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Mas o que seria “pensar como um designer”? 

Design thinking não pode ser definido somente como uma metodologia, e sim uma abordagem. Uma forma de abordagem com o objetivo de solucionar problemas de forma criativa, inovadora e colaborativa. Porém, sempre pensando no público-alvo, neste caso, as pessoas são o centro de desenvolvimento do produto final. 

O processo de criação consiste em fazer um levantamento das necessidades reais de seu consumidor. Essa abordagem foi criada com o intuito de satisfazer o cliente, e para obtermos sucesso nessa missão, é necessário conhecer suas necessidades, desejos e percepções de mundo. 

Como funciona?

1 – Compreender:

Entender quais são as necessidades do público envolvido no problema, do que gostam, querem e precisam. Se colocar no lugar do outro e entender o contexto em que vive, e então, assimilar as informações e criar insumos para a etapa de análise. 

2 – Analisar: 

Coletar todos os dados da etapa anterior e começar a definir qual é o problema e o que será feito para resolvê-lo. 

3 – Idealizar:

Essa é a etapa em que o perfil do público alvo é definido, utilizando os insights que foram recolhidos nas fases anteriores. 

É a hora de criar o brainstorm e deixar fluir todas as ideias e sugestões da equipe.

4 – Prototipar: 

Experimentar e transformar ideias em oportunidades de negócios. Na quarta etapa é hora de selecionar as melhores ideias e começar a criar protótipos. 

5 – Testar: 

Esse é o período de teste, hora de testar os protótipos e escolher o que se enquadra melhor nas necessidades do consumidor final, lembre-se, ele sempre vem em primeiro lugar! 

Enfim, mesmo estando na reta final, pode ser que os resultados dos testes te leve de volta para alguma das etapas anteriores, para alterar pequenas coisas, ou pensar em diferentes soluções. 

E aí, se interessou? Quer saber mais e quem sabe até aplicar essa abordagem em sua agência? Então aqui vai a recomendação de alguns livros sobre o assunto: 

Do Design Thinking ao Design Doing

“Como usar empatia para criar produtos que as pessoas amam”

Neste livro prático, o especialista em design de produto, Jon Kolko, mapeia esse processo, demonstra como você e sua equipe devem conceber e construir produtos bem-sucedidos que se conectem emocionalmente com seus clientes.

Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias

Lançado em 2009, por Tim Brown, CEO da companhia de inovação e design IDEO e sinônimo de design thinking mundo afora.

Neste livro, ele explica as razões, benefícios e abordagens do design thinking com histórias e exemplos que esclarecem a metodologia. Além disso, Brown defende que um processo colaborativo e uma boa estratégia de negócios devem manter o foco no ser humano.

Design Thinking Brasil 

Escrito por 02 professores da ESPM, Tennyson Pinheiro e Luis Alt. neste livro eles apresentam as raízes e razões de existir do Design Thinking, uma abordagem que permite que empresas coloquem as pessoas no centro de sua estratégia para cocriar com elas soluções de alto valor percebido.

Os autores mostram que a empatia, a colaboração e a experimentação devem ser parte integrante da cultura de qualquer negócio que queira inovar e manter-se competitivo e relevante no atual cenário socioeconômico.

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