fbpx

Em pleno século XXI, estar presente na internet é um fator decisivo no mundo dos negócios. E é exatamente por isso que o marketing de conteúdo é muito mais do que apenas uma tendência, consolidando-se como uma ferramenta estratégica praticamente obrigatória no mercado. Logo, entender mais sobre o maravilhoso mundo do marketing de conteúdo apresenta muitos benefícios para a sua agência.

Desde os tempos antigos, os seres humanos contam histórias para sobreviver. Conforme as transformações tecnológicas foram acontecendo, os estilos, formatos e as maneiras de se contar uma história também se modificaram ao longo do caminho.

E foi acompanhando essa evolução da tecnologia que o marketing digital se tornou um recurso indispensável.

Não é mais novidade para os empreendedores que o mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores ainda mais exigentes. Logo, é preciso suprir as ausências de métodos tradicionais e começar já a investir em inovação.

Só assim, é possível se destacar no mar turbulento da concorrência e alcançar resultados positivos para a empresa.

O marketing de conteúdo é um recurso inovador que faz toda a diferença quando falamos sobre visibilidade de uma marca.

Apostar no poder das palavras, junto com as estratégias certas, é garantir que a sua agência se torne uma referência relevante no mercado.

Então, como usar a produção de conteúdo para vender seu produto e ao mesmo tempo agregar valor para os clientes? Pensando nisso, preparamos esse post para ajudá-lo a entender o que é o marketing de conteúdo e como a metodologia pode ser extremamente vantajosa para a sua agência.

Leia mais: E-mail marketing | Boas práticas para aplicar na sua estratégia

O que é Marketing de Conteúdo e por que investir no método?

Muito se fala sobre o tal do marketing de conteúdo, não mesmo? Pelo menos uma vez você já deve ter escutado ou lido em algum lugar sobre o conceito. Mas, o que é, de fato, o marketing de conteúdo e por que ele é fundamental para impulsionar as suas vendas?

Basicamente, a metodologia diz respeito a produção de conteúdo sobre determinado assunto para conquistar clientes.

Com essa estratégia de marketing, a sua agência consegue engajar o público-alvo por meio de conteúdos relevantes e que agreguem valor para os clientes.

O marketing de conteúdo é o melhor caminho para que a sua agência tenha autoridade no mercado, oferecendo um conteúdo interessante e que solucione os problemas do consumidor.

O processo é fundamental para conduzir o cliente ao longo da jornada de compras, transformando a experiência do usuário.

O maior objetivo do marketing de conteúdo é garantir a constância dos resultados positivos para a empresa. Assim, o negócio ganha mais notoriedade e garante credibilidade no ambiente corporativo.

Leia mais: Conheça tudo sobre a técnica de copywriting.

Os benefícios do Marketing de Conteúdo para a sua agência

Agora que você entendeu o que é o marketing de conteúdo e sua importância para promover sua agência no mercado competitivo, chegou o momento de saber mais sobre os benefícios da metodologia.

Não é à toa que o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas nos dias atuais.

São diversos os benefícios e oportunidades de investimento que o método oferece em suas variadas aplicações.

E é por isso que definir com exatidão quais sãos os objetivos da sua agência é o primeiro passo para garantir um bom planejamento de Marketing. Em vista desse cenário, destacamos a seguir os principais benefícios da estratégia para a sua agência.


Leia mais: Inbound Marketing | O que é? Como funciona? Conheça mais sobre a estratégia de atração.

Reconhecimento, credibilidade e autoridade no mercado

Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo é o reconhecimento da sua agência do mercado.

Quando a empresa investe em uma boa produção de conteúdo que seja relevante para o público-alvo, cada vez mais ela vai se tornando um nome de referência e autoridade no assunto.

O Brand Awareness é essencial para que mais pessoas cheguem até a sua agência, reconhecendo seus serviços através de conteúdos interessantes.

Estar sempre presente e disposto para auxiliar o consumidor é a melhor forma de ser lembrado em momentos de necessidade.

Isso ainda cria um laço de familiaridade com os clientes, aumentando o interesse e a credibilidade da sua agência.

Leia mais: Estratégia de branding | Gestão de marca.

