fbpx

Todos sabemos que ter uma rotina, um planejamento e um controle financeiro adequado são fatores fundamentais para a saúde e a sobrevivência de qualquer empresa.

Por isso, realizar um planejamento financeiro 2021 tem sido fundamental para qualquer empresa que busque prosperar durante todo o ano que se inicia.

O planejamento financeiro, nesse sentido, é uma ferramenta extremamente necessária para qualquer empreendimento que busca manter uma relação saudável e lucrativa com o dinheiro que entra e sai da empresa.

A importância de criar um planejamento financeiro em 2021

É através do planejamento financeiro que os gestores conseguem identificar qual a atual situação financeira da empresa, estabelecer metas que possam ser alcançadas e, dessa forma, tomar as decisões mais coerentes para o futuro do seu negócio.

Portanto, realizar um planejamento financeiro para 2021 é imprescindível para que os objetivos em relação a gastos, compras, investimentos, lucros e pagamentos em geral sejam estabelecidos.

Nesse sentido, a gestão e o planejamento financeiro precisam ser realizados com o máximo de antecedência possível para evitar atrasos, falta de clareza nos objetivos e possíveis danos financeiros durante o ano.

No entanto, mesmo sabendo da importância em se ter um planejamento financeiro adequado, muitas pessoas acabam tendo dificuldades para iniciar esse planejamento da forma mais organizada e assertiva possível.

Pensando nessa dificuldade de planejamento financeiro que muitos de nós possuímos que listamos nesse post 5 dicas preciosas para que você faça o planejamento financeiro 2021 da sua empresa com qualidade e objetividade.

Confira!

BAIXE AGORA: E-BOOK | Gestão financeira: da importância a aplicação dentro das agências.

1 – ANALISE QUAL A SUA SITUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA ATUAL

O primeiro passo para iniciar um planejamento financeiro 2021 adequado é identificar como está a situação orçamentária atual da sua empresa.

Isso inclui tanto possíveis dívidas que estão pendentes do ano anterior e possível redução de renda, quanto dívidas quitadas e aumento de renda.

No caso de dívidas pendentes do ano anterior, estabeleça um orçamento que possibilite o pagamento dessas dívidas logo nos primeiros meses do ano.

Isso possibilita reduzir os custos futuros e determinar uma projeção mais otimista, sem dívidas sugando todo o lucro da empresa.

Dessa forma, somente com essas informações a respeito da situação atual orçamentária que você poderá ter a clareza necessária para traçar os planos seguintes da empresa.

Leia mais: A importância do processo contábil eficiente dentro das agências.

2 – IDENTIFIQUE O DINHEIRO QUE ENTRA E O QUE SAI

Manter um controle adequado do fluxo de caixa de qualquer empresa é fator básico para o seu crescimento futuro.

Isso ocorre, pois é através do fluxo de caixa que se identifica tudo o que entra e sai da empresa em termos de recursos financeiros.

É o controle do fluxo de caixa que pode indicar para onde o dinheiro da empresa está indo e quais são as principais contas a serem pagas que devem ser priorizadas.

Nesse sentido, analisar qual a quantidade de dinheiro que está previsto para entrar em caixa, comparado às contas básicas a pagar é fundamental para iniciar um bom planejamento financeiro.

Portanto, para a empresa poder se organizar financeiramente e ter suas projeções de curto, médio e longo prazo como possibilidades reais, controlar o fluxo de caixa é um dos principais pontos de partida.

Leia mais: Descubra como o uso de dashboards impacta na sua performance

3 – ESTABELEÇA OBJETIVOS CLAROS E METAS REAIS

Definir objetivos e metas reais que possam ser efetivamente alcançadas é fundamental para um bom planejamento financeiro 2021.

Por isso, após avaliar a sua situação financeira atual e como é o fluxo de caixa do seu negócio, é hora de definir quais os objetivos que são prioridades para o novo ano que se inicia.

Dentre as metas, podem estar assuntos relacionados a aumentar vendas de produtos ou serviços, expandir o negócio, abrir novas filiais, aumentar o quadro de funcionários, e por aí vai.

O processo de definição de metas e objetivos deve contemplar os valores e a visão de futuro da empresa, para que assim o crescimento possa ocorrer de forma que traga motivação para todos os colaboradores.

Além disso, objetivos diários também devem entrar na lista, como organização financeira para o pagamento de débitos que possam estar pendentes até qual a prioridade de investimento do momento.

Por fim, para ter um mapa com roteiros e trajetos desenhados, estabelecer metas e objetivos é fundamental para um bom planejamento financeiro.

Leia também: Guia do home office 2021: dicas para seguir trabalhando de casa

4 – FAÇA DIFERENTES PROJEÇÕES

Outro passo importante para estabelecer um bom planejamento financeiro 2021 é desenhar diferentes projeções futuras para o seu negócio.

A exemplo de 2020, onde uma pandemia mundial atingiu todos os negócios ao redor do mundo, aprendemos que precisamos saber viver também em meio ao caos, e no meio empresarial isso não é diferente.

Portanto, estar preparado para lidar com os mais diversos cenários financeiros possíveis pode ser o grande segredo para a sobrevivência e saúde financeira de qualquer empreendimento.

Nesse sentido, trace cenários otimistas para o seu negócio, mas analise também as possibilidades que envolvem cenários pessimistas, para que então a sua empresa esteja preparada caso algum imprevisto aconteça.

Em todas estas previsões, certifique-se de que as finanças da empresa sejam comprometidas ao mínimo. Além disso, mantenha uma reserva emergencial para estar pronto para lidar com possíveis urgências.

Leia mais: KPIs financeiros para acompanhar na sua agência.

5 – INVISTA EM TECNOLOGIA

Por fim, utilizar da tecnologia como ferramenta para a otimização de processos, incluindo a área financeira, pode ser um grande recurso de gestão para aprimorar ainda mais o seu planejamento financeiro 2021.

Um planejamento financeiro que inclui o uso da tecnologia em seus processos contábeis pode obter maior praticidade e segurança na obtenção de informações fidedignas, imprescindíveis para tomadas de decisões no ambiente corporativo.

Além disso, ao se aliar à tecnologia na contabilidade, você poderá focar no desenvolvimento do seu negócio e manter a devida atenção no controle das suas finanças.

A outra ferramenta que é essencial neste processo é um software de gestão. Não somente ele ajuda em controlar as informações, mas também pode produzir alguns relatórios básicos que ajudam você a saber o que está acontecendo com a sua agência. Um software dedicado vai ajudar você a registrar os pagamentos, recebimentos, o controle de faturamento e a emissão de notas fiscais. Ou seja, ele traz todas as informações necessárias para que você aplique os conceitos acima.

Como mencionado, fazer isso de forma analógica ou em uma planilha manual, tomaria todo o tempo do gestor. É muito ineficiente. O Publi está aqui para ajudar nisso!

O software é uma solução de gestão voltada especificamente para as agências de publicidade, ajudando você a controlar suas finanças e muito mais!

Então, se você ter uma gestão financeira mais eficaz na sua agência, garantindo a sua saúde e evolução, entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

Portanto, se você estava sem saber por onde começar o seu planejamento financeiro 2021 na sua empresa, esperamos que esse post tenha lhe ajudado a traçar os seus próximos passos rumo ao sucesso do seu negócio!

Gostou desse post e quer ler mais conteúdos como este? Então acesse o blog da Publi e confira os melhores artigos sobre gestão e publicidade disponíveis para você.

Abrir conversa
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?