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Para começar, você sabe quem faz parte da Geração Z? São todos aqueles que nasceram em meados dos anos 1990 até o início de 2010, ou seja, essa geração já nasceu com os dois pés na internet, acompanhando os acontecimentos do mundo em tempo real.   

Estima-se que até 2020, a Geração Z será o maior grupo de consumidores no mundo inteiro. Segundo a Engarde, na Europa, nos EUA e os países que compõem o BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China), essa geração representará 40% dos consumidores.  

Assim, a forma com que esse grupo se relaciona com as empresas, diferentemente das gerações anteriores, é um dos motivos pelo qual a sua marca deve estar de olho nesse público.

Hábitos de consumo

A Geração Z prioriza tecnologias inovadoras, como touchscreens interativos nas lojas, self-checkout via mobile, serviços de streaming e realidade virtual. E muito além disso, eles priorizam a experiência que um produto ou serviço pode o proporcionar durante o processo de compra.

Conhecidos também pelo forte ativismo digital, essa geração é quem avalia as marcas partindo do ponto de vista da consciência ecológica, autenticidade, diversidade e responsabilidade social.

Objetividade e conteúdo de qualidade

Um estudo da Atrevia and Deusto Business School, o “Generation Z: The final generational leap”, apresentou que além de, inconformados, empreendedores, comprometidos e digitais, essa geração ainda se destaca particularmente pela forma de usar tecnologia.

Além disso, uma das características desse grupo é o fato de ele ser mais disperso com conteúdo que não o atrai instantaneamente. Pois bem, é necessário mais esforço, dedicação e objetividade na comunicação por parte das empresas para conquistar a atenção e estabelecer afinidade com esse usuário.

Quer saber um pouco mais sobre a Geração Z? Acompanhe o estudo da Atrevia and Deusto Business School, o “Generation Z: The final generational leap” que citamos acima.

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