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Com o crescente desenvolvimento tecnológico na atualidade, podemos perceber o quanto mudou a maneira em que as empresas tendem a comprar produtos, serviços, se relacionar com empresas, fazer transações financeiras, e muito mais.

Devido ao surgimento de aparelhos e dispositivos cada vez mais práticos — como é o caso de computadores e celulares — o acesso à internet se tornou ainda mais democrático, permitindo que os usuários realizem diversas opções no meio online.

Percebendo essa nova mudança de comportamento e a preferência por grande parte das pessoas em se relacionar com marcas pela internet, os negócios começaram a garantir presença digital, a fim de conquistar diversos públicos. No entanto, o mercado digital também possui a sua parcela de concorrência, e para se destacar dela, devemos investir em marketing digital.

Hoje, o marketing digital se apresenta como uma solução fundamental para as empresas que desejam alcançar os seus objetivos com maior velocidade. Aproveitando das estratégias de marketing digital, a sua empresa pode aumentar a sua visibilidade no cenário digital, o número de clientes e, consequentemente, as vendas.

Ciente de que muitas empresas enfrentam dificuldades em relação à criação de estratégias de marketing digital para as redes sociais, montamos este conteúdo com 11 dicas para começar a aplicar hoje mesmo!

Você sabe o que é marketing digital?

Antes de tudo, podemos definir que o marketing digital nada mais é do que estratégias de marcas ou produtos através de mídias digitais. De maneira prática, ela acaba se tornando um dos pilares principais em que as marcas tendem a se comunicar com seus públicos de maneira eficiente, estratégica, personalizada, e sobretudo, no momento certo.

O famoso Philip Kotler — hoje considerado o pai do marketing — define a estratégia de maneira bem inteligente. Segundo ele, o marketing funciona como um processo social onde os grupos e pessoas tendem a satisfazer necessidades e desejos com a oferta, criação e livre negociação de serviços e produtos de valor aos outros.

No entanto, as formas de realizar esses processos sofrem mudanças, e de maneira constante. Por isso, fica praticamente inviável falar de marketing e, ao mesmo tempo, simplesmente ignorar que grande parte das pessoas ao redor mundo estão online e realizam compras através da internet com bastante frequência.

Logo, é justamente por isso que o marketing digital é a maneira principal de buscar um conceito para o marketing atual. Sabe-se que o termo é basicamente usado para resumir todos os seus esforços de marketing por meio do ambiente online.

Através do uso de mídias digitais — como sites, blogs, mídias sociais, motores de busca, e-mail, e etc — os negócios tendem a solucionar desejos e dores de clientes que possuem total potencial para se relacionar, e futuramente, comprar da sua empresa.

Principais vantagens e benefícios do marketing digital

Sabendo o conceito e a importância do marketing digital nos contextos atuais, não fica difícil entender seus principais benefícios e vantagens para as empresas, quando aplicado de maneira correta. Confira abaixo quais são eles:

1. Maior interatividade

Primeiro de tudo, uma das principais razões pelas quais o marketing digital é tão adotado ultimamente, é a eficiência da interatividade com o público.

Logo, o foco não está mais no serviço no ou produto, mas sim na respectiva experiência do usuário durante a sua jornada de compra.

De maneira geral, as corporações realizam campanhas, criam ações e publicações, mas, por um outro ângulo, os consumidores também podem opinar, interagir e indicar para outros usuários com apenas poucos cliques, fazendo com que o engajamento aumente ainda mais.

Por isso, é necessário melhorar cada vez mais a forma de conversar com a sua audiência, e o marketing digital oferece esse senso de maneira estratégica e competitiva.

Leia mais: O que é marketing conversacional? Tudo que você precisa saber

2. Mensuração e análise

Podemos dizer que, com a chegada da internet no mundo, bastante dinheiro acabou sendo gasto com processos ineficientes. Afinal de contas, se uma empresa não consegue entender de fato se o cliente acabou sendo convencido por alguma ação específica de marketing para realizar a compra de um serviço ou produto, por exemplo, a empresa fica no “escuro”, pois realmente não sabe se a estratégia foi realmente efetiva.

No entanto, no mundo do marketing digital, por exemplo, percebe-se que a coleta e análise de dados se torna uma etapa primordial para a melhoria contínua das estratégias internas das empresas. Felizmente, nos dias atuais, tudo deve ter o seu retorno comprovado.

Métricas como CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e ROI (Retorno Sobre o Investimento) são totalmente passíveis de serem analisadas em tempo real, praticamente.

Dessa forma, os negócios podem identificar as falhas de maneira rápida, sem prejudicar as ações de marketing da corporação. Isso era praticamente impossível até a pouco tempo atrás!

