fbpx

Você sabe o que é SEO? Neste guia, buscamos os pontos principais para que você possa começar hoje mesmo a traçar uma estratégia de otimização para o seu site.

O marketing digital muda dia após dia, e as estratégias de conquistar clientes acompanham esse ritmo.

Quando falamos em SEO, estamos falando em tornar marcas atraentes aos sistemas de busca, de modo que se tornem nossos aliados na divulgação dos produtos e serviços prestados.

Dessa maneira, criamos um guia completo de como aplicar essa estratégia no seu site, e a partir de hoje ver o seu tráfego crescendo.

Iremos contar exatamente:

Confira!

O que é SEO?

SEO Search Engine Optimization é uma estratégia composta por ferramentas que buscam atrair a atenção dos sistemas de busca, de modo que eles identifiquem o seu site como o mais relevante em determinada área.

Na prática, temos no SEO significado de conquista do primeiro lugar diante da concorrência.

Trata-se de colocar a nossa página no primeiro lugar da lista de resultados, seja do Google, do Bing ou até mesmo do Yahoo.

Normalmente, os profissionais de marketing se concentram no Google, por ser o buscador que recebe 88% do fluxo de pesquisas anuais, coletando mais de 2,3 trilhões de palavras-chave por ano (Sem Rush, 2019).

O SEO atua em todas as frentes do seu site, tendo como objetivo primário a otimização de conteúdos.

Como o Google pensa?

O Google é a ferramenta com o maior número de usuários por uma razão simples. Os seus resultados são coerentes!

A lista de links que recebemos ao digitar um termo no campo de pesquisa é cuidadosamente pensada pelos algoritmos do buscador que avaliam mais de 200 critérios para apresentá-la (Backlinko, 2020).

O principal objetivo de todo esse estudo é entregar ao usuário uma experiência satisfatória, exibindo apenas resultados relevantes.

Dessa maneira, a otimização de conteúdos citada acima busca dar à sua página:

  1. Coesão e coerência entre os conteúdos e links;
  2. Melhorar a usabilidade e a experiência de navegação;
  3. Garantir que as pessoas irão encontrar e se interessar pelo seu conteúdo;
  4. Promover uma fácil leitura pelos algoritmos de busca;
  5. Tornar a sua página relevante para os buscadores.

Em um primeiro momento os buscadores irão escanear a sua página. Chegarão até ela e irão ler todo o conteúdo e navegar entre os links para compreender como ela está se comportando.

Se essa navegação é satisfatória, a página é indexada, ou registrada, e em seguida é colocada no ranking de buscas em uma posição determinada, que pode variar a cada segundo.

Fatores levados em conta para o SEO marketing

Essa lista complexa é elaborada a partir de uma série de critérios estabelecidos pelos buscadores. O Google, por exemplo, conta com mais de duzentos fatores que mudam diariamente. Agora iremos explicar os principais, confira.

Distribuição e relevância das Keywords

Os termos digitados na barra de busca mudam de nome e se tornam palavras-chave, e esse é a base fundamental da estratégia de SEO marketing.

Elas precisam ser relevantes e capazes de resumir um desejo ou o objetivo que a página tem na web, de modo que são fatores fundamentais para a sua classificação.

Se a keyword buscada estiver em alguns pontos estratégicos do domínio, você conquista uma ótima pontuação. Ela precisa:

  • Compor a URL da sua página;
  • Ser um dos primeiros termos a aparecer;
  • Estar um título nível H2 no conteúdo, pelo menos;
  • Aparecer nos subdomínios;
  • Fazer parte da meta descrição;
  • Ser coerente com o conteúdo apresentado.

Clique aqui e confira o nosso conteúdo completo sobre Landing Page | O que é? Como usar na sua estratégia de Marketing Digital?

Usabilidade da página

Esse é o campo mais técnico do SEO e que precisa ser levado em consideração. Os buscadores levam muito em conta o profissionalismo com o qual o domínio foi criado.

Por exemplo, você sabia que a sua página dificilmente será indexada se levar mais que 2 segundos para carregar?

Ou ainda que a sua página fica para trás se não contar com rich snippets?

Coesão da página

Todos os fatores apresentados dão ao algoritmo o que ele precisa para classificar a qualidade do seu domínio. Tudo o que ele busca é coesão.

O seu site precisa fazer sentido para ser ranqueado como líder.

O seu site deve conter links para conteúdos relevantes e subdomínios que mantenham o seu usuário navegando dentro da sua marca por um longo período de tempo.

Por anos isso não foi um problema, mas com o avanço do machine learning o Google aprendeu a ler conteúdos assim como nós lemos, compreendendo se os termos apresentados fazem sentido entre si.

