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Gerenciar uma agência não é tarefa fácil. É preciso lidar com clientes, cuidar do financeiro, fornecedores e as infinitas demandas. Definitivamente, não é um dos cenários mais tranquilos que existem. Mas, felizmente, é possível diminuir consideravelmente o caos do dia a dia de sua agência. Basta criar um bom planejamento anual. Está precisando de ajuda com o planejamento da sua agência para 2023?

Então não deixe de conferir esse conteúdo até o final, pois nós temos dicas valiosas para você!

Definição de Metas

Não é à toa que a frase “quando não se sabe para onde está indo, qualquer caminho serve” é tão famosa. Essa é uma das verdades indiscutíveis que existem.

Por isso, para começar seu planejamento é imprescindível que você tenha em mente quais são os objetivos da sua empresa no ano de 2023.

Vocês querem conseguir mais clientes? Querem aumentar o faturamento? Ganhar mais autoridade no mercado? Não importa qual é o objetivo, o importante é ter isso claro e definido.

No entanto, é preciso atenção a uma questão, a quantidade de objetivos. Se forem muitos e totalmente diferentes um do outro, isso pode mais atrapalhar do que facilitar seu planejamento.

O ideal é definir poucos objetivos, leve em consideração o tamanho da sua empresa e da sua equipe, para escolher uma quantidade realista e alcançável.

Orçamento Anual

Antes de definir qualquer ação, é muito importante estar ciente do quanto a empresa tem disponível para investir.

Afinal, para colocá-las em prática será preciso arcar com seus custos. Por isso, o orçamento é tão importante.

Se você possui uma área ou alguém contratado para tratar do assunto, fale com essa pessoa e entenda melhor sobre a situação financeira do negócio e até onde é possível ir.

Caso sua empresa ainda não tenha esse apoio, busque a ajuda de um profissional, para garantir que fará essa previsão corretamente.

O financeiro é uma das áreas mais importantes para o sucesso de qualquer empresa, por isso, esteja sempre atento a este assunto.

Definição das ações

Agora que você já sabe onde quer chegar e quanto tem para investir nisso, é hora de criar seu plano de ação.

Defina quais ações devem ser colocadas em prática para alcançar cada um dos objetivos definidos. Detalhe bem cada uma delas para que você não tenha dúvidas no momento de colocar em prática.

Os prazos também são muito importantes, afinal, você precisa concluir tudo até o fim de 2023. Por isso, pense com antecedência sobre o prazo de cada uma das ações.

É importante definir também os responsáveis por cada uma dessas atividades e levantar o custo de cada uma delas. Isso, será crucial para que você fique dentro do orçamento!

Desenvolvimento e acompanhamento para 2023

Quando tudo isso estiver pronto, é hora de colocar a mão na massa e envolver toda a equipe nas ações. É hora de ver seu planejamento sair do papel! E aqui é preciso ter atenção para não cometer alguns erros muito comuns.

#1 – Esquecer o planejamento

Com a correria do dia a dia, o gestor e a equipe podem simplesmente se esquecer do planejamento e de todas as ações traçadas.

Esse é um erro grave que irá impactar diretamente nos resultados da sua agência no fim do ano de 2023. O ideal é ter o planejamento como uma prioridade e sempre voltar a ele, para ver quais ações ainda precisam ser colocadas em prática.

#2 – Não mudar o planejamento de 2023

Nem sempre as ações pensadas tem o resultado esperado e isso é completamente normal. No entanto, muitas pessoas simplesmente seguem realizando as ações, mesmo sem obter bons resultados.

De fato, o planejamento deve ser seguido, mas ele não é estático! Pode e deve ser alterado quando necessário. Afinal, nem tudo sai exatamente como planejado.

Por isso, é tão importante acompanhar cada uma das ações e realizar os ajustes sempre que necessário.

O que considerar no momento de elaborar o planejamento de 2023?

Além dos objetivos da agência, existem alguns pontos que não podem ser ignorados no momento de realizar seu planejamento.

O mercado, por exemplo; é muito importante compreender o cenário em que a empresa está inserida, para determinar quais ações irão corresponder melhor a necessidade do seu público.

Afinal, as agências lidam com demandas. Se você conseguir se antecipar as necessidades do mercado, conseguirá sair a frente da concorrência!

Outro ponto que não pode ser ignorado são seus clientes. Pense em todos os feedbacks que recebeu ao longo deste ano e os utilize de insumo para seu planejamento, para melhorar ainda mais sua relação com os clientes.

Além de entender o cenário externo, é muito importante analisar o cenário interno do seu negócio. Talvez você tenha pensado em um objetivo que não está no melhor momento para ser colocado em prática.

É importante ter clareza sobre isso, para não criar um planejamento que não poderá ser colocado em prática e trará apenas decepções.

Planeje seus investimentos

É normal que as agências invistam em diversas coisas diferentes, para melhorar seu posicionamento e até mesmo suas entregas.

E um dos investimentos que toda agência deveria considerar é um sistema de gestão. Como nós já mencionamos no início do artigo, são muitas demandas diferentes as se deve estar atento a todo momento.

Controlar tudo isso é um desafio para a maioria dos donos de agência, que tem dificuldade para visualizar tudo o que foi feito, o que está em andamento e o que ainda precisa ser entregue.

Por isso, é tão importante contar com o apoio de um sistema de gestão. E você sabia que existe uma solução pensada especificamente para a gestão de agências? O Publi tem uma solução completa que vai te auxiliar no atendimento, controle de datas e prazos, agendamento, timesheet, agendamentos e muito mais! Quer conhecer mais sobre? Clique aqui e confira mais detalhes sobre essa novidade!

Esperamos que o conteúdo compartilhado te ajude a elaborar um bom planejamento para sua agência em 2023 e que seus resultados superem os de 2022.

Quer continuar a ler mais sobre como melhorar o desempenho da sua agência? Então confira também: 5 dicas para alcançar uma gestão de alta performance

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