fbpx

Muito mais do que apenas mostrar um produto, uma boa propaganda é aquela que cativa o público e em muitos casos se torna imortal com o passar dos anos. A lista poderia ser imensa, mas selecionamos as top 18 propagandas mais criativas de todos os tempos para ilustrar a genialidade dos publicitários.

São propagandas que marcaram gerações, que são lembradas mesmo após décadas de seu lançamento, que emocionam e que foram grandes sucessos no Brasil e também em todo o mundo. Confira e comprove o poder de uma propaganda criativa.

1. Parmalat – Somos todos mamíferos

Impossível não se lembrar da “propaganda dos bichinhos da Parmalat”, lançada em 1996. O comercial mostra crianças vestidas de bichinhos fofos, reforçando a ideia de que todos somos mamíferos. Nos anos 90, o sucesso foi tanto que muitas crianças da época foram fotografadas com figurinos inspirados no comercial. Em 2007 a propaganda clássica ganhou uma versão com as crianças já adultas.

2. Volvo – Van Damme

Para mostrar o quão estável é a direção dos caminhões Volvo, em 2013 a marca produziu um comercial em que Van Damme se equilibra (e ainda abre um espacate) entre dois caminhões. Sem dúvidas um dos comerciais mais memoráveis de todos os tempos.

Uma propaganda criativa é capaz de trazer um grande sucesso de vendas ou convidar o público para uma ação específica. Quando a propaganda é boa, o fato é que o produto se tornará impossível de ser ignorado pelo mercado.

3. Pepsi Twist

Lançada nos anos 2000, a Pepsi Twist foi um sucesso de vendas naquele período, além dos seus inconfundíveis “limões” presentes nos comerciais. Os carismáticos e “ácidos” personagens combinam bem com o produto.

4. Sprite – Obedeça a sua sede

Lançada em 1996, essa propaganda traz uma boa dose de humor e brinca com a forma como a publicidade é capaz de vender tudo. Na primeira imagem vemos um copo com gelo receber um líquido que parece ser bastante saboroso. No próximo frame vemos que se trata de óleo de bacalhau. Na sequência, os dizeres “imagem não é nada” e “obedeça sua sede” aparecem.

5. Guaraná Antártica – Pipoca & Guaraná

Com um jingle que ficou na cabeça, o comercial de 1991 brinca com a junção entre o salgadinho mais consumido no mundo e o guaraná. Até hoje a pipoca é capaz de lembrar o guaraná para quem vivenciou este comercial.

6. Mon Bijou e o concorrente

Nos anos 80, a Bombril apostou em um comercial irreverente para sua linha de amaciantes Mon Bijou. Ao utilizar o concorrente Comfort, o comercial comparava os dois com bom humor. Contudo, o comercial teve que ser refeito com uma versão censurada, o que o tornou ainda melhor.

7. Shampoo Johnson’s

Mães e pais sabem o desafio que é a hora do banho dos pequenos. Nos anos 90 a Johnson’s apostou nesse enredo e lançou o jingle viciante “lavar a cabeleira”. Em 2011 o comercial ganhou uma nova versão, celebrando os 20 anos do sucesso.

8. A tartaruga da Brahma

Em uma época conhecida pelas propagandas de cerveja machistas, a Brahma provou que um bom comercial de cerveja não precisa objetificar mulheres. Usando o bom humor, o enredo mostra a velocidade de uma tartaruga para pegar uma lata de Brahma. O sucesso foi tanto que o comercial ganhou mais duas versões ainda nos anos 2000.

9. Koleston Naturals

Em 2008 a Koleston lançou uma linha de colorações com uma pegada mais natural. A ação de marketing foi sensacional ao utilizar um outdoor vazado, em que a cada mudança do céu, mudava o cabelo de cor da manequim. Como se fosse possível tingir os cabelos com as cores da natureza.

10. Dove – Retratos da real beleza

A ação da Dove é uma crítica à indústria da beleza e retrata de forma emocionante a maneira como as mulheres veem a si mesmas. Dois desenhos são feitos: o primeiro, com base na descrição da própria mulher. O segundo, com base na descrição de como outra pessoa a vê. O resultado é emocionante.

O que achou da nossa seleção? Comenta aqui pra gente!

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?