fbpx

Quando realizamos uma boa gestão, vários benefícios podem ser percebidos em qualquer área de uma agência. Assim, para alcançar bons resultados tanto para si, quanto para seus clientes, é importante estar sempre em busca de inovações.

Desta forma, uma gestão eficiente e bem aplicada é o segredo para conseguir superar os desafios, crescer de forma saudável e contínua, além de ter sempre os seus clientes fiéis. Mesmo assim, alguns profissionais sentem algumas dificuldades para manter tudo em ordem.

Pensando nisso, preparamos esse post com algumas dicas para a gestão de uma agência e para auxiliar em todo o processo. Confira!

Quais as melhores práticas para uma gestão de clientes?

Em suma, o principal auxílio que uma gestão de clientes pode trazer, é entender a importância do cliente para o negócio e através disso desenvolver melhorias na relação. Assim, é preciso adotar algumas ferramentas e ações que ajudem nos processos.

Confira abaixo algumas dessas etapas.

1. Monte sua base de clientes

Em primeiro lugar, para entender como direcionar os seus clientes é preciso conhecê-los. Assim, é importante entender descobrir o que está negociando em sua agência e a partir disso montar a sua base de clientes. Essa etapa pode ser estabelecida como a central de informações.

Nesse meio tempo, para a construção dessa base, é necessário realizar o cadastro de todos os consumidores, seja através de dados coletados na unidade física ou por meios digitais, como, por exemplo, formulários do site, blog, redes sociais, entre outros.

Além disso, o levantamento dessas informações permite ter conhecimento das compras realizadas em sua agência, revelando o quê, quando e o motivo de o cliente fechar a compra. Desta forma, é possível montar o perfil especializando as ações conforme a sua necessidade.

Vale lembrar, que também é possível notar e estabelecer os clientes ativos e inativos, permitindo que o setor de vendas possa reativar os clientes mesmo após a compra ou entender qual o motivo que o impede de continuar consumindo da sua agência.

Leia mais: https://www.publi.com.br/descubra-como-otimizar-o-cadastro-de-clientes-e-fornecedores-na-sua-agencia/

2. Estabeleça a necessidade de cada um

Primeiramente, para oferecer ao consumidor um serviço personalizado é importante conhecer o que ele está buscando ao procurar por sua empresa. Nesse sentido, é crucial que a agência realize o levantamento das necessidades, observando e classificando todas as informações adquiridas em cada um dos atendimentos. Um ótimo meio é através da análise de dados e o estudo das variáveis.

Logo após, com todas as informações obtidas, é possível adiantar a decisão de compra em potencial dos seus consumidores, consequentemente, gerando mais vendas para a sua agência.

Ou seja, todo o estudo permite ter conhecimento sobre as carências, gostos, dores e problemas dos clientes, além de permitir alcançar uma melhor abordagem para cada um deles e traçar a sua jornada, aumentando a relação de confiança e credibilidade.

3. Se atente a satisfação dos clientes

Sobretudo, é de conhecimento de todos que a insatisfação do cliente influencia drasticamente em diversos setores de uma empresa. Pensando nisso, é importante sempre estar atento à satisfação dos seus consumidores, evitando que situações desnecessárias acabem levando ao encerramento da conta.

Em geral, existem diversos meios para realizar as pesquisas de satisfação, e para simplificar você pode estabelecê-los em três grupos. São eles:

  • Promotores: suas notas geralmente são de 9 a 10, ficaram satisfeitos com sua agência e pode fazer recomendação;
  • Neutros: 7 a 8, pretendem continuar consumido da sua empresa, porém não tem a intenção de realizar uma indicação;
  • Detratores: suas notas correspondem de 0 a 6, não ficaram satisfeitos com os seus serviços.

Assim, principalmente quando se trata dos detratores, é possível ganhar conhecimento sobre o que não agradou e estabelecer novas estratégias para melhorar no quesito.

Leia mais em: https://www.publi.com.br/como-medir-a-satisfacao-dos-clientes-da-sua-agencia/

4. Personalize as interações

Geralmente, um dos principais meios para uma boa gestão estratégica de clientes, é personalizar as interações, pois, podem auxiliar na trajetória dos consumidores. Pois, cada um possuía a sua necessidade em particular, assim usar apenas uma abordagem em todos os casos, pode ser nada eficaz.

Em outras palavras, utilize a avaliação de cada perfil, realize um brainstorming de ações específicas e voltada para cada grupo, seja com promoções exclusivas, catálogos personalizados, entre outros.

Consequentemente, o consumidor se sente mais importante e tende a sempre optar por buscar a sua agência em caso de necessidades.

Leia mais: https://www.publi.com.br/4-truques-que-vao-ajudar-a-sua-agencia-no-processo-de-captacao-de-clientes/

5. Utilize etapas de onboarding

Frequentemente, é importante estabelecer etapas de onboarding, pois, essa prática tende a ajudar o consumidor a utilizar o seu produto ou serviço da melhor forma. Em alguns casos, pode acontecer do cliente não conseguir extrair todos os benefícios oferecidos.

Desta forma, essa prática o auxilia a perceber o quanto foi somado a sua empresa, através das soluções adquiridas. Assim, algumas dessas práticas são:

  • Observar os consumidores mais bem sucedidos e desenvolver um guia de informações sobre o uso, seja do produto ou serviço;
  • Ficar atento às atividades e oferecer auxílio em caso de dificuldades;
  • Realizar pesquisas de satisfação e se basear para entender o que precisa ser melhorado.

6. Adquira um software de gestão para agências

Atualmente, ter acesso rápido a informações é algo indispensável para oferecer um serviço excelente para os consumidores. Assim, com a implementação de um software de gestão para agências, se torna algo fundamental para a otimização das atividades.

Logo, com o uso de uma ferramenta completa, se torna possível melhorar todos os processos em departamentos diversos, cadastrar e observar de perto as demandas, além de conseguir adiantar os prazos e tarefas.

Ainda mais, todas as equipes conseguem interagir sem apenas uma plataforma, e utilizam de uma fonte segura de dados, permitindo à sua agência assegurar experiências únicas aos seus clientes.

Conclusão

Em síntese, a gestão de clientes é fundamental para toda agência e a sustentabilidade do negócio, e para isso, se atentar às ações e práticas permitem melhor o desenvolvimento e alcance de resultados.

Desta forma, procurar meios que incrementem no negócio como um software de gestão para agências, você consegue monitorar os resultados e a produtividade da equipe, além de ter em mãos relatórios financeiros e de business intelligence.

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?