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Em razão do crescente desenvolvimento tecnológico na atualidade, podemos perceber o quanto mudou o comportamento das pessoas! Por meio de aparelhos cada vez mais práticos — com o apoio da internet — agora é possível realizar praticamente qualquer ação através do meio digital. E isso inclui o envio de e-mails.

No marketing digital, existe o e-mail marketing, que oferece incríveis benefícios estratégicos para empresas que desejam estimular uma relação mais íntima com seus clientes e leads. Entretanto, pouco se sabe sobre essa estratégia e os tipos de e-mail marketing que existem.

Quer conhecer mais sobre os tipos de e-mail marketing? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas!

Leia mais: 11 estratégias de Marketing Digital para você utilizar nas redes sociais da sua empresa.

Afinal, o que é e-mail marketing?

Em geral, o e-mail marketing é uma estratégia de envio de e-mails para uma determinada lista de contatos . Ou seja, seu principal objetivo é criar uma comunicação entre a marca e o destinatário, a fim de cumprir alguns objetivos estratégicos de marketing. Geralmente, esse disparo de e-mails ocorre de forma automática , através da ajuda das famosas ferramentas de automação.

Inicialmente, o e-mail acabou sendo entendido como um tipo de versão eletrônica das cartas! Por esse motivo, ancorado ao crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, acabou assumindo a sua versão digital, e hoje é um canal de comunicação totalmente direto. Isso porque o remetente poderá enviar uma mensagem em poucos cliques, e o destinatário consegue essa mensagem em poucos segundos.

No decorrer do tempo, e-mail também passou a ser utilizado para a divulgação de produtos e serviços, além de informar leads sobre possíveis ofertas e enviar mensagens a diversos consumidores, como se fosse uma “panfletagem virtual”.

A questão do e-mail nos dias atuais é que o recebimento frequente na caixa de entrada pode incomodar muita gente. Isso porque diversas empresas ainda não conseguem administrar o disparo de e-mails na frequência correta, e logo, em vez de tentar reter um cliente, acaba perdendo-o.

Portanto, as organizações começaram a iniciar um movimento para qualificar as ferramentas do e-mail marketing. De forma prática, começaram a solicitar a sua autorização para envios, passaram a fazer uma segmentação ainda mais eficiente na base de contatos e adotam diversas estratégias e práticas que tornaram a abertura de e-mails ainda mais interessantes para os destinatários. Com base em seus comportamentos, criaram-se diversos tipos de e-mail marketing.

Leia mais: Descubra como otimizar o cadastro de clientes e fornecedores na sua agência.

Por que utilizar o e-mail marketing nos dias atuais?

Agora que você já sabe o conceito e a importância do e-mail marketing, confira abaixo os principais motivos para a sua empresa adotar essa estratégia do marketing digital:

Leia mais: Marketing de conteúdo | O que é? Quais os benefícios para a sua agência?

1. Possui um alcance ainda maior

Atualmente, sabe-se que existem mais de 4 bilhões de usuários que possuem e-mail atualmente! E conforme as pesquisas demonstram, esse número tende a crescer para 4,5 bilhões até em 2024.

O mais interessante disso, é que esse número representa mais da metade da população mundial. Isso se deve ao fato de que nosso e-mail concentra um grande número de ações e processos que realizamos em outros tipos de canais.

Assim, toda vez que criamos um login em qualquer site na internet, acabamos utilizando esse endereço de e-mail. Portanto, quando uma empresa investe em e-mail marketing, ela consegue alcançar um grande número de pessoas, estando elas nas redes sociais ou em outros tipos de plataformas.

2. Mais flexível

O e-mail nada mais é do que uma tela em branco. Assim, podemos preenchê-lo da maneira que quisermos! Portanto, essas mensagens não possuem limite de caracteres, podendo conter PDFs, links, GIFS, imagens e entre outros tipos de formatos mais utilizados no e-mail marketing.

De forma prática, um e-mail pode conter elementos gráficos, templates ou podem conter simplesmente textos. Ou seja, você pode personalizar o e-mail de acordo com o perfil da sua marca.

Quer saber ainda mais sobre o e-mail marketing? Então, confira o nosso blog e veja outros artigos exclusivos sobre o tema.

Quais são os tipos de e-mail marketing?

Caso você não saiba, existem diferentes tipos de e-mail marketing para aplicar no seu negócio, conforme o seu objetivo. Confira abaixo quais são eles:

1. Newsletter

Antes de tudo, as newsletters nada mais são do que alguns dos formatos mais tradicionais de e-mail marketing! De acordo com alguns especialistas, ele foi um dos formatos mais importantes em 2020.

Em tradução livre, newsletter significa boletim de notícias. Mas, em uma visão estratégica, você pode entender que trata-se de um envio periódico de mensagens eletrônicas em torno de algum tipo de tema! Com base nessa periodicidade de envios, os leads tendem a se relacionar ainda mais com a marca, mantendo-os bem-informados.

2. Atualização de blog

De forma prática, podemos entender que blogs atualizados também são como fossem newsletters. Contudo, eles levam o usuário para as últimas publicações do seu blog. Então, os artigos de blog servem justamente para atrair pessoas que gostaram do seu conteúdo e fazer com que elas não percam nenhuma novidade. Dessa forma, elas acabam se cadastrando por meio de seus e-mails para continuar recebendo temas relevantes!

3. E-mails promocionais

Em geral, a principal função dos e-mails promocionais é ofertar serviços e produtos específicos! Dessa forma, eles costumam ter uma abordagem mais comercial, criando descontos, ofertas, preços subsidiados e links diretos para uma página de venda, por exemplo! A intenção desse e-mail é simples: vender.

4. Fluxos de nutrição

Na questão da nutrição de e-mails, esse processo ocorre quando a empresa ou marca resolve disparar uma sequência de e-mails com base na ação do usuário! De forma prática, esses fluxos são utilizados na fase da nutrição dos leads, a fim de que eles possam amadurecer a ideia de comprar do seu produto ou serviço futuramente, e a continuar interagindo com a sua marca. Ou até mesmo sendo um promotor dela!

Leia mais: 5 dicas para melhorar o seu processo de qualificação de leads.

Conclusão

Certamente, o e-mail marketing ainda continua sendo uma estratégia eficiente do marketing digital para captar novos clientes e, assim, aumentar o volume de vendas!

Contudo, essa estratégia precisa ser conduzida com base na sua lista de e-mails, bem como as ações de cada usuário. Assim, o disparo torna-se muito mais direcionado e as chances de converter um lead em cliente é muito maior, sobretudo por haver diversos tipos de e-mail marketing.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre e-mail marketing, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre o tema.

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