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Desenvolvimento tecnológico e expansão da informática, em meados da década de 1990, trouxeram mudanças significativas para os diversos setores da sociedade. Uma dessas mudanças diz respeito ao comportamento do consumidor digital.

Acesso ampliado a tecnologias, informações, lojas online e redes sociais digitais, possibilitou que o consumidor se tornasse não só crítico e exigente. Mas, capaz de realizar uma pesquisa profunda antes de comprar produtos e serviços e de se relacionar com as marcas.

Nesse sentido, entender o novo padrão é, portanto, fundamental para a marca que deseja alinhar seu comportamento no ambiente digital.

Desse modo, continue a leitura e conheça melhor o comportamento do consumidor digital:

Sobre o comportamento do consumidor

Comportamento do consumidor pode ser compreendido como, simplificadamente, a sua percepção com relação a uma marca, bem como seus produtos e/ou serviços.

Em outras palavras, o comportamento do consumidor é o resultado de um estudo que busca entender os motivos que fazem com que o consumidor compre um produto ou serviço ou se relaciona com uma empresa.

A partir de um estudo como esse, a empresa pode desenvolver ações que atendam não apenas suas expectativas, mas também a de seus consumidores. Com isso, pode adotar estratégias de Marketing eficientes, que resultem no aumento do número de clientes e de vendas.

Principais características do consumidor tradicional

Para se falar a respeito do consumidor digital, é essencial entender um pouco sobre o consumidor tradicional, aqueles que nasceram por volta de 1970.

Consumidor tradicional é conhecido como aquele consumidor que teve pouco acesso ou nenhum acesso à internet. Ao menos naquela época, e que conta com algumas características peculiares que o distingue do consumidor digital.

Uma das principais características do consumidor tradicional é que, muitas vezes, era submetido a uma condição passiva. Em outras palavras, não contava com ferramentas de comunicação e interação para projetar sua voz e sua insatisfação com relação a produtos, serviços e marcas.

Além disso, geralmente, a pesquisa que ele fazia para comprar produtos e/ou serviços era diretamente no estabelecimento comercial. Ele também era muito influenciado pelo chamado marketing boca a boca, que ocorre quando se relata a eficiência de um produto que comprou.

Com o desenvolvimento tecnológico e a expansão da internet, muita coisa no comportamento do consumidor mudou.

Principais características do consumidor digital

O comportamento do consumidor passou por uma mudança significativa desde que ocorreu a explosão da web ou da internet, como muitos costumam chamar. Algo que ocorreu, principalmente, a partir da década de 1990.

Tanto isso é verdade que, atualmente, para se fazer alusão a esse novo “consumidor”, coloca-se após essa palavra a expressão “digital”.

Nesse contexto, podemos destacar que algumas das principais características do consumidor digital, são:

– Prefere comprar serviços e produtos online, de acordo com a pesquisa conduzida pela CNDL, cerca de 86% dos consumidores preferem realizar compras online;

– Valoriza a sua experiência de compra. Ele costuma preferir, por exemplo, as lojas online que contam com uma infraestrutura informacional boa, bem como com um carregamento de página rápido;

– É exigente, tanto com relação ao atendimento que recebe, quanto com relação ao produto e/ou o serviço que compra;

– Antes de realizar a compra de um produto ou de um serviço, ele realiza uma ampla pesquisa. Utilizando para isso o site da marca, os sites de reclamação, redes sociais e outras ferramentas que garantam que ele está fazendo um negócio seguro;

– Está atento às inovações, de maneira que uma empresa que oferece produto antigo ou que não seja mais atrativo, pode ficar para trás no mercado;

– Está atento aos processos produtivos das organizações e, geralmente, tende a adotar as causas de interesse público. Como as que dizem respeito ao meio ambiente, à diversidade cultural e o respeito às diferenças etc.;

– Também valoriza a transparência empresarial, de maneira que a empresa que tem isso como ferramenta, tende a se destacar mais no mercado.

Influência das mídias sociais

Outro ponto a se destacar com relação ao consumidor digital é que ele não apenas produz conteúdos sobre a empresa. Mas, também utiliza a sua rede de contatos para projetar as suas informações, que podem ser positivas ou negativas, conforme a experiência ele tiver com a marca, seus produtos e seus serviços.

Além disso, ele tende a utilizar sua posição no ambiente digital para influenciar outras pessoas com base em sua experiência de compra quanto a uma determinada marca.

Importância de entender o comportamento do consumidor digital

Entender esse comportamento é importante para a marca que deseja alinhar as suas atitudes no ambiente digital e estabelecer uma boa relação com ele.

Ao tomar ciência do comportamento do consumidor digital, você se torna capaz de desenhar estratégias de marketing cada vez mais assertivas.

Por exemplo, sabendo que o consumidor digital é crítico, dê maior atenção a ele, respondendo com agilidade e eficiência, as suas dúvidas, elogios e reclamações. Além disso, pode colocar à sua disposição canais de comunicação e de contato, a fim de obter um relacionamento de sucesso.

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