3. Mais direcionamento

Um dos principais diferenciais do marketing digital é que, agora, as empresas possuem total liberdade para realizar ações, e assim, conseguirem atrair as pessoas que são mais propensas a se relacionar com a marca, e por fim, comprar dela. Estamos falando de perfis que realmente são potenciais para dar aquele “match” com o seu negócio.

Essa questão se torna um excelente benefício para as empresas, uma vez que, além das marcas poderem economizar dinheiro com pessoas que não apresentam o perfil e estão pouco interessadas na oferta, ainda conseguimos entender o público que realmente oferece potencial de compra.

Portanto, esse é o grande segredo por trás do valor real do marketing digital, e está aí, para qualquer um usá-lo de maneira prática, e o melhor, sem muitos custos envolvidos.

4. Mais oportunidade para a sua empresa

Não menos importante do que os benefícios e vantagens citadas acima, é o fato de que mesmo as empresas que estão distantes de regiões centrais ou até mesmo do país que desejam vender, isso não as impede de continuar gerando competitividade e assim, atraindo cada vez mais clientes. Graças ao marketing digital e ao mundo online, não existem fronteiras quando o assunto é oportunidade digital.

Sem contar que os próprios consumidores tendem a ganhar com isso. Olhando pelo lado do público, eles possuem ainda mais oportunidades de conhecer marcas, especialmente aquelas em que mais se identificam.

Essa mesma questão vale para negócios que buscam criar um excelente posicionamento online, aumentando as respectivas oportunidades de vendas através de múltiplos canais comunicativos.

Assim, as chances de vendas por parte da empresa são múltiplas. Uma marca pode entender onde o seu público encontra-se, e dessa forma, mirar suas estratégias de marketing digital para aquele canal.

Como hoje existem diversos canais digitais, sabemos que as oportunidades são ainda mais amplas e melhores para as empresas que dispõem das estratégias do marketing online.

1. Marketing de conteúdo

Atualmente, o marketing de conteúdo se coloca como uma estratégia de marketing digital fundamental para a marca que busca muito mais que vender os seus produtos e/ou serviços. Mas, também orientar, educar e informar os seus clientes, bem como atrair outros.

Pode-se dizer ainda que o marketing de conteúdo é capaz de agregar valor aos produtos e serviços, bem como à marca.

Para quem ainda não sabe, o marketing de conteúdo é uma estratégia que se vale da produção ou criação, bem como da divulgação e promoção de conteúdos, que podem assumir formatos diversos (texto, imagem, vídeo, infografia, etc).

Conforme os interesses da estratégia e elementos como público-alvo (idade, preferência por conteúdo, escolaridade, ocupação profissional, etc).

O conteúdo criado e publicado nas redes sociais assume, muitas vezes, uma estratégia ainda maior, pois leva o cliente ou potencial cliente para páginas específicas da empresa, como site e blog.

Com o objetivo que ele siga uma jornada que foi previamente estabelecida, a qual é conhecida como Jornada do Cliente.

O conteúdo criado, publicado e promovido nas redes sociais da marca pode assumir funções diversas, como já destacamos, a exemplo de:

  • Educar o cliente com conteúdo informativo e que tenha relação com os produtos/serviços oferecidos;
  • Fortalecer o valor institucional da marca diante da sociedade digital, expondo assuntos como a sua história, missão, filosofia, valores, projetos sociais que apoia, etc;
  • Apresentar melhor e de forma detalhada produtos e serviços, para que não restem dúvidas de clientes.

Leia mais: O que significa PLR no Marketing Digital?

2. Anúncios pagos (Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, etc)

Os anúncios pagos são estratégias do marketing digital que podem acelerar o processo de aumento de visibilidade de sua marca, bem como dos seus produtos/serviços, no âmbito da web.

A diferença entre anúncios pagos e marketing de conteúdo é que esta estratégia se vale da criação, publicação e promoção do conteúdo para atrair de modo orgânico potenciais clientes.

Quanto ao primeiro caso, utiliza-se de mecanismos de publicidade das redes sociais para agilizar o processo de atração de potenciais consumidores.

Os anúncios pagos aparecem em diversos espaços da rede social que oferece esse serviço, sobretudo para quem já mostrou algum tipo de interesse na solução da empresa.

Investir em anúncios pagos, bem como em marketing de conteúdo, pode tornar as estratégias de marketing digital para as redes sociais da sua empresa, mais potente e capaz de gerar excelentes resultados.

Todavia, para criar um anúncio pago, é preciso conhecer o seu público de interesse, como sua escolaridade, ocupação profissional, interesses, ambições, faixa etária, entre outros elementos.

