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O Pinterest é uma rede social super icônica e atrativa, mesmo que muitas empresas ainda não a exploram com mais afinco. 

Isso é porque não conhecem bem a rede e não entendem o quão poderosa ela pode ser para alavancar os negócios na internet, além de aumentar o reconhecimento das empresas de qualquer segmento. 

Com isso em mente, independentemente se tem uma empresa de sistema de gestão de qualidade, ou uma loja de brinquedos, confira as informações neste artigo para entender qual a importância do Pinterest para o seu negócio. 

O que é Pinterest?

O Pinterest é uma rede social que concede um mecanismo de busca visual que permite compartilhar e salvar imagens (chamadas de pins) e descobrir informações na Internet.

Ao navegar no Pinterest, os usuários podem encontrar publicações interessantes e criar pastas (públicas ou privadas) agrupando links sobre um determinado tópico.

A rede foi criada em 2009 e agora está posicionada como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo.

Como usar o Pinterest para negócios?

O primeiro passo é saber como o Pinterest pode ajudar o seu negócio com base nas características da rede.

A plataforma tem 430 milhões de usuários em todo o mundo, muito atrás do Instagram (que chegou a dois bilhões de usuários no final de 2021) e do Facebook (com 2,89 bilhões de usuários ativos). Portanto, alcance não é um ponto forte dessa rede social.

Porém, o uso pretendido dessa rede pode ser muito útil para as empresas, até mesmo para projeto de academia que esteja querendo ganhar mais clientes fitness, por exemplo. 

Afinal, o público vai ao Pinterest buscar inspiração para seus projetos de vida, até mesmo para malhar. Com isso, é certo afirmar que estar no Pinterest significa estar presente quando as pessoas fazem planos e influenciam as decisões de compra do consumidor.

A rede aproveitou todo esse potencial para criar oportunidades de negócios e desenvolveu novas funcionalidades para empresas no Pinterest, como contas comerciais e ferramentas de mensuração.

De acordo com um levantamento da própria plataforma, 85% dos visitantes entram no Pinterest quando planejam começar um novo projeto.

Ferramentas do Pinterest para Negócios

Existem várias ferramentas e funcionalidades do Pinterest que podem contribuir para estratégias incríveis de negócios para as empresas. 

E isso para todos os segmentos e nichos de mercado, seja para empresas de automação residencial, ou companhias de logística. Confira a seguir quais são essas ferramentas:

Botão salvar sites

É uma extensão do navegador Pinterest. Depois de instalado, o botão aparece em todas as imagens dos sites visitados, permitindo que os usuários salvem as imagens diretamente em suas pastas do Pinterest com um clique.

Pins Avançados (Pins Ricos)

Pins aprimorados permitem que adicione informações adicionais às suas imagens – além do título, legenda e link disponíveis para pins regulares.

Além de mais informações, o nome dos rich pins aparece em negrito no feed, aumentando a interação. Quando o conteúdo do site associado ao pin muda, ele é atualizado automaticamente.Pins avançados estão disponíveis em quatro formatos:

  • Pins do artigo – exibe  título, autor e descrição do artigo;
  • Badges de produtos – mostram preço, link de compra e produto;
  • Pins de receita: exibe texto, ingredientes e método de cozimento;
  • Pins de roupas: exibe opções de looks de vários tipos. 

Diante disso, é fácil entender que, quanto a este último exemplo, estar no Pinterest é tão importante quanto uma reforma loja, por exemplo. 

Dessa maneira, existem ainda outras tendências para outros diversos segmentos de várias outras empresas em que é possível fazer o uso do Pinterest para o seu uso. 

Compre o look

Shop The Look é uma funcionalidade do Pinterest que de fato é indispensável para muitas companhias que utilizam estratégia de marketing digital, até mesmo transportadoras de produtos químicos que querem aumentar o engajamento, por exemplo. 

Ela está disponível apenas para contas comerciais, e além disso, essa ferramenta permite criar links em pins que direcionam para a compra na própria plataforma com um único clique.

Portanto, se puder, compre a ferramenta Look no aplicativo do Pinterest, pois é de fato uma ferramenta exclusiva da plataforma que visa estimular as compras dos clientes ou curiosos. 

Sem contar que ela permite que marcas de moda e outros varejistas mostrem produtos em uma imagem, e isso é realmente muito funcional.

Anúncios do Pinterest

Os anúncios do Pinterest funcionam de maneira muito semelhante aos anúncios do Facebook ou Instagram. 

Usando esta ferramenta, as empresas podem anunciar no Pinterest para aumentar a compra de treinamento segurança do trabalho online, por exemplo. 