Geração de leads e aumento das vendas

Outra vantagem é o aumento da geração de leads. Aqui, vale ressaltar que alavancar as visualizações do seu conteúdo não quer dizer necessariamente que você está gerando leads.

Por isso, o investimento em estratégias específicas e personalizadas para o perfil do consumidor é indispensável para que esse lead seja impulsionado e, consequentemente, fidelizado.

É oferecendo conteúdos aprofundados como e-books, guias, webinars e outros que a sua agência vai conquistar novos públicos.

O sistema de trocas é fundamental para a geração de leads, já que conseguir o contato do possível cliente é uma ótima oportunidade de negócio durante o funil de vendas.

Assim, também é possível aumentar as suas vendas. Hoje em dia, oferecer uma experiência de compra diferenciada e relevante para os seus clientes é extremamente importante.

Portanto, o marketing de conteúdo é uma ferramenta indispensável para quem busca por aprimoramento no processo de vendas.

Leia mais: 5 dicas para melhorar o processo de qualificação de leads da sua agência.

Engajamento e fidelização de clientes

O engajamento do público e a fidelização de clientes são outros benefícios que fazem toda a diferença na sua agência.

Manter um relacionamento próximo com os seus clientes é imprescindível para aumentar o engajamento e contato com o público através de um atendimento de excelência.

Quando o cliente se sente satisfeito com a experiência de compra, a tendência é que ele vista a camisa da empresa e se torne um grande divulgador do seu serviço.

Tal ação é fundamental para aumentar a sua rede de clientes e ainda garantir uma boa reputação no mercado.

É produzindo um conteúdo que solucione os problemas do público que a sua agência vai ser lembrada pelos consumidores quando surgir a necessidade.

Isso é essencial para a manutenção frequente do seu pós-venda, assegurando uma maior fidelização de clientes.

A estrutura do Marketing de Conteúdo

Conforme vimos no tópico anterior, percebemos que a estratégia do marketing de conteúdo tem como principal objetivo realizar um levantamento de todos os pontos necessários, e assim, documentá-los antes de efetivamente colocarmos a “mão na massa”.

Por esse motivo, essa estratégia possui uma estrutura, que é basicamente o resumo do que vimos até aqui. Confira:

  • Planejamento: na etapa do planejamento, que é basicamente a base da pirâmide do marketing de conteúdo, aqui devemos deixar muito bem claro os colaboradores que estarão envolvidos pelas tarefas da estratégia, e como eles conseguirão bater todas as metas indicadas, seja curto, médio ou a longo prazo;
  • Definição de persona: quando desenvolvemos uma persona, podemos notar que a criação e produção de conteúdo se torna muito mais eficiente e começa a fazer sentido — uma vez que já sabemos quem é que vai ler esses conteúdos. Além disso, também fica ainda mais fácil conduzi-los pelo funil de vendas, até que realizem conversões eficientes para a estratégia do negócio;
  • Criação de Conteúdo: como o próprio nome já fiz, aqui já chegamos efetivamente na fase da produção. De maneira prática, eles podem ser criados em diferentes tipos de formatos — desde que sejam totalmente adequados para a persona da empresa. E-books, infográficos, áudios, vídeos, e-mail, blogposts, e muitos outros podem ser criados para gerar o máximo de proximidade com as personas, e assim, aumentar o alcance da marca;
  • Distribuição: Além de realizar a produção de conteúdos, precisamos, também, criar estratégias para promovê-los nos canais comunicativos onde a sua persona se encontra. Exemplos a citar são as redes sociais, e as listas de e-mail marketing, por exemplo;
  • Mensuração de resultados: A fim de que tenhamos a plena certeza de que as ações de marketing de conteúdo estão funcionando da maneira esperada, é necessário analisarmos os resultados obtidos das estratégias criadas, como as interações sociais, SEO, networking, tráfego pago, e etc.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: porque são complementares?

Sem sombra de dúvidas, o marketing de conteúdo é de suma importância para as estratégias de captação com a elaboração dessa produção. No entanto, quem é que “instiga” o leitor a tomar uma ação? São as estratégias de inbound.

Ou seja, é dentro do inbound marketing que encontramos as estratégias de produção de conteúdo.

