fbpx

A experiência do cliente é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa. É por meio dela que será possível não apenas fazer uma venda ou fechar um negócio, mas principalmente, obter ganhos no processo de fidelização e é exatamente disso que trata o conceito de customer experience.

No caso das agências de publicidade, saber trabalhar o customer experience é fundamental e através desse artigo iremos esclarecer alguns pontos sobre esse assunto e mostrar de que forma você pode entregar a melhor experiência para o seu cliente.


Leia mais: ICP – Ideal Customer Profile: o que é e como defini-lo?

O que é customer experience e por que isso é importante?

Não se sabe exatamente quando o termo customer experience passou a ser considerado no meio empresarial, mas é certo que ele surgiu nesse cenário a partir do momento em que os mercados começaram a perceber a importância da relação de compra e venda.

Entendeu-se que esse processo não está apenas associado a uma simples troca de produto por capital, mas tem suas bases na interação entre empresa e cliente.

O customer experience trata basicamente da forma como os clientes percebem as interações que desenvolvem com as empresas, ou seja, a impressão que uma marca, produto ou serviço deixa nele.

Com um cenário cada vez mais competitivo em todos os segmentos, investir na experiência do cliente é uma forma de se destacar diante dos demais.

Imagine um mercado onde o cliente tenha a possibilidade de adquirir os mesmos produtos ou serviço, pelos mesmos preços e diante das mesmas condições. Obviamente, será muito fácil que ele pule de um lado para o outro e não permaneça fiel a nenhuma empresa.

Por outro lado, um negócio que consiga oferecer uma boa experiência ao cliente em todos os processos de uma negociação, terá muito mais chances de conquistar sua preferência.

É importante destacar que o customer experience vale para toda a interação que o cliente tem com a empresa, desde o primeiro contato com ela, passando pela venda e suporte pós-venda.

Precisamos mencionar também que, do mesmo modo que uma boa experiência pode ser a chave para o crescimento, experiências ruins podem prejudicar a marca e muitas vezes levar o negócio a ruína.

Nossa proposta principal aqui é apresentar caminhos que levem sua empresa a alcançar um bom padrão de experiência do cliente. Acompanhe algumas dicas que são fundamentais para que esse objetivo seja alcançado.


Leia mais: Customer Success | O que é? Como aplicar na sua agência?

Seja excelente no atendimento

O atendimento de uma empresa que deseja satisfazer plenamente seus clientes precisa ser mais do que satisfatório, ele tem que alcançar um nível de excelência.

Sua empresa, com todas as equipes que atuam nela, deve se esforçar para trabalhar sempre com cortesia, atenção e transmitir muita empatia.

A eficiência no atendimento também precisa ser total, de modo que o cliente tenha suas necessidades atendidas e possa contar sempre com as melhores soluções.

Pessoas satisfeitas com um bom atendimento é sinônimo de fidelização, mas também de indicação e essa é uma das melhores formas de fazer com que seu negócio alcance cada vez mais clientes fidedignos e influentes.


Leia mais: 6 dicas para fidelizar os clientes da sua agência.

Prometa apenas o que possa ser cumprido

Entres as muitas coisas que prejudicam a credibilidade de uma marca, decepcionar o cliente quanto a promessas não cumpridas é sem dúvida uma das mais graves.

Por isso, é importante que sua empresa ofereça somente aquilo que possa garantir, de uma forma transparente e muito clara.

Obviamente, acidentes no meio do percurso podem acontecer, mas isso precisa ser absolutamente justificável e não pode se tornar uma prática constante.

Considere todos os processos da negociação: cumprimento de prazos, garantias, qualidade do serviço, eficiência do atendimento, entre outros.

Sua empresa precisa conquistar a confiança do cliente se deseja possibilitar a ele uma boa experiência e não frustrar as expectativas que sua própria marca criou é fundamental.

Dê atenção ao pós-venda

O bom relacionamento entre cliente e empresa não se restringe ao ato da negociação e nem se encerra com a entrega do trabalho. Muito pelo contrário, o customer experience considera de uma forma muito especial as interações após a venda.

Seu cliente pode precisar de um suporte ou uma atenção mesmo depois de todos os processos terem sido concluídos. Podem surgir dúvidas a respeito dos serviços ou outras necessidades que sua empresa precisa estar disposta a atender.

O mais importante dentro de todo esse panorama é que ele perceba que você se interessa em acompanhar a experiência dele e resolver problemas que eventualmente possam surgir.

Quando falamos em pós-venda não significa apenas responder a um contato do cliente, mas é muito positivo também procurá-lo para saber como foi sua experiência.

Essas medidas e também a ação de atendê-lo bem quando a iniciativa do contato for dele são circunstâncias que farão com que ele se sinta valorizado e perceba que é importante para sua empresa e não apenas mais um número.

Saiba ouvir o seu cliente

Esse ponto é importante porque além de criar laços entre sua empresa e o cliente, permite que você compreenda quais são as necessidades, desejos, expectativas e dificuldades que ele possui. Dessa forma, será muito mais fácil atendê-lo e possibilitar sua satisfação.

Converse com seu cliente sempre que possível, estimule o feedback e outras formas de saber o que ele pensa sobre a sua marca e o que espera dela.

Não se esqueça de que uma base forte de relacionamento garante aumento no nível de confiança e é eixo para a fidelização.

Um resumo de tudo o que foi dito aqui pode se basear no fato de que o cliente deve ser o centro de qualquer negócio e todas as medidas adotadas para melhorar sua experiência são válidas.

Aqui apresentamos apenas alguns princípios básicos, mas as suas estratégias em favor do customer experience devem estar relacionadas ao perfil da sua agência e também do seu público-alvo. Faça as melhorias gradativamente e as experiências também vão ajudar nessa missão.

Agora que você já sabe como fazer para garantir as melhores experiências para o seu cliente, aprofunde-se mais os seus conhecimentos para aplicar boas estratégias de gestão nos processos da sua agência. Acesse nosso blog e acompanhe nossos conteúdos!

Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Open chat
1
Olá! 👋 Podemos te ajudar?
Olá! 👋
Podemos te ajudar?