Uma agência de publicidade precisa estar atenta às necessidades constantes que seus clientes apresentam. E, assim como é preciso, em nossas vidas pessoais, que a mudança parta de nós mesmos, na vida empresarial acontece exatamente o mesmo. Confira quais as 5 tendências de gestão para 2020 que as agências de publicidade não podem deixar passar.

Isso significa que estar de olho nas tendências do mercado é a melhor forma para compreender o próprio perfil consumidor dos seus clientes. E entre estratégias que continuarão em vigor e novos caminhos apontados pelo mercado, quem sempre tende a ganhar é a sua agência e o seu público.

Qual a importância de acompanhar o mercado?

Além da competitividade natural do mercado, estar atento às últimas tendências mostra o quanto a sua agência se preocupa com o bem-estar dos seus clientes. Demonstra, ainda, que sua agência é moderna, atual e preocupada sempre em oferecer todas as opções disponíveis para o seu público.

Todavia, é comum que a seguinte pergunta martele o seu pensamento: “como e por que eu preciso estar atento às últimas tendências do mercado?”. Para que não haja essa dúvida, acompanhe a seguir:

• De olho nos concorrentes

Assim como a sua agência, os seus concorrentes também estão sempre em busca do que há de mais novo no mercado. Desse modo, esteja sempre atento às suas ações, promoções e inovações.

É preciso conhecer profundamente o adversário com quem se está travando uma competição. Só o conhecimento fornece as ferramentas necessárias para se estar sempre a frente do oponente.

• Pesquisas de opinião

A pesquisa de opinião têm, pelo menos, dois aspectos benéficos: o primeiro é da impressão que isso causa em seu público. Ao ser questionado, o seu público percebe que você está preocupado com a opinião dele, isso é extremamente importante para a imagem da agência.

O segundo benefício reside na capacidade informativa do cliente. É ele que sempre norteia os rumos do mercado, portanto é por meio de sua demanda que as tendências se transformam. Dessa forma, é justamente em uma pesquisa de opinião que você receberá toda a informação atualizada sobre os anseios da sua clientela.

• Nem tudo que é tendência é eterno

Nada é para sempre. A era digital proporciona uma constante transformação no mercado, fazendo o que era febre há um ano, desapareça logo em seguida. É por essa razão que sua agência precisa estar antenada, para não correr o risco de se basear em estratégias obsoletas e acabar fracassando no que, infelizmente, é um dos piores inimigos do empreendedorismo: a comodidade.

Clique aqui e descubra por que as agências de publicidade devem começar a investir em gestão de relacionamento!

Quais são as 5 tendências de gestão para 2020 para as agências de publicidade?

Agora que você entendeu a importância de acompanhar o mercado e estar constantemente atualizado, confira, enfim, quais são as tendências para esse ano que chegou. Acompanhe.

1. Inteligência Artificial (AI)

Não resta a menor sombra de dúvida de que o que vai nortear a gestão nas agências de publicidade, e em vários outros setores, é a Inteligência Artificial (AI). Além de otimizar os dados (encontrando padrões para antever resultados), a AI veio para oferecer o que há de melhor em atendimento personalizado.

Uma máquina inteligente processa informações em uma velocidade inalcançável para qualquer ser humano, colocando qualquer agência no topo da compreensão dos seus clientes.

2. Troca de mensagens por aplicativos

Não é de hoje que as agências buscam um contato mais direto com o seu público. Em 2020 a tendência de se comunicar via aplicativos de mensagens ainda continua firme e forte.

As redes sociais permitem uma interação jamais imaginada algumas décadas atrás. É essa interação que faz com que o público se sinta mais perto de você, o que aumenta, consequentemente, a credibilidade e a agilidade de sua agência.

3. Buscas por voz e por imagem

O mundo está cada vez mais dinâmico, e a internet só potencializa isso. Por isso que uma das tendências que mais tem ganhado espaço e que promete fincar bandeira em 2020 é a das buscas por imagem ou por voz.

O próprio Google lançou no final de 2019 uma ferramenta visual de pesquisa, o Google Lens. É essa ferramenta que promete ganhar espaço e conquistar todos os públicos da rede mundial de computadores.

A busca por voz também está inclusa nesse pacote de adesão. Uma pesquisa realizada pelo Gartner aponta que empresas que adotarem esses recursos podem ter um aumento de até 30% nas suas receitas de e-commerce até 2021.

4. Conteúdos em áudio

A criação de conteúdos em áudio também figura como tendência para 2020. Além de inclusivo, abrangente e envolvido com o que há de mais moderno no mundo, os conteúdos condensados em áudio podem ampliar o envolvimento do seu publico com a sua agência.

Por exemplo: imagine que alguém visualizou um artigo de sua agência, mas, por algum motivo, não pode realizar a leitura nesse momento. Se houver um arquivo de áudio representando esse conteúdo, a probabilidade que o leitor deixe esse conteúdo para ler mais tarde (o que pode não acontecer, pois a memória muitas vezes nos trai) é muito menor.

5. Análise do sentimento

A análise de sentimento do usuário é o que se destaca em 2020. Esta moderníssima ferramenta parece coisa de ficção científica, mas não é.

As técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) já estão a todo vapor e funcionam da seguinte forma: sistemas capazes de atribuir sentimentos a escritos na internet analisam e classificam esses comentários de forma a gerar um apanhado geral da audiência de sua agência.

Esse será o insight e o timing perfeito para acompanhar em tempo real a aplicabilidade de suas estratégias. A análise de sentimento é a ferramenta do futuro, capaz de evitar deslizes e aprimorar a relação da sua agência com os seus clientes.

Gostou de saber quais são as tendências de gestão para 2020? Então, compartilhe em suas redes sociais!