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Você sabia que, de acordo com a Psicologia, toda decisão humana é influenciada pela emoção? Tomando como base este princípio, dá para perceber que é por isso que as histórias são vendidas, não é mesmo?

Isso porque elas comunicam mensagens de maneiras altamente específicas e emocionalmente impactantes, sendo memoráveis e dando algo para que os indivíduos possam se identificar e, claro, se apegar.

Mas, afinal, por que isso seria relevante? E, mais, por que contar histórias é uma parte essencial de qualquer boa campanha de publicitária? Entenda agora e coloque o método do storytelling em prática. Você vai se surpreender!

O que é Storytelling?

Originário do inglês, este conceito está relacionado aos contadores de histórias e foi adaptado para a publicidade como à capacidade de transmitir um conteúdo através de uma narrativa envolvente e que conecte o público, seja através de um vídeo, uma imagem, um áudio ou até mesmo um jogo.

Levando isso em consideração, pode-se dizer que o Storytelling se trata de um processo em que é preciso estabelecer uma conexão com o cliente antes de lhe vender um produto ou serviço. Essa conexão, é claro, se dá por capturá-lo emocionalmente, fazendo com que a ideia seja tão envolvente a ponto de conquistá-lo.

Não é à toa, aliás, que essa estratégia está ganhando força no mundo publicitário e por boas razões. Cientificamente, as histórias são excelentes para atrair a atenção das pessoas, uma vez que estimulam a atividade cerebral e fazem com que os neurônios comecem a disparar com a informação recebida.

Cientes disso, tomadores de decisões, empresários e publicitários do ramo da propaganda têm começado a colocá-las em prática, fazendo com que o ato de narrar seja muito mais do que contar um conto, mas sim, um gerador de lucros.


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Qualidade do storytelling

Outro aspecto fundamental ao trabalhar o Storytelling é ter a consciência de que a qualidade é essencial. Para isso, tenha a ciência de que o consumidor lida com diversas histórias ao longo do dia e que apenas as melhores irão marcá-lo, emocioná-lo e ficarem fixas em sua memória.

Não é qualquer história que tem a capacidade de marcar a memória de quem está do outro lado, é preciso muito mais. Afinal de contas, quantos % do conteúdo que você consome diariamente realmente te causa algum impacto? Seja ele emocional, cômico, afetivo…  Muito pouco, né? Por isso, não se engane, somente as melhores histórias podem despertar uma experiência prazerosa para quem as recebe.

Aqui, impacto é a palavra chave e isso pode ser feito ao torná-lo emotivo, fazê-lo rir, lembrá-lo de algo nostálgico ou simplesmente deixá-lo pensando a respeito da temática. A ideia é despertar uma experiência prazerosa em quem receber essa informação e isso precisa ser alcançado.

O fato é que quanto mais as pessoas se conectam a uma história, mais se lembram dela. Portanto, criar conexões te ajudará a criar vínculos duradouros e, claro, a gerar lealdade entre seus clientes e sua empresa.


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Por onde começar?

Saber que tipo de história contar é uma característica importante do uso da narrativa como ferramenta publicitária. Afinal, isso pode ser feito de diversas formas e o truque está em saber qual é a mais adequada para atender às necessidades da sua estratégia.

Por isso, é importante ter em mente quem você quer atingir com essa história e definir o público-alvo desta ação, a fim de compreender o que pode funcionar para estes indivíduos.

Além disso, é importante introduzir o conteúdo com clareza, fazendo com que o consumidor compreenda a importância do seu bem ou serviço no meio da narrativa e capture a mensagem, mesmo que inconscientemente.

Ademais, não deixe de prestar atenção à linguagem. Lembre-se: se o seu cliente for mais velho ou tiver uma vivência mais rebuscada, vale à pena investir em um vocabulário mais requintado. Contudo, se o seu público for jovem e descolado, essa é a melhor pegada para transitar neste mundo.

No mais, não esqueça de dar asas à sua criatividade e se empenhar para que o conteúdo seja recebido de forma leve por quem o consumir, sem parecer algo imposto ou “forçar a barra”.


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Inspiração

Para te auxiliar na produção, selecionamos alguns exemplos para te inspirar e ajudar a entrar no clima do storytelling. 

National Geographic:

A National Geographic faz um ótimo trabalho incorporando a Storytelling em sua estratégia de mídia social. A empresa é conhecida por postar imagens inspiradoras que fazem com que os usuários parem de rolar o feed e queiram saber mais sobre o assunto.

Assim, depois de usar fotos coloridas e emocionantes para capturar a atenção dos seguidores, o canal os atrai publicando histórias correspondentes à temática, fazendo uma combinação de recursos visuais poderosos com narrativas cativantes que contribuem para o fator “uau” da Nat Geo e mantém as pessoas fidelizadas.

Disney

É claro que a Disney não é estranha a este tipo de narrativa e um anúncio realizado pela Disneyland Paris só tende a mostrar ainda mais as habilidades da marca. Sabe de qual estamos falando?

Em um dos comerciais, a empresa decidiu contar a história emocionante de um pequeno patinho que encontra uma revista do Pato Donald e fica obcecado por seu novo herói. Mas o mau tempo está se aproximando e o patinho e sua família precisam fugir, abandonando sua amada história em quadrinhos.

A família passa uma noite fria e úmida antes do sol reaparecer e eles chegam inesperadamente à Disneyland Paris, onde o patinho é recebido por ninguém menos que o Pato Donald. Precisa falar mais alguma coisa? É de levar às lágrimas!

Manchester United

O Manchester United queria ser o primeiro clube de futebol a criar uma campanha culturalmente relevante para a China e conseguiu.

O clube Juntou-se à Qumin para produzir uma experiência de Storytelling em dispositivos móveis que trouxe à vida o espírito do Diabo Vermelho. Assim, a história “Acorde o diabo dentro de você” é uma série de filmes que mesclam futebol, mangá e jogos para inspirar os fãs de futebol chinês.

A animação está no popular estilo do país e apresenta estrelas do Man U usando suas habilidades no futebol para combater forças extraterrestres e salvar o mundo. É quase um Power Rangers versão gramado!

Bauducco

A Bauducco sempre faz questão de transparecer tradição e confiança para o público alvo, deixando claro que começou sua história em uma pequena cozinha familiar.

Assista ao vídeo clicando aqui

Always

Esse vídeo foi feito para mostrar que “fazer coisas como uma garota” não deve ser colocado em contextos para humilhar ou insultar alguém. E que todas garotas têm capacidade para fazer coisas tão bem quanto ou até melhor do que os garotos.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Há diversas maneiras de utilizá-lo nas campanhas da sua agência, mas, preste atenção nessa dica:

Independente de como se está planejando contar uma história, lembre-se que ela deve se CONECTAR com o público antes de mais nada.

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