Além disso, é essencial que selecione palavras-chave que sejam de uso do seu potencial consumidor ao realizar buscas relacionadas aos seus produtos/serviços.

Ao fazer uso de palavras-chave, o seu anúncio pode se tornar mais assertivo e, assim, encontrar o público desejado com maior agilidade.

Leia mais: Tráfego pago | Conheça tudo sobre essa estratégia.

3. Sorteios/campanhas

Você também pode investir em sorteios/campanhas de marketing. É uma estratégia muito utilizada nas redes sociais, por empresas que desejam destacar seus produtos/serviços ou simplesmente a sua marca.

As campanhas/sorteios realizados estimulam o usuário de uma rede social a adotar um comportamento pré-estabelecido, que envolve, na maioria das vezes, a curtida de um post, bem como o seu compartilhando em perfil próprio.

Ao fazer isso, o usuário estará concorrendo a um produto/serviço oferecido pela empresa, esse item deve ser desejado pelo público a que ela se destina.

No entanto, para desenvolver um sorteio/campanha, é preciso ter uma boa base de clientes/seguidores em redes sociais como Facebook e Instagram, por exemplo, para que assim alcance sucesso.

Além disso, é importante oferecer um produto que seja de interesse do público a que a campanha se destina. Caso a solução oferecida não seja atrativa o suficiente, o público simplesmente desprezará o sorteio.

4. Faça uso de lives

Hoje em dia, o uso de lives se tornou praticamente uma tendência entre as empresas que possuem perfis em redes sociais digitais, a exemplo das que já destacamos no decorrer deste conteúdo.

As lives podem ser compreendidas como uma estratégia de marketing digital. Visto que, possibilitam que uma empresa apresente melhor suas ideias, produtos e serviços, bem como que interaja de maneira mais aproximativa com o seu público de interesse.

A partir de uma live, o cliente ou potencial consumidor pode interagir diretamente com a marca, deixando suas contribuições, percepções, elogios ou críticas e questionamentos que podem ser respondidos no momento em que são lidos.

Clique aqui e confira: Transmissão ao vivo: as lives que estão bombando durante a quarentena, novo fenômeno de entretenimento e negócios.

5. Invista em stories (Instagram)

A ferramenta de stories no Instagram, permite que a empresa conte um pouco do seu dia a dia de maneira criativa e envolvente aos seus consumidores. Assim, desenvolvendo no consumidor um sentimento de paixão pela marca ou pela sua história, a depender do interesse do story, certamente.

Hoje, eles são muito utilizados tanto para apresentar um pouco o dia a dia de uma empresa, como para destacar campanhas, produtos e serviços, de modo a garantir o aumento do número de clientes e das vendas.

Como vimos, existem diversas estratégias que podem ser adotadas para potencializar o marketing digital de suas redes sociais. Agora que conhece algumas delas, adote-as.

Para ler mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações de nosso blog. Combinado? Estamos sempre dividindo conhecimentos que podem facilitar seu dia a dia, bem como potencializar o seu negócio no âmbito digital.

É de grande necessidade para as empresas estar de olho no seu público, em especial, em clientes em potencial. Assim, é possível acompanhar seu público para, dessa forma, poder atender às suas necessidades e por consequência, manter-se estável em um mercado cada vez mais competitivo.

Leia mais: 9 dicas para aplicar hoje mesmo no Instagram da sua empresa.

6. YouTube

Anunciar no YouTube é fácil, basta ter inscrição no canal e possuir uma conta no Google Adsense, que é uma plataforma de anúncios onde você poderá monetizar o seu canal.

Você pode inserir anúncios no formato de vídeo e também anúncios gráficos, que são aqueles exibidos na parte inferior do vídeo.

Depois de inserir os anúncios, você seleciona qual público você quer alcançar e, após isso, poderá definir quanto desejará investir na publicidade. É similar ao Facebook Ads.

Desta forma seu público será segmentado por interesse, dados demográficos e outras informações.

7. Gestão de comunidade

É um tipo de estratégia que cria ambiente de conexão tendo como foco a interação entre a marca e os consumidores desta. É uma forma de aproximar e interagir com novos públicos.

Os métodos utilizados neste tipo de estratégia envolve a presença nas redes sociais, como Instagram, Twitter, Facebook e outras em que os conteúdos são direcionados para o atendimento das necessidades, bem como críticas e solicitações dos clientes.

Quem tem uma boa experiência nas redes sociais tende a indicar a marca para uma pessoa conhecida. Isto acontece em cerca de 71% dos casos, mostrando como é importante possuir um perfil que esteja disponível para atendimento, tirar dúvidas, realizar pedidos e outros.

Leia mais: Marketing no WhatsApp | 10 dicas para montar a sua estratégia.