As páginas são penalizadas se contam com:

  1. Palavras-chave em excesso;
  2. Densidade de termos incorreta;
  3. Uso de vocabulário impróprio;
  4. Termos sem correlação entre si ou ambíguos.

Como implementar o SEO On Page?

Agora que explicamos brevemente o que é SEO Search Engine Optimization e quais são os principais critérios de avaliação para o ranking de resultados, iremos contar como aplicar o SEO no seu site de maneira eficiente.

No entanto, antes de começar precisamos deixar claro que não existe uma receita pronta para o sucesso da sua estratégia.

A grande chave é, na verdade, o planejamento de marketing. Nós temos um conteúdo exclusivo sobre o assunto e vale a pena dar uma conferida.

Para a otimização de serviços de busca, SEO, não é diferente.

Você precisa analisar exatamente onde a sua empresa está agora e definir as estratégias que irá adotar para atingir os objetivos propostos. Dessa maneira, trilhará um caminho centrado em resultados e eficiência.

Confira agora os primeiros passos para implementar uma estratégia campeã.

SEO WordPress

O primeiro passo em qualquer estratégia de marketing digital começa com a estrutura do seu site.

Conforme mencionamos anteriormente, o Google premia domínios que entregam profissionalismo, tanto para o cliente, quanto para a organização propriamente dita.

A idade de um domínio, o tempo que a página roda sem falhas e a coerência do código-fonte são fatores essenciais para demonstrar essa habilidade.

Há plataformas como o WordPress que são uma mão na roda para os profissionais de marketing que buscam eficiência na publicação de um domínio.

É um programa de código aberto que se adapta à realidade de qualquer negócio, podendo ser ajustado, otimizado e melhorado seguindo as expectativas do profissional.

Além do mais, conta com plug-ins próprios e externos que acrescentam funcionalidades que podem otimizar a experiência do seu cliente, ao passo de que é ajustado aos pré-requisitos exigidos pelos algoritmos que avaliam as páginas.

Dessa maneira, o SEO WordPress oferece um suporte completo desde o início da produção do seu site até a publicação efetiva, assim como o acompanhamento de métricas e resultados.

Vale a pena conhecer essa ferramenta poderosa!

Aplicação do SEO On page

A otimização efetiva do seu domínio é denominada SEO On page, que busca tratar de cada subdomínio do seu site de maneira especializada.

experiência do usuário é o fator mais relevante para o ranqueamento da página no topo.

Lembra quando falamos dos 2 segundos para ser indexado? O Google leva isso muito a sério. Você deve estar se questionando se isso é responsabilidade sua ou não.

Nós respondemos, é sim!

Mesmo em conexões lentas o seu site precisa ser responsivo e levar o usuário rapidamente entre as páginas, caso contrário, ele irá se cansar e o Google dará preferência aos sites que respondem com maior velocidade.

Limpeza do seu código

Para reduzir o tempo de espera, analise tudo o que foi ou será disponibilizado na sua página.

Quando falamos em código-fonte no referimos às linhas de programação que são, na verdade, a linguagem falada pelos sistemas e equipamentos eletrônico.

Esse código precisa ser limpo e reduzido ao máximo, evitando redundâncias, linhas duplicadas ou até mesmo comandos que se contradizem.

Esse é o texto que o algoritmo irá ler, e não o blog post efetivamente publicado. Dessa maneira, é essencial que seja altamente legível e de fácil compreensão.

Além do mais, é nesse campo que você dará uma prévia do conteúdo através dos schemas.org.

Schema pode ser também compreendido como rich snippet.

Pare para analisar um exemplo de busca realizada no Google.

O título dado a esse link, assim como a descrição sob ele e outros links clicáveis compõem o snippet do buscador, oferecendo uma prévia ao usuário.

No fim, tudo isso está embutido no código-fonte da sua página, que é analisado pelos algoritmos para compreender se vale a pena disponibilizá-los ou não.

Ainda falando nesse tema, não podemos deixar de lado a posição zero dos resultados. Ela está acima do primeiro colocado.

Sendo assim, com um schema é bem planejado, ele poderá disponibilizar até mesmo um parágrafo completo com imagem para convencer o usuário a entrar no seu domínio e consumir o conteúdo na íntegra.


Baixe agora o nosso Guia Completo de Redes Sociais 2020!

Uso estratégico das Keywords

Quando falamos em SEO precisamos deixar um pouco de lado o nosso extenso, lindo e premiado catálogo para colocar em foco o desejo do nosso público-alvo.

Quando avisamos que o google busca melhorar a experiência do usuário, não estávamos brincando, é assim que a empresa ganha dinheiro.

As palavras-chave são o centro e a fundação dessa estratégia por uma boa razão. Afinal, é através delas que o leitor busca por conteúdos de valor.

