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O Instagram é uma das redes sociais mais bombadas desses últimos tempos. Ao redor do mundo, bilhões de pessoas acessam a plataforma diariamente para interagirem com pessoas e marcas. Só aqui no Brasil, mais de 90 milhões de pessoas são ativas nessa rede social tão famosa.

No entanto, com o passar do tempo, novas ferramentas e funcionalidades vão surgindo para tornar a experiência do usuário dentro da plataforma ainda melhor. Nesse quesito, podemos perceber a devida importância do Reels, que há algum tempo já foi lançado na plataforma, mas ainda assim muita gente não sabe como usá-lo de maneira eficiente.

Quer saber como? Continue lendo o nosso post e aprenda de uma vez por todas a usar o Reels do seu Instagram sem qualquer dificuldade. Boa leitura!

Reels no Instagram: o que é?

Conforme dito, o Reels é uma das mais recentes funcionalidades do Instagram, permitindo que os usuários criem vídeos de até 15 segundos. Do mesmo modo em que acontece na rede social vizinha, o famoso TikTok, no Reels é possível criar e editar conteúdos mais curtos, além de adicionar efeitos visuais e sonoros para tornar o vídeo ainda mais atrativo para os usuários online.

E o melhor de tudo, é que essas funções são extremamente simples e intuitivas, permitindo que os criadores não tenham muito trabalho com edição e no seu compartilhamento. A ideia do Instagram com a inserção do Reels em sua plataforma é justamente trazer mais formato às pessoas.

Assim como o IGVT e os Stories, por exemplo, agora é possível adicionar esses conteúdos mais curtos no Reels e impactar ainda mais a audiência. Tão simples quanto assistir a um vídeo de 15 segundos, é criar conteúdos nesta opção.

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Por que é o Reels é tão importante?

Em geral, em se tratando de processos de marketing digital nas mídias sociais, as equipes das empresas precisam conhecer ao máximo as plataformas que estão sendo utilizadas. Dessa forma, se não explorássemos tão bem o recurso Reels do Instagram, estaríamos perdendo uma grande oportunidade de impactar pessoas e gerar novas captações. Por esse motivo, mais do que simplesmente ter uma conta no Instagram, é gerar uma relação de proximidade com a audiência.

Já que milhares de conteúdos são exibidos ali na lupinha, ou seja, no Explorer, usar as hashtags corretas pode aumentar ainda mais o alcance das publicações, impactando uma audiência desconhecida até mesmo para a marca. Por isso, é extremamente fácil de ser criado, e o Reels acaba possibilitando a geração de tráfego orgânico.

Desse modo, apesar da sua popularidade e praticidade, o Reels do Instagram não pode ser deixado de lado pelas marcas. Se tratando de equipes mais enxutas no marketing digital, podemos perceber que a facilidade para criar conteúdos nesse formato e atingir um número de pessoas, é ainda melhor.

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Como criar um Reels no Instagram?

Agora que você já sabe o conceito e entende a importância do Reels no Instagram, confira abaixo o passo a passo para criar um conteúdo dentro dessa funcionalidade:

1. Acesse o Instagram

Antes de tudo, a primeira etapa para criar um Reels é bastante simples: abra o aplicativo em seu celular. Isso porque ainda não é possível criar um conteúdo dentro dessa funcionalidade através do desktop.

2. Abra a câmera do Instagram como se fosse gravar um stories

Depois de abrir o Instagram no seu smartphone, clique no botão que é utilizado para fazer gravação de stories. Entre as outras opções que aparecem na parte inferior da tela, bem no cantinho, você verá a opção “Reels”, aparecendo bem ao lado direito de “Stories”.

3. Torne o seu conteúdo ainda mais atrativo colocando efeitos

Quando você clicar na opção Reels, verá que novas funcionalidades irão aparecer para essa opção. Em outras palavras, uma nova janela de quatro itens vai aparecer para você no canto esquerdo da tela. Essas quatro opções vão deixar o conteúdo ainda mais atrativo e, sobretudo, interativo para os usuários do seu instagram.

Sendo assim, o primeiro recurso é a Música, que permite que possamos selecionar alguma salva na nossa biblioteca ou buscar alguma específica na lupinha, a fim de que o seu conteúdo fique mais bonito, chamativo e interessante de ser consumido.

Lembrando que, agora o Reels pode ficar muito mais bombado se você escolher as músicas do momento. O próprio Instagram consegue te mostrar as músicas que estão sendo mais tocadas, e dessa forma, os conteúdos que possuem essa música, costumam ser enviados para mais pessoas.

Partindo para o segundo ícone, nele você poderá adicionar efeitos, como slow motion, velocidade alterada, e etc. Na terceira opção, você conseguirá adicionar outros tipos de efeitos para seus Reels, como por exemplo, a utilização de filtros, fundos, efeitos do Instagram ou até mesmo aqueles famosos desafios que sempre fazem sucesso com os usuários.

O último ícone é o cronômetro, permitindo que você realize a gravação do vídeo sem utilizar as mãos, finalizando assim que o tempo limite acabar.

Salve como rascunho ou compartilhe o seu reels

Depois que seu reels estiver bem bonito, nos restam duas opções: compartilhá-lo ou deixá-lo como rascunho para fazer melhorias futuras ou postá-lo em um dia ou horário mais estratégico. Diversas empresas utilizam a opção Rascunho para “arquivar” conteúdos já prontos, para que possam ser disparados em horários onde as pessoas (o público-alvo) encontra-se mais presente na internet.

Conclusão

Conforme vimos, o Reels do Instagram oferece um grande potencial para aumentar ainda mais a autoridade da marca na rede social. Afinal de contas, essa nova funcionalidade tem um potencial ainda maior de levar o seu conteúdo para mais pessoas. Portanto, siga os passos citados acima para criar um excelente reels e atingir excelentes usuários para conhecer a sua marca.

Dessa forma, agora que você já sabe o conceito e a importância dessa incrível funcionalidade do Instagram, que tal ampliar o seu conhecimento sobre assuntos de marketing digital e produção? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira nossos conteúdos.

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