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Certamente, o desenvolvimento da tecnologia no mercado nesses últimos tempos acabou propiciando o surgimento de ferramentas, estratégias e dispositivos para acelerar a competitividade dos negócios no mercado.

Para crescer no seu nicho de atuação e se destacar perante a concorrência, é necessário ir muito mais além do que os moldes tradicionais empresariais oferecem.

Hoje, com a tecnologia acessível, podemos dispor de sistemas para entender melhor sobre o comportamento dos nossos possíveis clientes, bem como o comportamento dos nossos concorrentes, e muito mais. Esse processo chama-se pesquisa de mercado.

E embora seja um termo bastante difundido na atualidade — especialmente no campo de negócios e marketing digital — ainda assim muitos especialistas da área, gestores e empreendedores não sabem para que serve essa estratégia, muito menos como desenvolvê-la.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final, entenda o conceito, a importância e como fazer pesquisa de mercado em sua marca para gerar resultados ainda melhores. Boa leitura.

Afinal, o que é pesquisa de mercado?

Em geral, definimos que a pesquisa de mercado nada mais é do que um tipo de instrumento adotado pelas marcas atuais, a fim de entender a realidade do seu mercado, e assim, gerar tomadas de decisões eficientes no empreendimento.

Ou seja, a pesquisa de mercado, em termos gerais, faz a coleta de dados e informações cruciais para auxiliar a empresa em uma tomada de decisão específica, de maneira que essa decisão seja segura e assertiva.

De maneira prática, esses dados podem ser hábitos de consumo, características de comportamento, levantamento de benchmarking, entre outros.

Logo, todas essas informações podem ser obtidas de duas formas diferentes. Vamos conferir quais são elas:

1. Pesquisa primária: esse tipo de pesquisa ocorre quando a pesquisa de mercado é feita e organizada pela própria empresa, usufruindo de dados ou contratando algum profissional para essa atividade;

2. Pesquisa secundária: nesse tipo de pesquisa, a própria corporação percebe a necessidade de realizar a contratação de profissionais ou empresas terceirizadas para a pesquisa de mercado. Aqui, podemos incluir artigos, relatórios e guias disponibilizados publicamente por outras marcas.

Na prática: como fazer pesquisa de mercado?

Antes de adentrarmos ao desenvolvimento de sua pesquisa de mercado, devemos entender, primeiramente, que as pesquisas de mercado tradicionais que vemos atualmente costumam ser baseadas em questionários que tendem a ser respondidos através de correspondências, entrevistas, por meio online, etc.

Dessa forma, os primeiros passos para criar um estudo como esse são, respectivamente:

  • Definição do objetivo da pesquisa: primeiramente, é fundamental definir a variedade e qualidade de produtos, além de aumentar a cobertura de vendas, otimizar os preços, e entre outras demandas que a empresa julgar como importante e como fator competitivo para a entregabilidade da sua oferta;
  • Público-alvo: concorrentes, fornecedores, consumidores em geral e até mesmo os clientes;
  • Roteiro: nesse ponto, já estamos falando do formulário de pesquisa propriamente dito. No mais, é importante que as questões e perguntas que serão elaboradas sejam simples, diretas e totalmente imparciais;
  • Amostragem: aqui definimos o número de pessoas que serão entrevistadas, a fim de que obtenhamos um padrão concreto e passível de ser alocado para as estratégias de vendas e marketing;
  • Aplicação: na aplicação, passamos para a fase de pesquisa e, posteriormente, para o levantamento dos dados obtidos;
  • Análise: e por fim, chegamos ao último passo. Como o próprio nome diz, nesse momento, fazemos a compilação dos dados e, posteriormente, a análise das informações obtidas e o panorama estatístico.

De maneira geral, essa estrutura de pesquisa de mercado apresentada acima ainda é bastante utilizada pelas empresas, visando os resultados eficientes que são coletados.

No entanto, nesses últimos anos, percebemos que as ferramentas disponibilizadas pelo marketing digital acabam tornando ainda mais viável o monitoramento de usuários, sendo estes capazes de oferecer informações mais ricas sobre uma determinada audiência.

Benefícios e vantagens de fazer pesquisa de mercado em uma empresa

Sabendo do conceito e da importância desse tipo de pesquisa para a competitividade de uma empresa no mercado, não fica difícil perceber as inúmeras vantagens e benefícios dessa aplicação nas marcas. Vamos conferir algumas delas:

1. A empresa conhece melhor o seu público-alvo

De nada adianta uma empresa ter produtos e serviços de valor para o mercado, se a própria marca não conhece o seu público-alvo, não é mesmo? Afinal de contas, precisamos entender o comportamento da nossa persona, bem como suas necessidades, objeções e perspectivas quanto à nossa oferta.

Sabendo de tudo isso, e um pouco mais, sua empresa saberá como ofertar o produto ou serviço de maneira inteligente, persuasiva e atraente para o público, de maneira que as vendas cresçam, e muito mais do que isso, conquiste clientes que serão verdadeiros promotores da sua marca.

2. Entendemos ainda melhor o sucesso de nossos concorrentes

Se desejamos gerar competitividade, precisamos entender quem está competindo conosco, correto? Por isso, a vantagem de realizar pesquisas de mercado não foca-se somente nos clientes, mas como também nos concorrentes.

Entendendo a “jogada” deles e o motivo que os tornam tão queridos pelos clientes, é mais uma maneira da sua marca obter insights e fazer ainda melhor.

3. Dimensiona o mercado

Quando realizamos um verdadeiro “scanner” no perfil dos consumidores, conseguimos encontrar novas tendências, entender qual segmento pode ser mais lucrativo para atuar, realizar uma avaliação mais taxativa acerca da performance dos serviços e produtos específicos, e até mesmo estimar o limite de vendas que um perfil de consumidores consegue atender.

Sem contar que, através da pesquisa de mercado, conseguimos perceber oportunidades com mais antecedência do que as outras empresas.

E como bem sabemos, informações valiosas como essa são capazes de mudar completamente o rumo de uma empresa no mercado, tornando-a ainda mais competitiva e interessante para as pessoas.

Conclusão

Conforme vimos, a pesquisa de mercado é de suma importância para uma marca que deseja alcançar patamares eficientes em sua área de atuação.

Em um mar de concorrentes, ter as estratégias certas para crescer e chamar a atenção dos consumidores é fundamental.

Por isso, invista na Pesquisa de Mercado e veja os frutos dessa estratégia no seu negócio em curto, médio e a longo prazo.

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