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O Golden Circle é um conceito que significa Círculo Dourado em português, e foi desenvolvido por Simon Sinek, um especialista em liderança.

Seu principal objetivo é trazer novas ideias, novas campanhas ou novos negócios, criando e desenvolvendo valores para causar impactos positivos para as empresas, e como consequência, aumentar o seu sucesso.

conceito de Golden Circle foi criado para que a maneira de pensar, agir e se comunicar fossem inovadas, impactando todo o mundo. Existem algumas etapas para que esse conceito possa ser aplicado, e começar pelo porquê serve tanto para os pequenos quanto para os grandes negócios.

Se você deseja entender um pouco mais sobre como funciona o Golden Circle, o que é , quais as vantagens e como ele pode ser aplicado na sua agência na prática, confira as informações que trouxemos a seguir.

Leia mais: Como fazer uma gestão estratégica de clientes na sua agência?

Golden Circle: o que é?

Golden Circle é um conceito que foi criado por Simon Sinek para tentar explicar porque determinados líderes e empresas possuem a capacidade de inspirar pessoas e outras não possuem essa mesma característica.

Esse conceito se tornou popular depois da publicação do livro Comece Pelo Porquê (Start with Why) e também pela apresentação do Simon Sinek em diferentes conferências, se tornando um dos referenciais no assunto.

Nessas apresentações, o autor explica de maneira bem didática como é importante que as marcas entendam o seu propósito e comuniquem eles, se conectando de forma verdadeira com os consumidores.

Como consequência disso, é possível aumentar a venda dos produtos e serviços, trazendo mais sucesso para a empresa, afinal, você não vai precisar explicar porque o seu produto é melhor do que o de outra empresa, por exemplo.

Enquanto muitas marcas ficam na comunicação em mostrar os produtos, as vantagens e características que possuem, ou seja, a parte do “o que”, esquecem de criar relacionamentos com o público.

Assim, não é possível criar uma conexão profunda com as emoções e valores dos consumidores, fazendo com que eles não sejam fiéis a sua marca, e não se destaquem frente a outros concorrentes.

Por que o Golden Circle é importante?

Agora que conseguimos entender melhor sobre o conceito do Golden Circle e como ele surgiu, muitas pessoas se perguntam por que exatamente as marcas e líderes precisam inspirar pessoas.

Atualmente podemos observar que a relação entre consumidores e marcas é diferente, onde as pessoas são vistas como seres humanos, e não apenas clientes.

Com isso, os seres humanos carregam princípios e valores consigo, sendo mais engajadas e conscientes sobre seu consumo, para impactar positivamente em toda a sociedade.

Nesse momento, o Golden Circle entra como fator importante nas empresas, fazendo com que as organizações consigam colocar o seu propósito em jogo para alcançar mais pessoas.

Dessa forma, as empresas conseguem alcançar um envolvimento muito maior, buscando serem reconhecidas pela empresa. Além disso, a marca também passa a ter um significado maior para as pessoas.

Com isso, todas as empresas que começam entendendo e aplicando o “porquê” conseguem fortalecer o relacionamento com os clientes, e na prática, isso agrega mais valor à marca e aumenta as vendas.

Como aplicar o Golden Circle na sua agência?

Muitas empresas quando iniciam uma campanha de divulgação de marketing, começam a destacar os seus serviços e produtos como sendo os melhores do mercado.

Elas tentam enfatizar os bons resultados dos seus negócios ao invés de falar sobre qual a missão e propósito da marca para inspirar os clientes.

Se você busca o sucesso da sua empresa, o caminho precisa ser totalmente diferente desse. O ideal é fazer com o que o seu produto seja o resultado de um caminho onde as pessoas possam analisar que a sua empresa faz diferença no mundo.

O principal objetivo de uma empresa com propósito é vender para os consumidores que acreditam na missão que ela possui. Assim, os clientes passam a comprar porque compartilham dos mesmos valores que a sua marca defende.

Entenda a seguir como você pode começar a aplicar esse conceito de Golden Circle na prática:

Primeiro passo: Porquê (Why)

Nesse passo você precisa entender qual o propósito da sua marca, quais objetivos essa iniciativa possui, e quais as causas que a movem.

Todos os negócios precisam começar pensando no porquê existem, e a partir disso, passar a elaborar seus produtos e serviços para que as pessoas possam se identificar.

Para que uma empresa possa crescer e ter sucesso, é preciso definir o porquê ela existe, e depois disso, criar campanhas, serviços e produtos de qualidade para atrair consumidores.

Respondendo essa pergunta você consegue pensar em qual caminho sua agência vai seguir. A empresa precisa ter um propósito definido. Esse é o primeiro passo para aplicar o Golden Circle.

Segundo passo: entenda o Como (How)

Como a sua agência busca alcançar os objetivos que possui? Quais as estratégias estão sendo traçadas para que a missão seja realizada?

A partir da resposta para essas perguntas você consegue entender o como, que funciona como um plano de ações a ser colocado em prática.

Nesse momento, os valores e crenças são incluídos, sendo um dos principais diferenciais para conseguir se destacar frente aos concorrentes, fazendo com que o seu negócio inspire outras pessoas.

Terceiro passo: finalize com o O quê (What)

Nesse momento, o Golden Circle entra para que você tenha um resultado de todo o seu projeto, como um produto ou serviço final, sendo a parte mais concreta da sua empresa. Nesse passo você vai definir se você faz ou se você vende.

Apenas dizer que a sua empresa é a melhor do mercado não é a melhor maneira de inspirar as pessoas o suficiente para que elas possam comprar com você.

Quando as empresas começam a se comunicar entendendo o porquê, tudo o que ela faz não funciona como a razão da compra do cliente ou da escolha, mas sim é uma forma de tangibilizar a causa.

O mais importante dentro do conceito de Golden Circle não é o que a sua empresa vende, comercializa ou faz, mas sim o porquê ela está no mercado, quais seus valores, crenças e objetivos.

A partir disso, é possível inspirar pessoas ao redor, que acreditam na missão da sua empresa, e com isso, passam a ser clientes fiéis da sua marca.

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