canais da internet quanto nas Apple Stores, espalhadas ao redor do mundo.

Vale ressaltar que este tipo de posicionamento não vale somente para as suas campanhas de marketing, mas serve também para pensar a respeito dos seus novos produtos. Assim, isso justifica o motivo pelo qual cada novo lançamento da empresa é comentado e consegue atingir o sucesso que ela espera.

Starbucks

A experiência do consumidor é algo que está em alta nas estratégias de marketing da atualidade. E essa é exatamente a forma como a Starbucks se posiciona no mercado: como uma marca que quer oferecer sempre experiências positivas para os seus clientes.

Isso está em todos os detalhes da empresa, como o ato simples e escrever o nome dos clientes no copo ao entregar a bebida. Este hábito se tornou parte da cultura da empresa e até os dias de hoje gera milhares de posts nas redes sociais, se tornando uma forma de divulgação orgânica bastante interessante.

Além disso, é interessante destacar que isso acabou se tornando uma brincadeira entre os fãs da marca e tornou o ato de comprar um café mais agradável. Porém, isso não é tudo o que faz com que o posicionamento de marca da Starbucks a destaque entre as demais empresas.

É possível destacar também o uso da tecnologia, visto que os pedidos podem ser feitos através de um aplicativo. Desse modo, o cliente é capaz de otimizar o seu tempo e evitar filas. Logo, a sua experiência é melhorada e isso reforça a ideia de oferecer experiências positivas.

Outro ponto que contribuiu muito para o destaque da Starbucks no segmento foi o seu comprometimento com causas sociais. Ainda em 2013, a empresa chegou a declarar de forma aberta o seu apoio ao casamento gay, algo que desagradou alguns acionistas dos EUA.

Como resposta a isso, o presidente chegou a destacar que não defendia os direitos iguais para lucrar, mas por uma questão de princípios, o que contribuiu para uma visão positiva da Starbucks.

Coca-Cola

A Coca-Cola pode ser considerada um dos principais exemplos de sucesso em estratégias de posicionamento de marca. A empresa é a número um do seu segmento e está no mercado há mais de 120 anos, o que reforça essa questão de forma expressiva.

Isso acontece devido às suas campanhas de marketing, que sempre foram ancoradas em valores com os quais todas as pessoas podem se identificar. Assim, questões como amizade, alegria, compartilhamento, união e diversão sempre estiveram no centro das estratégias da empresa.

É possível afirmar que a Coca-Cola se posiciona no mercado visando promover o engajamento dos consumidores. A empresa faz isso através do incentivo para que eles compartilhem momentos alegres e boas experiências com as pessoas que gostam, o que desperta conexão.

Amazon

Atualmente, a Amazon é uma das principais empresas de e-commerce do mundo. O seu posicionamento de marca está diretamente ligado ao oferecimento de uma experiência de compra de qualidade. Para tal, ela procura oferecer aos consumidores uma série de vantagens.

Entre estas vantagens é possível destacar a assinatura do Amazon Prime, que possui um preço acessível e oferece benefícios como o frete grátis e o acesso ao streaming da empresa, o Prime Video.

Ainda no sentido de garantir uma boa experiência de compra, a Amazon é voltada para a agilidade nas entregas, de modo que se tornou uma referência em logística. Outro aspecto que contribuiu bastante para que a empresa seja bem vista pelos clientes é a liberdade que estes possuem para falar sobre os seus produtos na seção de comentários do site, o que mostra a importância que a empresa dá para o feedback.

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