Elas precisam ser estudadas, planejadas e muito bem calculadas para serem incluídas em um blog post, nome de domínio ou URL, caso contrário, irão prejudicar todos os esforços realizados.

Parte desse planejamento é conhecer o seu público-alvo. Compreender quais são as suas necessidades. Entender o que ele está buscando nesse exato momento.

Em posse dessa informação você irá criar uma lista de termos que ele pode estar digitando agora mesmo para buscar um conteúdo de valor, em seguida, se debruçar sobre elas e definir quais são realmente relevantes para a sua estratégia.

Keyword Planner é uma ferramenta criada pelo Google justamente com objetivo de avaliar a qualidade dessas palavras.

Dessa forma, ela fornece tráfego gerado por cada termo, número de buscas e até mesmo custo por clique se você pretende conciliar o SEO com anúncios pagos.

Escolha eficiente de keywords

A escolha irá depender única e exclusivamente da sua estratégia, perfil de clientes e momento que pretende abordá-los no funil de vendas.

Se eles ainda não reconhecem que tem um problema que precisa de solução, você pode abordá-los com termos mais genéricos que irão atrair um grande volume, mas capturar poucos.

Além do mais, nesse momento é essencial educar o público e gerar valor, de modo que um conteúdo extenso, detalhado e explicativo pode engajar uma audiência de maneira mais efetiva.

Por outro lado, no final do funil as pessoas já estão cientes que buscam um produto ou serviço que atenda às suas necessidades, e precisam apenas encontrar uma empresa que disponha desses recursos.

Agora o grau de especialização aumenta, e você busca aquelas palavras que não geram tanto tráfego, mas um muito mais qualificado a efetivamente fechar negócios.

Em paralelo com o início, agora é hora de ser sucinto. Sem fazer rodeios. Apresentar a solução diretamente e um conteúdo reduzido, afinal, o público já passou da fase de autoconhecimento.

A importância dos backlinks

Se as palavras-chave são a fundação do SEO, os backlinks são os pilares da estratégia.

Você já se perguntou como os algoritmos chegaram até o seu domínio para começo de conversa?

Foi através dos links!

Assim como os usuários, os sistemas de busca só chegam até o seu domínio se tiverem algum link para seguir, e irão embora assim que esse mapa chegar ao fim.

Os backlinks são os links especializados em orientar a navegação dentro de uma página ou fora dera.

Quando clicamos em um menu de serviços, por exemplo, estamos clicando em um backlink disfarçado de botão.

O mesmo acontece quando você disponibiliza no seu conteúdo um hyperlink que leva o usuário para outra página.

Se você o mantém dentro do seu domínio, tem um backlink interno, se ele vai embora, externo.

Para o SEO essa estrutura de linkagem é fundamental, uma vez que é um forte fator de conferência de autoridade.

Portanto, se uma página de notícias, post em rede social ou blog que não seja o seu, leva até a sua página, na verdade está dizendo ao buscador:

“ Eu confio nesta página. Visite agora mesmo!

Dessa maneira, as suas chances de ranquear aumentam, uma vez que você passa a ser reconhecido como uma autoridade no setor.

Mas é como conseguir backlinks?

Criando conteúdo relevante

Se o seu conteúdo é relevante, gera valor e educa o público, tenha certeza de que ele irá compartilhar com o seu círculo de convívio.

Além disso, ainda pode se tornar uma fonte de pesquisa para outros negócios no seu ramo de atuação, que podem referenciá-lo nos seus próprios blogs.

Realizado Guest Post

Trata-se de um método de marketing de conteúdo muito difundido atualmente. Assim, você fecha uma parceria com um canal que trata de assuntos similares aos seus, e pode postar o seu próprio artigo e orientar o usuário até o seu site.

Aliando estratégias de redes sociais

Não é a primeira vez que falamos em redes sociais neste conteúdo exclusivo, pois você precisa compreender que nenhuma estratégia de marketing faz milagre sozinha.

As redes sociais são lugares fascinantes para conquistar links eficientes. Você pode disponibilizar uma prévia no seu Facebook, por exemplo, e se o público aprovar irá compartilhar para toda a sua network, ampliando o seu alcance e a relevância.

Esse tema é amplo e não pode ser resumido em poucas palavras. Dessa maneira, nós disponibilizamos um guia de gestão de redes sociais inédito e gratuito para você. Confira!

Otimize o seu domínio

O SEO Marketing é uma estratégia viva e constante. Ela muda diariamente e você precisa ficar de olho para garantir os melhores resultados.

Tenha sempre em mente que o objetivo, antes de qualquer coisa, é otimizar a experiência do usuário. Por consequência, ele irá fechar negócio com a sua marca.

Dessa maneira, pense nos seus hábitos de consumo, hobbies e métodos pelos quais ele irá chegar até a sua página.

