fbpx

Você já parou para pensar quais são as características que realmente definem um bom líder? É sobre elas que iremos tratar nesse post.

A função de liderar uma equipe, especialmente no âmbito profissional, exige um posicionamento estratégico que tem como base características e qualidades pessoais e profissionais.

Um líder não é apenas alguém que está ali para gerenciar um projeto, ele carrega consigo a sua história e experiências, e transfere isso para o seu trabalho. Um bom líder é o modelo, a inspiração dos seus liderados.

Como podemos definir o que é um líder?

Ao longo da história, a definição de líder passou por muitas alterações, mas o conceito em si trata de alguém que tem a função de guiar uma equipe de pessoas para o cumprimento de alguma meta estipulada, podendo ser a gestão de um negócio ou de um projeto, por exemplo.

A jornada do líder não compreende apenas o alcance de um resultado, mas todos os processos utilizados para chegar até ele, a evolução adquirida no percurso, os aprendizados e tudo o que envolve as pessoas que fazem parte desse objetivo.

Portanto, os líderes são pessoas com autonomia diante de uma equipe. Eles não têm apenas a voz para tomada de decisão, mas também fornecem inspiração para os seus liderados para que o trabalho seja realizado com entusiasmo, motivação e eficiência.

Por que as empresas precisam de líderes?

O papel do líder tem extrema importância no mundo dos negócios. Apesar de, hoje em dia, os modelos de gestão terem caminhado para perfis mais colaborativos, ainda nesses sistemas, é crucial a figura do líder.

Com a evolução tecnológica e social, as relações de trabalho como um todo, passaram por grandes transformações e as características autoritárias de antigos líderes são coisas que ficaram no passado. É por isso que mesmo em sociedades ou empresas colaborativas, a visão de um líder tem grande relevância para a cultura organizacional.

A liderança atual é construída juntamente com a equipe, ou seja, ela é mais participativa e prioriza o trabalho que é realizado inspirado no exemplo. Um bom líder e suas características são usados como exemplo para a sua equipe.

É fundamental que esse líder tenha um bom conjunto de características, habilidades e competências, pois isto serve de base para a motivação dos seus colaboradores. A motivação implica na produtividade, na eficiência e nos resultados, é claro.

Para saber como melhorar a sua produtividade, confira nosso artigo com dicas para melhorar o seu desempenho .

Mas, afinal quais são essas qualidades e como deve ser o comportamento de um líder que deseja ser reconhecido por sua equipe e pelo seu segmento de atuação? Vejamos a seguir.

Características de um bom líder

Boa comunicação

É por meio da comunicação que se expressa àquilo que se deseja, onde se almeja chegar, como fazer para chegar até lá. Um bom líder tem uma comunicação clara, concisa e objetiva. Para a maioria dos especialistas no assunto, este é o principal ponto a ser trabalhado para uma liderança exemplar.

A comunicação eficiente direciona a equipe, ajuda a resolver conflitos, melhora os relacionamentos interpessoais e favorece a sintonia com seus colaboradores. Além disso, vale lembrar que parte da boa comunicação é saber ouvir os seus liderados.

Leia mais: 7 dicas para otimizar a comunicação interna da sua agência.

Integridade

Esse princípio é fundamental para conquistar a confiança dos seus liderados. Um líder que não vive o que prega, simplesmente não alcança a valorização que precisa diante de sua equipe. Você não pode esperar honestidade das pessoas se não oferece isso a elas.

Um líder honesto tem seus valores claros e segue-os. Todas as outras qualidades pertinentes a liderança dependem da integridade, caso ela não exista, então você jamais será alguém que inspira pessoas.

Valoriza as pessoas

Valorizar as pessoas é reconhecer os seus potenciais e com isto, trabalhar para que elas também se desenvolvam. Um líder de qualidade sabe reconhecer que quando a equipe evolui, ele também evolui.

Um ponto importante nesse processo é saber ouvir os feedbacks. Uma equipe que tem abertura para dizer o que pensa e vê que a sua voz é considerada na tomada de decisão, cresce significativamente em entusiasmo para dar o melhor de si.

Propósito

O propósito é aquele sentimento que vai além da simples realização de um projeto, ele enxerga significados, vê os porquês de cada situação e trabalha isso de forma otimista.

Quem reconhece o seu propósito de vida, vivencia isso também na vida profissional e consegue produzir motivação para trabalhar mesmo nas situações mais difíceis. O propósito, quando está claro, inspira todo o time.

Inteligência emocional

Talvez seja uma das características mais exigidas na atualidade, especialmente porque o mercado é bastante variável. Além disso, equipes são formadas por pessoas, e pessoas são diversas em seus estilos de vida, mentalidade, emoções, etc.

Um líder é quem consegue trabalhar de forma estratégica o próprio emocional para conduzir o emocional de seu time quando possíveis desequilíbrios afetem o trabalho.

A capacidade de sentir o ambiente e as pessoas é uma característica de quem tem inteligência emocional. Ela permite buscar por soluções, evitando que os problemas pessoas interfiram no profissional num sentido negativo.

Visão estratégica

Um líder consegue ver todas as partes de um projeto com seus pontos positivos, deficiências, riscos e desafios. Ele pode não ser a pessoa que vai fornecer todas as soluções, afinal a equipe serve para isso, mas consegue ter uma visão geral e detalhada capaz de perceber os problemas antes de eles tomarem grandes proporções.

A visão estratégica também compreende a agilidade em prever as melhores formas de agir diante de situações inesperadas.

Bons líderes inspiram

Com tais qualidades, líderes são pessoas que inspiram, criam ambientes de trabalho mais produtivos, são criativos, inovadores, entusiasmados e autoconfiantes.

Caso você verifique a necessidade de tornar o ambiente de trabalho da sua agência mais criativo e dinâmico, confira nossas dicas para criar um ambiente de trabalho mais criativo.

E não se esqueça de conhecer as nossas soluções para gestão do seu negócio. Afinal, um líder de verdade está sempre de olho nas novidades do mercado para encontrar o que é melhor para o desempenho da sua empresa. E de desempenho, nós entendemos muito bem!

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?