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Primo desconhecido do brainstorming, ambos têm o objetivo de gerar ideias, porém o brainwriting se destaca como técnica mais eficaz por produzir ideias refinadas e proporcionar uma experiência diferenciada aos participantes.

Como veremos detalhadamente adiante, o brainwriting complementa, e até melhora, as ideias levantadas por meio do brainstorming. Motivo pelo qual usá-los em conjunto é uma boa pedida na hora de maximizar a criatividade.

Mas chega de enrolação e vamos direto ao assunto. Continue a leitura e saiba tudo sobre o brainwrinting!

Leia mais: Como criar um ambiente de trabalho mais criativo na sua agência.

O que é o brainwriting?

Não há dúvidas de que ideias movem o mundo e a humanidade, e no ambiente corporativo, ideias tem o poder de alavancar uma marca ou despencá-la, ou seja, afetam diretamente na competitividade da empresa.

Entre as técnicas criadas para facilitar a criação de boas ideias está o brainwriting que consiste, basicamente, em escrever ideias sobre um determinado tema compartilhadas com todos os membros depois. Cada um, ao pegar as abstrações do colega, pode aperfeiçoá-la ou dar novas sugestões, inspiradas nas que estão ali escritas.

A técnica, inventada pelo alemão Bernard Rohrbach e publicada em 1968, foi chamada de 6-3-5 Brainwrinting por seu criador. Os números se referem a 6 pessoas e 6 rodadas de ideias, onde cada um fica responsável pela criação de 3 concepções em 5 minutos, para cada rodada.

O grupo é supervisionado durante a execução e ao final espera-se que até 108 ideias tenham sido criadas por brainwriting em meia hora. Todas são apresentadas e votadas, podem ser combinadas ou complementadas entre si. Vale tudo para chegar na ideia perfeita que responda ao problema chave.

Benefícios

Diversos são beneficiados pelo uso do brainwriting, seja qual for o objetivo, lançar um produto ou serviço, criar uma campanha publicitária ou ainda corrigir um determinado problema, mas para isso é preciso que a equipe seja composta por profissionais de diferentes perfis e graus de conhecimento sobre o tema em questão.

Percebe a diferença do brainwriting para o brainstorming? No segundo as ideias sobre o tema devem fluir livremente à medida que são compartilhadas com toda a equipe. O brainstorming se caracteriza pela dinamicidade das discussões orais que, podem levar, a desentendimentos e competitividade, perdendo-se o foco dos objetivos; além de inibir os que se sentem mais inseguros.

Assim, a introdução do brainwriting nos processos criativos da empresa, corrige muitas das falhas do brainstorming, como a competição entre os membros da equipe. Além de maximizar o decurso com o aumento do foco e redução do tempo de execução.

Vantagens do brainwriting

O brainwriting veio para ficar e apesar de ser tão antigo quanto o brainstorming, começou a ser usado massivamente a pouco tempo e já ocupa o posto de queridinho, substituindo lentamente a geração de ideias por meio de discussões em grupo.

Sim, é perceptível as vantagens do brainwriting conforme compreendemos melhor o que ele é. Ainda assim, listaremos a seguir todas elas para você ver que os benefícios vão muito mais além do que descrevemos até agora.

  • Rapidez e eficiência na geração de ideias;
  • Diversidade criativa;
  • Evita pensamentos de manada, onde todas as ideias geram em torno de uma mesma já exposta;
  • Não gera desconfortos e ansiedade social;
  • Ordenado, por ser anônimo e silencioso;
  • Proporciona a contribuição de todos sem a sensação de pressão;
  • Estimula a criatividade;
  • Pode ser feito remotamente.

Como funciona a técnica de brainwriting?

Agora, sim, vamos para a parte que mais interessa, como aplicar o brainwriting? Como vimos, a técnica não exige que o grupo esteja reunido em um local físico, uma boa conexão com a internet é o suficiente para que a equipe se reúna e inicie o processo.

Mas, apesar de ser bastante flexível, o brainwriting conta com algumas regras que asseguram a eficiência e o sucesso da técnica. Confira o passo a passo.

1º Passo – Regras e Parâmetros

Explique a equipe como funciona a técnica, principalmente nas primeiras vezes. Esclarecer as regras é uma ótima forma de assegurar que todos sabem como as coisas acontecerão e o que deverão fazer em cada etapa. Assim não é preciso interromper o fluxo criativo para explanações.

2º Passo – Tema

Na sequência partimos para a apresentação do tema, problema ou pergunta sobre a qual as ideias se debruçarão. É importante trazer todos os dados, insights ou quaisquer outras informações relevantes, para que todos o conheçam com profundidade e possam contribuir.

3º Passo – Elaboração das Ideias

Durante as 6 rodadas, no período de 5 minutos, cada participante escreverá em um cartão, entregue no decorrer da explicação, 3 ideias sobre o tema apresentado. Terminado o tempo, o cartão é passado para o colega a esquerda que adicionará mais 3 ideias inspiradas naquelas que já estão no cartão. Vale acrescentar ou trazer novas sugestões. O supervisor pode, ainda, levantar questões ao longo do processo para incentivar a equipe a pensar além.

4º Passo – Compartilhamento e Votação

Finalizada as 6 rodadas, cada participante compartilha com todos as ideias escritas em seu cartão que serão adicionadas em um quadro branco, visíveis para o grupo. Seguido de uma votação sobre quais devem ser trabalhado, seguindo o tema proposto. Ideias podem e precisam ser combinadas e complementadas entre si para maximizar o processo durante essa etapa.

Diferente de uma sessão de brainstorming que pode produzir poucas ideias e ter cerca de 60% de seu tempo dominado por 2 pessoas, principalmente se o supervisor for inexperiente para condução, o brainwriting estimula a equipe, criando um ambiente mais confortável e favorável para geração e compartilhamento de ideias.

Consequentemente, produz ideias mais refinadas e diversificadas, além de engajar todos os membros do grupo e reduzir a atmosfera de competitividade. O brainwrinting permite que todos participem ativamente do processo de geração de ideias, trazendo sua experiência e conhecimento para a discussão, sem exposições desconfortáveis.

Então se você percebe que o método para criação de ideias de sua equipe não está surtindo bons resultados, testar o brainwriting pode ser o refresh no sistema que o grupo precisa para deixar correr solta a criatividade.

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