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Com o crescente desenvolvimento tecnológico, podemos perceber no quanto o comportamento do consumidor mudou. Com celulares e desktops cada vez mais modernos e práticos, eles permitem que o usuário realize diversas ações pela internet, como:

– Adquirir produtos;

– Contratar serviços;

– Tirar dúvidas;

– Ampliar o conhecimento, através de pesquisas na rede.

Dessa forma, podemos perceber no quanto a internet faz parte da vida das pessoas e na comodidade que ela oferece para que os usuários realizem praticamente “tudo” com um simples toque. É aí que entra o papel do gerente de tráfego, com suas estratégias para usar a internet a favor do crescimento da agência.

Quer saber como? Então, leia o post até o final e saiba o real papel do gerente de tráfego dentro das agências.

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Gerência em tráfego: o que faz esse profissional?

Antes de tudo, podemos entender o que gerente de tráfego realiza uma das atividades mais importantes de uma agência, pois suas ações são baseadas em estratégias para aumentar a receita do negócio.

Por isso, sua principal função nada mais é do que prover meios para a criação de conteúdos e o gerenciamento de engajamentos vindos de sites, redes sociais, ações em landing pages, entre outras atividades voltadas ao marketing digital.

Além disso, o gerente de tráfego possui responsabilidades em relação a administração de orçamentos destinados ao marketing digital, somando todas as demandas necessárias para que o serviço seja feito com qualidade: seja anúncios no Google, no Facebook, gastos com sites e artes gráficas, e qualquer ação voltada à sua atividade.

Marketing Digital: a principal atividade do gerente de tráfego

Como mencionamos acima, os usuários estão cada vez mais conectados, certo? O marketing digital trabalha justamente nesse novo comportamento, provendo meios para que os consumidores localizem uma marca na internet e comprem dela por meio de estratégias de captação e conversão.

Nesse ponto, o gerente de tráfego irá dividir essas atividades entre o seu time, acompanhando cada processo para certificar que a jornada do cliente pelo funil de vendas está sendo efetiva, pois é esse o caminho que fará com a agência rentabilize muito mais.

Entendendo o papel do gerente e o uso do marketing digital como sua principal atividade, podemos listar as principais ações desse profissional:

– Desenvolve relatórios sobre indicadores de desempenho de cada colaborador que constitui sua equipe, a fim de que os resultados sejam analisados pelo seu superior imediato.

– Acompanha rotineiramente processos como taxas de conversão, indicadores de desempenho, qualidade de páginas de vendas (landing pages);

– Verifica a qualidade dos anúncios em relação ao valor pago por elas, como custo por cliques, conversões e interações;

– Analisa juntamente com a equipe os processos de e-mail marketing, bem como o aumento da quantidade de leads e a forma como estão sendo nutridos pela agência;

– Consolida um relacionamento direto entre empresa e cliente, estreitando laços com quem possui maior chance de negócio.

Qual é a sua importância para o mercado

Para entendermos melhor a importância que esse profissional tem em um mercado tão competitivo, porém tecnologicamente volátil, podemos voltar a analisar o marketing digital — sendo a sua ferramenta principal de trabalho — para mensurarmos sua qualidade.

Existe um fluxo de usuários que entra e sai de páginas de vendas, sites e mídias sociais. Essa quantidade de gente define o posicionamento de marca da empresa, cuja atividade é desenvolvida pelo gerente e pela sua equipe.

O gerente de tráfego entende que os consumidores exigem ações cada vez mais práticas para adquirir produtos e/ou contratar serviços. Então, o seu papel é justamente analisar as melhores formas para que um usuário tenha uma experiência positiva ao conhecer uma marca, transformando esse usuário em um cliente.

Principais ferramentas utilizadas pelo gerente de tráfego

Além desse profissional já possuir um gerenciador de projetos para acompanhar a rotina de sua equipe, mensurando o desempenho de cada colaborador, sua principal ferramenta para agências é a que produz todo o sentido para a sua profissão, e que afeta diretamente os resultados financeiros do negócio. Conheça a seguir:

1. Google Analytics

Qualquer negócio que tenha vontade de crescer cada vez mais no mercado precisa, antes de qualquer ação, conhecer o seu público, certo? Esse é o papel do Google Analytics.

Por meio dessa ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google, o gerente de tráfego conseguirá avaliar a definição da persona, ou seja, para quem determinada marca mais converte: qual faixa etária, sexo, região, horário, língua e tipo de dispositivo que mais compra de uma determinada empresa.

2. Google Ads

Quando um usuário decide comprar algo, ele geralmente realiza uma pesquisa no Google para encontrar o que procura. Com o Google Ads, o gerente de tráfego — com a ajuda de sua equipe — fará o serviço de uma determinada agência ser direcionado para o usuário que esteja procurando exatamente aquele tipo de serviço.

Em outras palavras, o gerente de tráfego direciona a sua marca para o público certo, fazendo com que comprem produtos e serviços, contribuindo cada vez mais para um negócio totalmente escalável.

3. Facebook Ads

O processo é basicamente o mesmo! Lembra quando você estava rodando o feed de notícias do seu Facebook pelo celular e de repente apareceu um anúncio chamativo e que era exatamente o que você estava buscando naquele momento ou havia pesquisado antes?

Uma das atividades desempenhadas pelo gerente de tráfego, é direcionar conteúdos de interesse do usuário para seu feed, para que ele conheça a marca e feche negócios.

Conforme vimos, o gerente de tráfego está ganhando cada vez mais espaço do mercado. Uma vez que, as agências percebem a qualidade de seus serviços diante do atual comportamento dos consumidores no mercado.

4. Instagram Ads

Através do Instagram, o gestor pode criar anúncios em imagem e vídeo em diversos formatos, inserir links e textos e ainda contar com um Gerenciador de Anúncios, que é o gerenciador do Facebook.

Sendo assim, ele vai explorar todo o potencial que a rede social oferece, criando anúncios em publicações, fazendo parcerias com empresas e com influenciadores digitais, entre outras coisas.

5. YouTube Ads

A gigante dos vídeos também tem uma ferramenta de grande potencial, que é o YouTube Ads. Através dela, será promovido os anúncios do cliente, que aparecerão dentro dos próprios vídeos do YouTube ou como sugestão.

A vantagem é que os anúncios em vídeo chamam muita atenção e têm uma grande taxa de conversão, e o gestor conta com as mesmas ferramentas de segmentação para orientar seus anúncios e atingir o público que deseja.

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