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A sua agência costuma colocar muitos esforços na conquista de novos clientes, ao invés de, buscar fidelizar os clientes atuais? Então, esse post é para você!

Não é segredo a importância que os clientes têm para as empresas em geral, e com as agências de Marketing não é diferente. Elas são criadas para atender as necessidades dos consumidores, por meio dos produtos ou serviços oferecidos.

Muitos esforços são empenhados todos os dias pelas equipes de Marketing e vendas para encontrar e atrair as pessoas certas, que podem se interessar serviços oferecidos.

Porém, é muito comum que as agências concentrem seus esforços nessa tarefa de buscar pessoas novas, consumidores que ainda não conhecem a empresa, e mostrar a eles a marca, os produtos ou serviços. Mas tudo isso gera um alto custo para o negócio.

E, apesar de fazerem para seus clientes, muitas agências se esquecem de realizar ações de fidelização para o seu próprio negócio, para tornar seus clientes compradores recorrentes, diluindo o custo de aquisição e aumentando os resultados do negócio.

O que é o Custo de Aquisição de Clientes e como calcular?

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) mostra quanto uma empresa está gastando para conquistar um cliente. Para o cálculo, devem ser consideradas todas as ações e os trabalhos realizados desde a atração de visitantes até o fechamento da compra.

Ele pode ser encontrado dividindo o valor investido em ações de atração pelo número de clientes efetivamente obtidos.

Para identificar o CAC, é importante ter o controle sobre todo o processo de vendas, principalmente o investimento envolvido em cada etapa.

Quanto mais informações você tiver, mais fácil será calcular o Custo de Aquisição de Clientes. Em geral, o custo de aquisição de um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que o de fidelização dessa mesma pessoa.

Como saber se o CAC está bom?

Para saber se o seu CAC está bom, é preciso entender o seu negócio, pois não existe uma tabela ou fórmula mágica.

Você deve avaliar o Lifetime Value (LTV), que é tudo o que o cliente gasta enquanto está se relacionando com a sua agência.

Após obter esse número, você deve compará-lo ao CAC e identificar se o valor investido para a aquisição do cliente está condizente com o valor recebido dele por meio das vendas.

Como reduzir o CAC?

E é aqui que entra um fator importante que poucas empresas dão atenção: a fidelização do cliente.

É uma estratégia frequentemente oferecida às empresas clientes, como um serviço, mas que muitas vezes é deixada de lado com a correria do dia a dia da agência de Marketing.

Pelas análises que você fez, deve ter percebido que quanto mais tempo o cliente se relacionar com a sua empresa e também quanto mais serviços ele contratar, menor será o CAC, ou seja, o seu custo de aquisição de clientes será diluído, aumentando seu retorno.

Portanto, o segredo para reduzir o CAC é justamente criar ações que valorizam e fidelizam o cliente, tornando-o um consumidor ativo da sua empresa.

Como fidelizar os clientes da sua agência?

A experiência do cliente é o ponto fundamental para a sua fidelização, afinal, todo mundo gosta de se sentir bem e valorizado.

Sendo assim, é importante conhecer bem o perfil do seu público-alvo e identificar as expectativas e necessidades deles.

Tendo isso em mente é importante também conhecer algumas dicas que podem ajudar a otimizar o processo de vendas e aumentar a experiência positiva do cliente com a agência.

1. Tenha atenção ao atendimento

Hoje, o atendimento ao cliente é um dos principais diferenciais das empresas e cada agência pode criar a sua forma de fazer.

Um ponto essencial é conhecer a expectativa do cliente e atender, ou até superar, esse desejo. Isso significa conhecer bem os desejos, preferências e as especificações do seu público-alvo, para trabalhar em formas de se conectar com ele. E assim, começar a alcançar o objetivo de fidelizar esses clientes.

2. Descubra o cliente certo e relacione-se com ele

Hoje em dia, as pessoas buscam por relacionamento com as marcas, então, é essencial criar uma abordagem mais próxima, atraente e estar disposto a se conectar e conversar com elas.

A conexão se dá quando falamos sobre os mesmos assuntos e ajudamos essas pessoas, gerando um sentimento de reciprocidade e cumplicidade.

Criar personas é importante para humanizar o seu público-alvo e identificar a melhor forma de conversar com ele.

3. Crie uma experiência única

Para fidelizar os seus clientes, é preciso que eles se sintam únicos e valorizados. A sua equipe deve ter claramente a intenção de ajudá-los, de orientá-los e de tornar essa a melhor experiência possível para eles.

A abordagem humanizada gera essa percepção.

É importante treinar a equipe para oferecer esse tipo de atendimento e garantir o melhor atendimento.

E os clientes que já se tornaram fiéis à agência merecem um atendimento VIP, já que são responsáveis por boa parte do lucro da agência. Então, encontre uma forma de demonstrar isso, seja por meio de:

Atendimento personalizado;

– Brindes;

– Participação em eventos;

– Etc.

4. Monitore sempre

A melhor forma de descobrir se os resultados esperados estão sendo alcançados é por meio do monitoramento e análise de dados. Utilize ferramentas que ajudem você a obter e organizar todos esses dados para garantir as informações corretas e precisas.

Faça pesquisas, converse com seus clientes. Encontre formas de descobrir como eles estão se sentindo e como a sua empresa pode oferecer ainda mais valor a eles.

O follow-up é uma das melhores formas de avaliar o nível de satisfação dos clientes. Peça feedbacks, ofereça suporte técnico e esclareça as principais dúvidas quanto ao serviço oferecido.

5. Demonstre que você valoriza o cliente

Mantenha contato com o cliente mesmo após o serviço prestado. Essa pode ser uma boa forma de demonstrar o seu reconhecimento e valorização e pode ser a diferença que o fará procurar você ao precisar de novos serviços.

Enviar uma mensagem de Natal ou um cartão no aniversário são pequenas ações que também farão você ser sempre lembrado. Ações de pós venda, são essenciais para fidelizar os seus clientes.

6. Sempre ouça o que o cliente tem a dizer

Hoje, as redes sociais são um grande canal de comunicação e relacionamento com as empresas e essa relação deve ser valorizada. Isso pode ser um grande facilitador para estreitar as relações, mas também pode se transformar em um problema.

É imprescindível dar atenção e responder a comunicação iniciada nesses canais, mesmo que sejam negativas.

Entenda que essa pode ser a forma de identificar detalhes que não foram percebidos e que podem afetar o relacionamento com esse e com outros clientes também.

E aí, gostou das dicas para fidelizar os clientes da sua agência? Então, compartilhe em suas redes sociais!

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