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A persona se apresenta como um elemento fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. É a partir ou em torno dela que as ações de marketing digital são desenhadas para atingir objetivos específicos, como, por exemplo, aumentar o número de clientes e o de vendas.

Para quem ainda tem dúvida, persona é a representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. A persona é, em outras palavras, um “público” que a empresa busca atingir a partir de ações de marketing, seja off-line ou online.

Uma empresa que cria ações de marketing digital sem definir corretamente sua persona pode, sem dúvida alguma, coloca em risco o sucesso dessas operações.

Ciente disso, montamos este conteúdo para apresentar alguns exemplos de persona e como criar uma a partir de alguns passos. Confira:

Crie sua persona em alguns passos

Criar uma persona não é uma tarefa fácil, como muitos costumam pensar. Requer pesquisa, coleta de informações, bem como a sistematização destas, com o fito de desenhar uma persona que realmente tenha relação com seu negócio.

Por isso, é importante ficar atento aos passos que damos a seguir para que formule corretamente sua persona:

Primeiro passo: realize entrevistas com seus clientes

O ponto de partida para criar corretamente uma persona é realizando nada mais que uma entrevista. É um método muito utilizado no campo científico, justamente para evitar “achismos”.

A entrevista é uma técnica de campo que possibilita que o pesquisador tenha contato com realidades e sonhos de pessoas. Ela refuta os achismos e serve como ponto de partida para uma empresa criar estratégias de contato com essas pessoas, que podem ser a sua persona.

No entanto, para aplicar a entrevista, é necessário observar algumas questões, como:

Selecionar as pessoas

Saber selecionar corretamente as pessoas é fundamental para o sucesso dessa operação, pois o que você está buscando é, acima de tudo, sinceridade por parte dos seus clientes, no sentido de extrair deles informações importantes que podem guiar sua empresa no processo de elaboração de sua persona.

O ideal é selecionar pessoas que sejam ativas, ou melhor, que interaja com sua empresa, sejam pelas redes sociais ou outros meios de comunicação. Assim, você garante que a entrevista está sendo respondida por pessoas que podem contribuir para o crescimento de sua organização.

Montar o roteiro de perguntas

Outro ponto importante com relação à entrevista é a elaboração de um roteiro de perguntas que tenha relação com seus negócios, bem como as pessoas que você irá entrevistar.

Nesse aspecto, é importante considerar algumas coisas:

– Pense em perguntas que podem fazer com que você conheça melhor os seus clientes, como dados relacionados a faixa etária, nível de instrução, desafios e obstáculos, assuntos que eles têm interesse, sonhos, aspirações etc.

– Evite perguntas fechadas. O ideal é garantir que o cliente fale abertamente o que pensa, de maneira a garantir um diálogo fluído, produtivo e cheio de insights.

Pensar numa abordagem amistosa

Não menos importante que fazer as perguntas certas para seus clientes é pensar numa abordagem menos invasiva e mais amistosa em relação à aplicação da entrevista.

Com outras palavras, é fundamental pensar numa abordagem amigável, que faça com que o cliente sinta vontade de responder as perguntas e, a partir disso, iniciar uma conversa fluída e tranquila.

Como dica, apresente-se para as pessoas que selecionou para compor sua pesquisa e fale um pouco sobre o motivo que levou você a entrar em contato com elas. Nesse processo, a comunicação deve ser super amigável, para que assim em nenhum momento o cliente se sinta compelido a fazer parte de algo de maneira forçosa.

Se possível, para incentivar o cliente, forneça brindes ao final da entrevista. Hoje, muitas pessoas ainda são motivadas por presentes, brindes, compensações etc.

Segundo passo: elaborando a persona

O próximo passo é detalhar o perfil dos clientes a partir dos dados que você conseguiu com a aplicação da entrevista.

Nesse processo, você pode levar em consideração as seguintes características:

  • Cargo que ocupa;
  • Idade ou faixa etária;
  • Hábitos ou costumes;
  • Frustrações;
  • Estilo de vida;
  • Hobbies;
  • Sonhos;
  • Mídias que preferem para ler notícias, entre outros gêneros;
  • Critérios que levam em consideração na hora de comprar um produto ou serviço;
  • Onde eles buscam informação diariamente para facilitar a tomada de decisão.

Vale dizer que as características que destacamos acima são exemplificativas, o que significa dizer que você pode levar em consideração outras que julgar necessárias para montar uma persona correta para sua empresa, que a ajuda a alcançar seus objetivos com maior velocidade.

São essas características que contribuem para que monte sua persona de maneira correta e condizente com o perfil dos seus clientes.

Ainda nesse sentido, cabe destacar que é comum que uma empresa acredita ter apenas uma persona, que é aquela definida pela noção de público-alvo, mas quando realiza uma entrevista com o objetivo de conhecer seus clientes, passa a perceber que tem mais de uma persona e que pode construir diversas estratégias de marketing digital para se comunicar com cada uma delas. É o mais coerente considerando a realidade da organização.

Afinal, uma estratégia de marketing digital pode atingir a persona João, mas não a persona Maria. Quando se sabe exatamente com quem está se comunicando, a empresa pode desenvolver estratégias cada vez mais assertivas e de sucesso.

Exemplos de persona

Como dissemos, um negócio pode ter mais de uma persona. Por isso, aplicar a entrevista é tão importante.

Nesse sentido, formulamos dois exemplos de personas para que você tenha noção na prática como elas são desenhadas:

Persona 1:

Joana tem 25 anos, é formada em ciências jurídicas e autônoma. Pensa em se qualificar profissionalmente, fazendo especializações, mestrado ou doutorado. Solteira, o seu sonho é viajar para fora do país para realizar esses cursos. Para isso, está buscando por agências de intercâmbios que a ajude a realizar esse desejo.

Persona 2:

Caso, Pedro tem 50 anos e é empresário com larga experiência de mercado. Atua no ramo de marketing há mais de 25 anos. Está à procura de novas tendências de marketing para implementar em seu negócio. Para isso, está sempre assinando revistas de marketing, que apresentem informações novas sobre sua área de atuação.

São duas personas que apresentam, como se vê, características peculiares que podem ser exploradas em ações de marketing digital.

Agora que sabe criar uma persona, não deixe de fazer a da sua empresa. Assim, você pode criar estratégias de marketing digital cada vez mais eficazes.

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