fbpx

Se você perguntar a uma considerável fatia de crianças e jovens sobre o que querem ser no futuro, uma das respostas será: ‘quero ser youtuber’. Entender os motivos da sua empresa investir na criação de vídeos no YouTube é basicamente atender um público que só cresce e se renova a cada dia. Mas, não é só isso!

Você sabia, por exemplo, que o YouTube é a segunda rede social mais utilizada do mundo, com dois bilhões de usuários, atrás apenas do Facebook? No Brasil, são 105 milhões de pessoas com contas na maior plataforma de vídeos do globo terrestre.

Ou seja: mais que tudo, público seu negócio tem para alcançar com a produção de conteúdo nesta rede. Contudo, há uma série de outras situações que nos ajudam a entender porque apostar no YouTube – criando um diferencial competitivo em relação a sua concorrência que negligencia esse tema.

Bem, eu estou ansioso para o que veremos abaixo, e você? Pois, pegue uma pipoquinha e me acompanhe neste artigo que elenca os 5 motivos da sua empresa investir na criação de vídeos no YouTube.

Bora lá?

1. Possuem o melhor retorno sobre investimento

O ROI, sigla em inglês para ‘Return over Investment’, ou retorno sobre investimento em bom português, é uma métrica utilizada para mensurar quais ações são as mais propensas a gerarem boas receitas conforme aquilo que foi investido.

E, sem dúvidas alguma, os vídeos no YouTube são a melhor forma para investir e divulgar conteúdo para o seu público: pesquisa feita pelo Hubpost aponta que 87% dos profissionais da área de marketing e que trabalham com esse conteúdo tiveram um ROI positivo.

Quase 80% acreditam que vídeos impactam positivamente nas vendas; 94% relataram que conteúdos trazem mais compreensão por parte de quem assiste, aumentando a percepção sobre o produto e/ou serviço que vendem; e 86% das empresas pesquisadas já utilizavam vídeos para suas estratégias.

Perceba: todos os dados convergem para mostrar que apostar no YouTube é quase que um tiro certo. Obviamente, necessita-se de um plano de ação, entendimento sobre a plataforma, para, sobretudo, investir certo – afinal, os resultados não caem do céu.

Leia mais: 10 dicas de documentários para publicitários

2. Nada é mais visto na internet que vídeos

Por que o TikTok tornou-se a febre que conhecemos? Simples: porque os vídeos são o formato mais consumido em toda a internet. Para você ter uma ideia, a cada minuto há mais de 500 horas de conteúdo que chegam até o YouTube.

Isso sem contar que, segundo a própria plataforma, o tempo médio de uma pessoa assistindo vídeos por lá é de 11 minutos e 24 segundos diários – em 2018, os usuários passavam 8 minutos e 41 segundos por dia em média. Ou seja: mais e mais pessoas assistem o YouTube a cada ano.

Afinal, se temos uma infinidade de opções, das mais variadas formas, obviamente iremos consumir mais conteúdo. E, negligenciar o tempo que o seu potencial público-alvo passa por lá, é quase que um crime hediondo para seu marketing!

3. Sua concorrência já está lá

Vivemos em um mercado competitivo e que se renova a cada dia. Empresas que simplesmente ignoram o que há de tendência no ambiente digital, posicionam-se atrás dos concorrentes e demoram muito tempo para alcançar um bom patamar se atrasam sua renovação digital.

No YouTube é assim: quem chega antes tem o algoritmo do seu lado. Afinal, determinados conteúdos sobre ‘como fazer uma pizza’, por exemplo, são mais propensos a serem recomendados se feitos no dia ou se possuem maior visualização quando são mais antigos.

O algoritmo (ah, esse malandrinho!), é responsável por 70% das recomendações. Então, possuir práticas consolidadas de SEO (Search Engine Optimization), a otimização dos motores de busca, te ajuda a vencer a batalha contra a concorrência, mesmo se entrar depois na plataforma.

Leia mais: 11 estratégias de Marketing Digital para você utilizar nas redes sociais da sua empresa

4. Você tem liberdade criativa

Primeiro, é importante destacar que para ter um bom canal no YouTube é preciso atender alguns requisitos básicos:

– Roteiro do seu vídeo;

– Um título chamativo e fiel a sua proposta;

– Um cenário de fundo bem organizado;

– Preocupação com a iluminação, enquadramento e da saída do seu áudio.

Basicamente, isso faz qualquer canal do YouTube já mostrar que está criando conteúdo de qualidade. Mas, aí fica a dúvida: sobre o que eu posso falar? Quais são os melhores formatos – apresentação, entrevistas, imagens de apoio, GCs, etc.?

A resposta é: depende da sua liberdade criativa. O bom dessa rede social é que todos os públicos sentem-se representados pela forma como você se comunica ou passa seu conteúdo. Basta inovar e trazer algo novo, mas que já faça parte da rotina organizacional da sua empresa.

Agora, te pergunto: qual outra plataforma oferece essa facilidade?

5. Aproxima a empresa do seu público

Para complementar, tanto a empresa, quanto o público, conhecem um ao outro no YouTube. Isso porque estamos falando de uma rede social que permite uma ampla interação entre os dois lados da moeda, permitindo mensurar, por exemplo, os dados demográficos dos seus espectadores.

Isso também faz os inscritos do canal conseguirem ajudar na criação de conteúdo; comentem o que pode ser melhorado não apenas nos vídeos, mas no produto e/ou serviço; além de serem indispensáveis para o algoritmo recomendar para outros usuários da plataforma.

Bônus: benefícios pontuais

Claro que iremos trazer mais do que os 5 motivos da sua empresa investir na criação de vídeos no YouTube – porque você merece!

Dessa forma, ao adotar essa plataforma, teremos algumas vantagens agregadas ao negócio:

  • Subir vídeos é gratuito, ou seja, pode-se até mesmo ter retorno apenas gravando com a câmera do celular;
  • É fundamental para uma estratégia que integre outras redes sociais, posicionando sua empresa como referência digital;
  • Dependendo do conteúdo, pode-se investir em um formato que possa ser encarado como podcast, ou seja, aquele em que a pessoa não precisa olhar para a tela, mas apenas escutar o que você tem a oferecer, ampliando seu público;
  • Seu posicionamento nos mecanismos de busca, através do SEO, também ganha força;
  • E, mais do que tudo: esse já é o futuro da internet e precisa ser olhado com atenção, para ser uma ferramenta de vendas e captação de clientes por longos e longos períodos!

Gostou do nosso post? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a começarem sua revolução digital no YouTube!

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?