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Com o crescente desenvolvimento da inovação na tecnologia, várias ferramentas, dispositivos e softwares ajudam nas rotinas de uma agência, seja automatizando serviços ou otimizando tempo. Contudo, sabemos que é de fato importante agregarmos tecnologias de ponta em processos rotineiros, mas também é crucial cultivar um pensamento inovador dentro da gestão agência de publicidade.

Afinal, para que sua marca seja autoridade em relação aos possíveis concorrentes, é necessário planejar estrategicamente ações inovadoras para gerar maior competitividade no mercado e destacar-se em sua área de atuação.

Quer saber como cultivar um espírito inovador dentro de sua agência? Leia o post até o final, conheça os benefícios e saiba dicas exclusivas para te ajudar nesse processo.


Leia mais: Como criar um ambiente de trabalho mais criativo na sua agência.

Por que é importante investir em inovação?

Sabemos que no meio organizacional, quem dita as regras é o próprio mercado. O comportamento do consumidor muda de forma constante, e por isso é necessário acompanhar essa tendência e prover recursos para que a sua ideia chegue até ele.

Por isso, em um cenário de mercado altamente saturado, investimentos em inovação são cruciais garantir o seu destaque e chamar a atenção do seu público. Dessa forma, inovar é tornar ainda mais eficiente e eficaz o que já é bom. Com o crescimento acelerado da tecnologia, aliada ao criativo, fica mais fácil gerar escalabilidade entre os seus concorrentes que negligenciam o papel importante do espírito inovador dentro das empresas.

Fatores essenciais para estimular a inovação no ambiente interno

Existem alguns fatores importantes que devem ser considerados como o primeiro passo para a inovação em sua agência. São eles:

1. Criatividade

Sabemos que a criatividade é crucial para prover ideias incrementais ou disruptivas em relação a uma nova forma de oferecer um produto ou serviço.

2. Viabilidade

A partir dos campos tecnológicos, financeiros, mercadológicos e operacionais, a viabilidade precisa ser analisada para prever se existe a possibilidade de tornar real a ideia de um produto ou serviço que gere lucro.

3. Demanda

A demanda sugere que, quando a ideia se consolidar em um produto ou serviço, haverá o interesse pelo cliente em adquiri-lo. Considerando o histórico de Da Vinci, que foi o maior gênio da criatividade, sua mente estava séculos a frente do seu real tempo, porém naquela época não havia demanda e nem viabilidade, influenciando em suas criações, como a asa-delta, paraquedas e o equipamento de mergulho.

Assim, as ideias de Da Vinci ficaram no campo das invenções, esperando que esses dois fatores surgissem para que suas invenções fossem para o campo da realidade.

No caso citado acima, percebemos o quanto esses três fatores precisam andar juntos para que o campo de inovação aconteça dentro das empresas. Para saber mais sobre os benefícios da inovação em sua agência, veja aqui mais dicas importantes para o seu negócio.

Na prática: ações para estimular a inovação dentro da Gestão agência de publicidade

Partindo para a prática, mostraremos as principais dicas para começar a implementar processos que fomentem a inovação dentro de sua empresa.

1. Alinhe a inovação aos objetivos estratégicos

Antes de tudo, é preciso entender as estratégias da agência. E assim, com base neles, definir os processos que precisam ser inovados pela empresa.

2. Foque unicamente em inovação

Processos que fomentam a inovação devem fazer parte de todos os mecanismos estratégicos da agência. Assim, sabendo que seus resultados poderão proporcionar tipos de mudanças que irão interferir na forma de fabricar um produto, na prestação de serviços ou de apenas entregar uma experiência.

3. Crie um ambiente para favorável para inovação

Para que consigamos criar um ambiente favorável para inovação, é preciso priorizar algumas questões, como por exemplo:

– Decisão da diretoria em buscar incentivos e apoios para a inovação dos produtos e serviços;

– Estimular uma cultura de inovação constante, incorporando-a ao DNA da agência;

– Garantir verba para investir;

– Ter um responsável unicamente para traçar objetivos e metas para inovação, incentivando os colaboradores constantemente;

4. Busque sensibilizar os seus colaboradores para ideias inovadoras

Para sensibilizar os funcionários para a inovação, é necessário mantê-los em contato constante com treinamentos, workshops e encontros para estimular o criativo, de preferência fora do ambiente organizacional.

Durante as atividades, é preciso ressaltar a importância do fator inovador, para que todos consigam absorver os mesmos conceitos e entendam o seu processo. Para quem é responsável em promover a inovação dentro da agência, é necessário que esse gestor entenda e deixe que os colaboradores sintam-se livres para apontar causas e gerar ideias em todas as etapas do processo de inovação em seu calendário de tarefas.

Assim, os colaboradores se sentirão mais importantes e mais prestativos, internalizando a cultura do inovar em suas rotinas e dia a dia.

5. Busque parceiros que possuem pensamentos inovadores

Além de fomentar a inovação no ambiente interno, também é preciso buscar parcerias com instituições que já possuem técnicas e conhecem os métodos de financiamento de inovação disponíveis no país. Podemos citar algumas, como por exemplo: universidades, startups, consultorias especializadas em estratégias, modelos e demais serviços de inovação.

Trazer parcerias externas, como o caso de incubadoras de startups, colaboram e muito em saltos exponenciais de expertise do time, se tratando do processo de inovação.

6. Analise constantemente os resultados provenientes da inovação

Se tratando da gestão da inovação em agências, é necessário medir resultados, observar indicadores de desempenho e verificar constantemente se os processos inovadores estão se tornando mais produtivos e eficazes.

Em outras situações, quando a inovação é trabalhada já no produto final, análises mercadológicas e ferramentas de marketing podem mostrar se os processos inovadores estão indicando os resultados esperados, e principalmente, se os clientes estão satisfeitos.

7. Reconheça os esforços

Para isso, é necessário definir mecanismos e formas de reconhecimento pelos esforços feitos pelos colaboradores para a geração da inovação. Entre diversas opções, pode ser feito um reconhecimento por toda a organização, destacando o colaborador mais empenhado, ou promovendo reuniões para elogiar a equipe pela competência e pela autenticidade no processo inovador.

Conclusão

Conforme visto acima, na gestão agência de publicidade, é de extrema importância criar um ambiente em que estimule a inovação por parte dos colaboradores, adequando-o ao DNA da agência. Assim, a competitividade no mercado irá se tornar ainda maior.

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