Seja mobile friendly

Hoje no Brasil, 97% das pessoas com acesso à internet o fazem através dos celulares, segundo o IBGE. Assim sendo, adaptar a sua página ao acesso móvel é essencial para garantir um bom posicionamento nos resultados.

Os buscadores levam em conta a plataforma pela qual o usuário está buscando informações. Na verdade, os sites que bem se relacionam com o mobile são os primeiros a serem considerados.

Tome cuidado com as imagens

Fotos são uma maneira muito eficiente de fisgar a atenção do leitor e mantê-lo imerso no seu domínio, no entanto, podem prejudicar gravemente a sua estratégia de SEO.

Antes de fazer o upload é preciso ter certeza de que estão no formato correto e de que foram otimizadas em todos os aspectos. Elas precisam:

  1. Ser comprimidas à um tamanho menor sem prejudicar a qualidade;
  2. Possuírem uma Alt Tag ou texto alternativo que será disponibilizado caso a imagem não carregue;
  3. GeoTag no caso de uma empresa física. A localização é um grande critério de seleção para o Ranking de buscas;
  4. Ser realmente necessárias! Preste atenção na imagem e só acrescente aquelas que realmente enriquecem a página.

Além disso, o Google Imagens é também um objetivo do SEO. Se você possui imagens relevantes pode se destacar também nesse campo e gerar um backlink de imenso valor para o domínio.

Tome cuidado com a segurança

Em um mundo cada vez mais ligado na internet das coisas, um fator fundamental deve ser levado em conta. A segurança dos usuários.

Dessa forma, se você se preocupa com isso e utiliza os protocolos mais atualizados e recomendados pelos especialistas, sem dúvidas sairá na frente da concorrência.

O protocolo HTTP aos poucos vem sendo substituído pelo HTTPS com uma camada adicional de segurança, garantindo que os dados inseridos e registrados sejam criptografados com o máximo rigor.

Fique de olho nas métricas

Se o SEO é uma estratégia que se altera diariamente, você precisa ficar de olho nela constantemente, dessa maneira, as métricas são mais importantes do que nunca.

Elas quantificam e informam os seus esforços.

Não pense que a otimização visa apenas estar no topo. Há muita coisa por trás disso e que deve ser investigada a fundo.

Conforme mencionamos no SEO WordPress, as próprias plataformas de gerenciamento informam os dados mais relevantes.

  • Tráfego gerado;
  • Keywords mais acessadas;
  • Backlinks importantes;
  • Páginas indexadas e outras informações essenciais.

O Google disponibiliza ferramentas indispensáveis para você controlar cada passo da sua estratégia de Search Engine Optimization. O próprio Keyword Planner é uma delas.

Além disso, o Page Speed Tool é essencial para quem está dando os primeiros passos, ele pode medir a velocidade de acesso e fornecer insights fantásticos para compreender os pontos de atenção do seu domínio.

SEO Marketing de ponta a ponta

O SEO é uma estratégia que por muito tempo foi deixada de lado, até se perceber o seu valor real. Ela possui baixo custo e traz resultados mais eficientes que outros métodos mais conhecidos, como os anúncios pagos.

Na verdade, através do crescimento orgânico o primeiro colocado no ranking de resultados pode receber até 30% de todos os cliques, enquanto a segunda posição já cai para 20%, e assim por diante.

Além disso, segundo o Google, 51% dos usuários de smartphones encontraram novas empresas para fechar negócios através das buscas, essa é a sua chance de conquistar presença digital e ampliar a sua área de atuação.

Neste artigo, buscamos trazer para você tudo o que você precisa saber para implementar uma estratégia de SEO Marketing eficiente e consistente.

Não espere por receitas prontas para o sucesso. Cada negócio possui as suas necessidades, e elas irão ditar os seus caminhos nesse meio.

Dessa forma, com o tempo e prática constante você irá compreender como as métricas se relacionam com a sua página e como os algoritmos respondem às suas otimizações implementadas no domínio.

Investigue o que o mercado está fazendo para se inspirar e gerar insights valioso para a sua marca.

Nós criamos esse material exclusivo para impulsionar a sua jornada através do SEO. Visite o nosso blog para atualizações sobre tendências e dicas dessa estratégia tão essencial.

Ficou com alguma dúvida? Separamos um conteúdo em vídeo que pode te ajudar. Confira!

Gostou deste artigo? Então, comece a implementar a otimização de serviços de busca hoje mesmo para ver o seu nome no topo dos resultados do Google, e a sua empresa conquistando novos clientes a cada dia.

Compartilhe esse post em suas redes sociais!

Open chat
1
Olá! 👋 Podemos te ajudar?
Olá! 👋
Podemos te ajudar?