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Você quer saber quais são as últimas tendências do marketing digital? Afinal, a tecnologia avançou rapidamente neste último ano e com o marketing não foi diferente. Muitas foram as mudanças que ocorreram neste ano, não é mesmo?

Não é novidade que a pandemia transformou a forma de trabalho e também o relacionamento dos consumidores com as empresas. Esta nova realidade deu espaço para o surgimento de novas tendências do marketing digital.

Primeiramente, vamos definir o conceito de tendência. Afinal, o que é tendência? Segundo o Dicionário Michaelis, tendência é a disposição natural que leva alguém a agir de determinada maneira ou seguir certo caminho, uma inclinação ou predisposição.

Em outras palavras, a tendência pode ser comparada a uma onda. Não se pode parar uma onda, ou você surfa nela, ou ela te encobre. Assim acontece também com as tendências. O melhor a se fazer é identificar quais são e surfar nelas direitinho, não é?

No fim das contas, quando bem identificadas, as tendências podem ser oportunidades para crescimento. Então, confira agora mesmo 6 tendências do marketing digital.

Leia mais: 11 estratégias de Marketing Digital para você utilizar nas redes sociais da sua empresa.

Interação em tempo real

Esta é uma das tendências que também ganhou força devido à pandemia. Fomos obrigados a se isolar e sentimos falta de conexão, não é mesmo?

Desta forma, as lives, transmitidas em vídeos ao vivo ganharam força em 2020. Conforme pesquisa publicada pelo portal R7, as lives cresceram 70% em relação aos anos anteriores.

Embora as lives tenham diminuído neste ano, a tendência é a permanência deste tipo de interação. Afinal, são muitas as formas em que as marcas podem interagir através de lives com seus consumidores que, cada vez mais, preferem este tipo de interação.

Seja para contar novidades, realizar entrevistas, mostrar novos produtos ou serviços, palestras ou responder dúvidas, as lives são uma ferramenta de aproximação que veio para ficar.

Apesar disso, essa não é a única forma de realizar uma interação em tempo real. Isso também pode ser feito através de postagens no Twitter, por exemplo, e em chatbots – que também é uma tendência do marketing digital que veremos a seguir.

Leia mais: Grandes nomes do marketing para você conhecer.

Bots

Os bots são uma tendência em crescimento, confirma a empresa Grand View Research, que, segundo sua pesquisa, terão um aumento de 25% anualmente até 2025.

A palavra bot é o diminutivo de robot. Sendo assim, podemos traduzir para robozinhos, por isso bots tem a cara do futuro, não é mesmo?

Bots é uma aplicação de software que simula ações humanas repetidas vezes de maneira padrão. Várias são as empresas que já o utilizam em serviços, como a gigante Disney e a eBay.

Basicamente, os bots foram criados para se relacionar com o consumidor de forma mais personalizada, apesar de automatizada. Com ele, é possível realizar orçamentos, fazer vendas e tirar dúvidas do consumidor.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo não é novidade, mas continua com força total nos próximos anos, por isso é uma das tendências do marketing digital atuando no tráfego da web. Para se ter ideia, mais de 70% das empresas já utilizam a estratégia.

Basicamente, o marketing de conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing, sendo responsável por atrair o público-alvo, através de postagens em blogs, redes sociais, e-books, e-mails, vídeos, slides, etc.

Em resumo, o principal é que o conteúdo precisa ser de valor para seus consumidores. Ou seja, conteúdo de valor é aquele que soluciona problemas e entrega uma boa qualidade de informações.

Além de atrair o público-alvo, o marketing de conteúdo constrói autoridade e fortalecimento de marca na web.

Com certeza, esta tendência veio para ficar e as empresas que enxergam nela uma grande oportunidade de crescimento irão se destacar no mercado.

Automação dos processos

Com tantas mudanças e muitas informações, a automação é inevitável.

Existem no mercado várias ferramentas que servem para automatizar processos e aumentar a produtividade e rentabilidade das empresas, tais como:

– E-mail Marketing;

– CRM;

– Manychat;

– RD Station.

Os processos automatizados irão escalar os resultados de empresas que possuem boas estratégias e fazem o uso correto das ferramentas adequadas.

Leia mais: Como melhorar a automação de processos dentro da sua agência.

Humanização de marcas

Com a pandemia, assim como as pessoas, as marcas também perceberam sua fragilidade e os consumidores se identificam e se conectam mais com marcas que humanizam. Podemos perceber essa humanização observando grandes marcas como a Netflix e Magazine Luiza.

A Netflix, por exemplo, possui um perfil no Facebook que interage como uma pessoa com seus seguidores e a Magazine Luiza criou a Magalu. Desta forma, a Magazine Luíza assumiu a forma de um humano com a Lu, assistente virtual da marca. Só que humanizar a marca não se limita nisso.

Nesse sentido, a humanização de marcas se faz presente quando a marca se posicione em questões polêmicas, se compromete com suas opiniões nas redes sociais e isso deve ressoar também em seus processos internos, desde a contratação de funcionários à criação de produtos.

WhatsApp Marketing

O aplicativo que com de 1,5 bilhões de usuários ativos no mundo, sendo 120 milhões só no Brasil, não pode ficar de fora de umas das tendências do marketing digital.

Aposto que você já conferiu o aplicativo pelo menos uma vez hoje, não é?

Por isso ele é um aplicativo importante e que não deve ficar de fora das estratégias do marketing digital.

O Whatsapp Business é uma vertente do aplicativo que é a mais recomendada para uma estratégia de marketing digital, já que com ele é possível automatizar uma série de mensagens, desde a saudação às mensagens de ausências.

Além disso, fornece importantes métricas e possibilita criar uma rede de transmissão, em que é possível enviar uma mensagem para várias pessoas em simultâneo.

Sem dúvida, o aplicativo já é uma tendência que, quando bem utilizado, aumenta resultados e conversões.

É fato que a pandemia trouxe um grande período de instabilidade e mudanças foram necessárias. Agora, você já sabe algumas das tendências que isso acarretou, então basta se adequar a elas para transformá-las em oportunidades.

Conte com a gente para te ajudar com sua estratégia de marketing e fique por dentro dessas tendências e de boas técnicas para enfrentá-las em nosso blog.

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