Para entendermos ainda melhor essa relação, vamos te explicar nesse tópico a maneira em que os princípios básicos de inbound marketing fazem toda diferença em suas estratégias de produção de conteúdo.

No entanto, para falarmos de maneira ainda mais didática sobre essa relação, primeiramente devemos entender o que trata a metodologia inbound.

De maneira geral, podemos definir que inbound marketing nada mais é do que qualquer tipo de estratégia de marketing que tenha como principal objetivo realizar captação, ou seja, fazer as pessoas ficarem interessadas de maneira não interruptiva ou invasiva.

Diferentemente de propagandas que tendem a ser bastante incisivas e basicamente jogam os anúncios na cara dos usuários que nem ao menos se encontram preparadas para tomar uma decisão em relação aquele conteúdo visto.

O objetivo do inbound, junto com o marketing de conteúdo, é atrair as pessoas de maneira sutil.

Em outras palavras, você simplesmente deixa que aquela pessoa venha até a sua agência no tempo dela. Assim, você basicamente “perde permissão” para que sua marca entregue uma mensagem ao usuário.

É justamente por isso que o inbound marketing tende a ser popularmente conhecido como marketing de atração.

Em resumo, o que basicamente você deve entender é que, para realizar o marketing de conteúdo, você basicamente segue a linha de inbound marketing.

Em outras palavras, é atrair o seu público, e com tempo, ganhar a confiança deles para se tornarem promotores da sua marca.

Como fazer marketing de conteúdo em minha agência?

Caso você não saiba, o marketing de conteúdo não é somente escrever. Ele vai muito além disso! Na verdade, a parte de produção é a menor delas.

Antes disso, é crucial realizar a definição de objetivos concretos, bem como as estratégias que serão utilizadas e quais métricas devemos avaliar.

De maneira prática, a etapa de planejamento é basicamente tudo aquilo que você faz antes de efetivamente começar a criar um conteúdo.

Ou seja, iremos analisar os temas, as palavras-chave, a linguagem que será adotada para a comunicação com o público, entre outros.

Vamos conferir abaixo um passo a passo simples para você começar a realizar marketing de conteúdo em sua agência:

1. KPIs e definição de objetivos

Primeiro de tudo, devemos entender que um objetivo extremamente claro para a equipe de marketing da sua agência irá auxiliá-los a entender quais tipos de métricas (KPIs) devem ser acompanhadas.

Além disso, também é necessário entender quais serão as ações a serem tomadas para melhorar ainda mais os resultados.

2. Definição de personas

Conforme percebemos na estrutura do marketing de conteúdo nos tópicos acima, a definição de persona é crucial para entender o tipo de conteúdo que devemos criar, de que maneira devemos criar, e qual linguagem devemos adotar.

Aqui, também entramos no funil de vendas do marketing. Como sabemos, existem três funis:

  • Topo de funil: Aqui é quando a sua persona pode nem saber que tem um problema. Logo, o papel do marketing de conteúdo é produzir contextos para mostrar a essa pessoa que ela tem um problema e precisa resolvê-lo.
  • Meio de funil: No meio do funil, a persona já entende que possui um problema, mas ainda está em dúvida sobre como resolvê-lo. Nesse contexto, é ideal que o seu marketing de conteúdo gire em torno de benefícios e vantagens da sua oferta, mostrando-lhes que seu produto ou serviço é mais diferenciado do mercado e possui grandes chances de resolver o seu problema em questão.
  • Fundo de Funil: Aqui já temos uma persona consciente do problema, já sabe como resolver e já quer comprar. Muitas vezes, no fundo do funil, a persona já até sabe em qual marca irá comprar a oferta. No entanto, você pode aproveitar esse momento quente de compra para dar aquele empurrãozinho e fazer o usuário realizar uma conversão, transformando-o em uma MQL ou SQL.

Com base no estágio de funil em que a persona se encontra, você irá elaborar conteúdos para que ela avance no funil até chegar no fundo. Aí sim, ela estará preparadíssima para comprar de você!

Deseja saber mais sobre o que é o marketing de conteúdo e quais os benefícios para a sua agência? Então, invista gora mesmo na metodologia.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais!

Abrir conversa
1
Fale com o nosso time de vendas!
Olá! Podemos ajudar?