8. Design

Quem disse que o Design não tem a ver com estratégia de conteúdo nas redes sociais, se engana. As mídias sociais são locais extremamente visuais, assim, o investimento em design de qualidade para as postagens, baseado no seu nicho e para prospecção de determinado potencial cliente, que possa conquistar mais seguidores, é de grande importância hoje para as marcas.

Um bom trabalho é aquele criativo, capaz de chamar a atenção dos visitantes e impulsionar sensações de desejo e vontade.

Leia mais: Design Thinking | O que é, como funciona?

9. SEO – otimização do site para o Google

O SEO (Search Engine Optimization), é hoje de grande importância para o posicionamento das marcas no Google e outros mecanismos de busca.

Um bom ranqueamento nas páginas de buscas é essencial, visto que a internet é hoje um campo fértil para a entrada de clientes em potencial, principalmente para os que procuram por produtos ou serviços.

Um SEO bem-feito envolve três pilares:

Conteúdo e palavras-chave com boa quantidade;

Tecnologia, no que se refere a parte técnica do site, como o carregamento, pois influencia diretamente na experiência do cliente para acessá-lo;

Relevância, visto que a autoridade do seu site é gerada pelos links e menções de pessoas nas redes.

Embora o SEO possa demorar um pouco para gerar resultados, visto que depende de algoritmos dos buscadores, vale a pena pois o alcance de sua marca pode permanecer por um longo período nas buscas.

10. Uso de conteúdo em vídeo

Um conteúdo em vídeo gera um alcance de cerca 95%, mais do que os tipos de conteúdo em outros formatos, como texto. Em tempos onde conseguir atenção nas redes é raridade, nunca se deve perder a chance de utilizar este recurso para conseguir seguidores e clientes.

Pesquisas mostram a efetividade dos conteúdos em vídeo, mostrando que a produção de conteúdo por meio de vídeos pode ser uma excelente estratégia de atração e novas vendas.

A comunicação neste meio deve ser simples, íntima e instantânea, pois ajuda a criar um ambiente confiável e confortável para os consumidores.

Leia mais: YouTube | 5 motivos para a sua empresa investir em vídeos.

11. Outras formas de interação

Quando for publicar algum conteúdo nas suas redes sociais, gere motivação entre os seus seguidores por meio de chamadas, para que eles se sintam impelidos a interagir com as suas postagens.

Em algumas redes sociais é permitida a utilização de hashtags para a promoção de algum produto ou serviço de sua marca, por isso vale a pena você utilizar bem este recurso, pois as hashtags com o tempo ganham destaque, ajudando sua marca e ser encontrada pelas pessoas.

A criação de conteúdos relevantes atualmente, é a principal maneira de aumentar alcance orgânico. Afinal de contas, os posts que são mais relevantes para cada pessoa segmentada é o que aparecerá no feed delas. Então, procure publicar conteúdos que chamem a atenção dos visitantes.

Depois que você já conheceu o perfil de seus visitantes, que tipo de linguagem utilizar, bem como sobre quais assuntos irá abordar nas redes e quais objetivos pretende atingir, você deverá voltar a produção de conteúdo sempre com foco nestes mesmos elementos estratégicos a fim de poder ter mais alcance, conquistando assim o engajamento do seu público-alvo.

Lembrando sempre que os conteúdos das redes sociais devem ser originais, nunca copiados, e sempre voltados para a persona, adequando-os às suas características, em cada rede. Os posts podem ter por finalidade educar, informar, entreter e por último, divulgar seus produtos e serviços.

Evite apenas uma coisa: ficar falando de promoções, produtos e descontos o tempo todo. Há pessoas que logicamente se interessam por este tipo de conteúdo, mas é cansativo. Não é apenas sobre isso que as pessoas procuram nas redes sociais. Elas buscam, basicamente, por algo que procure suprir alguma necessidade delas. Assim, volte seu conteúdo para coisas úteis, como dicas e coisas do gênero.

Conclusão

Nunca tenha medo de mostrar seu conhecimento ou alguns segredos detalhados de seus produtos e serviços, pois, desta forma, você estará transmitindo confiança ao seu público e eles poderão procurar seus produtos justamente por perceberem que você é uma autoridade no seu nicho.

Essas foram as dicas para uma melhor estratégia nas redes sociais. Lembre-se de ter uma presença constante e produzir conteúdo de qualidade e relevante, pois assim você ficará mais próximo de seus seguidores, gerando novas conexões.

Deixe nos comentários o que você tem feito para melhorar o alcance de sua marca e obter os melhores resultados para sua marca.

Gostou das estratégias de marketing digital? Então, compartilhe em suas redes sociais!

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