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Stakeholders é um termo muito utilizada no meio corporativo, mas isso não significa que todos conheçam o significado da palavra. Por isso, hoje nós vamos nos aprofundar não só no significado, mas também abordaremos a importância da mesma.

Então, se você quer entender de uma vez por todas o termo e de que forma ele pode interferir na sua agência, leia este conteúdo que preparamos!

Quem são os stakeholders?

O termo foi criado em 1963 pelo filósofo e professor de administração Edward Freeman. A definição de stakeholders é a seguinte: “grupos e indivíduos que, de uma forma ou de outra, apresentam algum nível de interesse nos projetos, atividades e resultados de uma determinada organização”.

Na prática, o termo se refere às pessoas que possuem algum grau de influência nas decisões que são tomadas na empresa, positivamente ou negativamente.

Não existe apenas um tipo de stakeholder, assim como não existe uma única forma de intervir nas decisões tomadas. A depender de quem é essa parte interessada, o impacto pode ser: pequeno, médio ou grande.

Fato é que os gestores precisam estar cientes da existência desses stakeholders, para fazer sua gestão e mantê-los engajados e satisfeitos.

Quais são os tipos de stakeholders?

Como nós explicamos, existem algumas categorias e divisões que são atribuídas aos stakeholders. Uma das separações mais básicas é feita entre público interno e externo.

Os gestores e colaboradores fazem parte da primeira categoria, enquanto que os clientes e fornecedores fazem parte da segunda.

Há outra forma de dividir que considera também o nível de influência desses agentes. Os stakeholders primários são os que têm influência direta no negócio e os secundários, indireta.

  • Stakeholder arbitrário: este agente não tem interesse ou influência significativa na organização;
  • Stakeholder adormecido: este é um agente que tem um interesse potencial na organização, mas não está ativamente envolvido no momento;
  • Stakeholder reivindicador: este é um agente que tem interesses e expectativas claras e pode exigir que a organização os atenda;
  • Stakeholder dominante: este é um agente que tem muita influência e poder na organização e pode impor suas vontades;
  • Stakeholder dependente: este é um agente que é altamente dependente da organização e está sujeito a suas ações;
  • Stakeholder definitivo: este é um agente que é essencial para o sucesso da organização e tem interesses e expectativas que precisam ser atendidos;
  • Stakeholder perigoso: este é um agente que pode causar danos significativos à organização se suas expectativas não forem atendidas. Ele pode ser um concorrente, um regulador governamental ou um grupo de ativistas.

Para o sucesso da empresa, é importante identificar e entender as necessidades e interesses de todos os stakeholders relevantes, e gerenciar suas relações com eles de forma eficaz.

Qual a importância dos stakeholders?

Mas afinal, porque isso é importante para a agência? Porque ter clareza dessa informação é relevante. O que ocorre é que os stakeholders interferem direta e indiretamente no negócio, fato é que há alguma interferência e é preciso estar atento a isso.

Os stakeholders têm o poder de interferir em diversos âmbitos, como, por exemplo:

Cada stakeholder tem poder de impactar em um dos pontos que citamos acima. Por isso, é importante manter boas relações com eles para garantir que suas necessidades e expectativas sejam atendidas a longo prazo na empresa.

A gestão eficaz dos stakeholders pode ajudar a garantir a continuidade das operações e crescimento do negócio.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão ou colocar em prática uma ideia, é importante pensar também nos stakeholders da empresa.

Talvez, faça sentido apresentar previamente sobre o assunto para aqueles que têm mais influência no negócio, isso pode facilitar até mesmo sua aceitação, quando o mesmo vier à público.

Como fazer a gestão desses stakeholders?

Sim, toda empresa que deseja crescer de forma exponencial precisa fazer a gestão de seus stakeholders. Afinal, como nós explicamos, esses agentes podem interferir diretamente no negócio e até mesmo na vida financeira da empresa. É um assunto que, de forma alguma, pode ser ignorado.

Por isso, detalharemos a seguir como fazer a gestão desses agentes, para garantir sua satisfação.

Identificação

Essa é a primeira etapa do processo de gestão de stakeholders. Identifique todos os agentes que são relevantes, incluindo acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade e todos os demais que existem dentro da realidade da sua empresa.

Análise

O passo seguinte é avaliar o poder de influência de cada um deles e também seus interesses na organização. Para a melhor visualização, classifique-os como prioritários, importantes ou secundários.

Comunicação

Agora, é hora de tirar o plano do papel e colocá-lo em prática! Estabeleça canais de comunicação eficientes com cada stakeholder e mantenha-os informados sobre as atividades e decisões da empresa.

Gerenciamento de expectativas

Entenda as expectativas e necessidades de cada stakeholder, estabeleça também objetivos e planos para atendê-los.

Monitoramento

Não basta manter contato, é importante monitorar regularmente as relações com os stakeholders e fazer ajustes conforme necessário.

Responsabilidade

Seja transparente e responsável com os stakeholders e garanta que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Lembre-se de que um dos pontos nos quais eles podem interferir é na reputação da empresa e isso pode ser muito perigoso para o negócio.

Feedback

Solicite feedback regularmente dos stakeholders para entender sua satisfação e identificar possibilidades de melhoria.

Estratégia

Integre a gestão de stakeholders na estratégia geral da empresa e priorize as necessidades dos stakeholders nas decisões e atividades.

Esse processo de gestão deve ser contínuo e constantemente melhorado, afinal, uma empresa está em constante transformação.

Assim, você irá conseguir manter esse bom relacionamento entre empresa e stakeholders ao longo do tempo. O que nós vimos que é crucial para o sucesso da empresa.

Esperamos que o conteúdo compartilhado tenha te ajudado a entender melhor o que são os stakeholders e porque eles são importantes.

A falta de conhecimento sobre o termo e sobre sua existência pode ser a razão pela qual algumas empresas nunca prosperam.

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