Pins considerados mais relevantes podem ser patrocinados e têm mais chances de serem vistos – eles podem aparecer no feed inicial da categoria e ter uma classificação mais alta nas pesquisas na web.

Código PIN

Um Pincode é um código, semelhante a um código QR, criado para compartilhar um perfil do Pinterest no mundo offline. Ao digitalizar com a câmera do celular, o usuário é redirecionado para o perfil do Pinterest associado a esse PIN.

Pincode – Pinterest para empresas

Esse elemento da plataforma é destinado para inserir em materiais de publicidade como flyers, banners, cartões de visita e embalagens de produtos, por exemplo. 

Análise do Pinterest

Assim como ferramentas semelhantes em outras redes sociais – como Instagram Insights e Tik Tok Analytics – o Pinterest Analytics fornece dados para ajudá-lo a entender como os usuários interagem com seu perfil comercial no Pinterest.

Disponível apenas para contas empresariais, a ferramenta possui diversas funcionalidades: filtragem por data, pins de melhor desempenho, informações (idade, sexo, localização) do seu público e usuários da rede. Os dados podem ser exportados para apresentação.

Dicas práticas para um Pinterest de sucesso

Vamos agora conferir algumas dicas práticas para utilizar o Pinterest da forma correta e contribuir para o sucesso do seu negócio. 

Não se esqueça da estratégia

A presença de uma empresa no Pinterest deve ter um objetivo claro, deve estar alinhada com a estratégia de comunicação e alinhada com os demais canais da marca (dentro e fora da rede). Assim como visto, a comunicação deve estar sincronizada.

Defina bem as palavras-chave

SEO (técnicas para aumentar e melhorar o tráfego de buscadores como o Google) também pode ser usado no Pinterest. Para fazer isso, defina palavras-chave importantes para o seu negócio e use-as em seus painéis e pins. 

Assim, quando os usuários pesquisam por esses termos, eles podem encontrar sua marca nos primeiros resultados.

Mantenha a regularidade

Ensine seu público a receber notícias de sua marca regularmente. Essa é uma dica master que realmente funciona, pois manter a frequência também ajuda o algoritmo a manter seu perfil relevante.

Invista em imagens perfeitamente estéticas

O Pinterest é uma rede social puramente estética e com foco em imagens. Portanto, preste atenção à qualidade de seus recursos visuais.

Independente se for para promover um anúncio sobre curso de brigada de incêndio, por exemplo, ou para promover produtos de uma lojinha de produtos cosméticos naturais, é primordial investir em imagens de alta qualidade no Pinterest. 

Além de imagens marcantes com boa qualidade fotográfica ou de layout, não deixe de incorporar a identidade visual da sua marca em seus crachás.

Os usuários poderão, assim, reconhecer visualmente suas publicações e, além disso, aumentar o reconhecimento da marca.

Aperfeiçoe seu texto para pinos e placas

Bom, o Pinterest é uma rede visual, mas o bom uso de conteúdo descritivo pode beneficiar as buscas – tanto dentro da plataforma quanto no Google.

Use suas palavras-chave nos títulos dos painéis e nas descrições dos pinos. Use títulos de pasta que sejam claros e objetivos e que tenham links diretos para o conteúdo, como “look inverno 2023”.

Benefícios de usar o Pinterest para o seu negócio

Agora que já entendeu um pouco mais sobre o que é e como funciona o Pinterest, e porque é é importante para empresas de vários segmentos, desde loja de roupas, até administradora de condominios são paulo, é importante entender seus benefícios. Confira as principais vantagens dessa rede social tão incrível:

Maior visibilidade

O Pinterest é uma rede que de fato concede muita visibilidade para todas as empresas de qualquer segmento, ou seja, ela não limita nem privilegia somente um segmento.

Como muitas pessoas dizem antes que o Instagram privilegiava “pessoas mais bonitas” e “em forma”. Isso significa que o Pinterest é uma ótima ferramenta para empresas do setor industrial brilharem. 

Mais chances de comprar

O Pinterest também está trabalhando para aumentar as chances de clientes em potencial comprarem por meio da interação entre plataformas, bem como maneiras de fazer com que mais pessoas comprem das empresas por lá.

Melhor engajamento

O Pinterest também é uma ótima ferramenta de engajamento com seu público, aumentando assim a troca que ocorre entre sua marca e aqueles que possam se interessar pelo que você tem a oferecer, criando um ótimo relacionamento entre os dois.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios do Pinterest que servem como prova de sua importância e de como ele pode ser utilizado nos negócios e não apenas em mais uma rede social contemporânea.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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