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Mostrar-se relevante e influente na web tem a ver com saber se posicionar. E o link building se destaca como uma das estratégias mais fundamentais para isso.

A palavra-chave aqui é “autoridade”: quanto mais uma empresa é bem falada, mais pessoas vão até ela.

Nesse caso as técnicas de link building atuam como um equivalente digital à propaganda boca a boca. O que quer dizer que a forma como outras empresas falam da sua na web também importa muito.

Entenda o conceito, os benefícios e as práticas de link building em detalhes a seguir!

Conhecendo o link building

A ideia central é conseguir menções em outros sites. Na internet isso se faz por meio de links citados ao longo do material de terceiros.

A quantidade (e qualidade) de links que um site recebe está entre os fatores de rankeamento dos mecanismos de busca.

Os algoritmos avaliam o contexto em que as menções ocorrem e também diagnosticam a qualidade do link em si.

Quanto mais renomado o site que te cita, melhor para você. Portanto, o link building é extremamente importante para dar forma a um marketing de conteúdo consistente e de valor, demandando atenção à qualidade das parcerias.

Leia mais: Palavra-chave | O que é, como usar na sua estratégia?

Entenda porque fazer link building

Os impactos positivos dessa técnica não podem ser negligenciados. Para não correr esse risco, leia os tópicos abaixo!

Aumenta o tráfego

Imagine que um usuário esteja navegando pelo Google e clica em um resultado. Assim que a página termina de carregar, ele começa a lê-la.

Ao longo do post de blog o usuário se depara com alguns conceitos que interessam a ele – sendo que um deles contém um link para o seu site.

As chances dessa pessoa clicar no link são muito altas, não é mesmo? Pois então: ser citado em outros blogs aumenta o tráfego para o seu blog.

Confere integridade

Como dissemos no início, quanto mais links qualificados, mais o algoritmo do Google lê o seu site como um resultado relevante.

Assim, você cresce nos resultados de busca. E não só aos “olhos” do algoritmo: o público também percebe a qualidade e a relevância.

Com o passar do tempo, cada vez mais usuários se conscientizam da autoridade do seu conteúdo – e, a partir daí, uma audiência fiel se cria.

Maximiza as vendas

Clientes em potencial que se sintam entretidos e informados têm grande propensão a se tornarem consumidores.

É uma equação simples: um bom tempo de navegação significa mais informações sobre a empresa. Mais informações sobre a empresa, por sua vez, faz o lead progredir no funil de vendas.

Ou seja, o tempo que cada visitante passa no endereço de determinada empresa é de suma importância para que as taxas de conversão cresçam e a página ganhe mais relevância.

É mais barato

Se comparado a todas as estratégias de SEO e mídia paga, o link building é certamente a que traz o melhor custo-benefício.

A base da metodologia é aumentar o tráfego orgânico. Ou seja, não é necessário ficar atualizando orçamentos, nem redimensionando estratégias.

Uma vez que o seu link é citado por endereços renomados, ele sempre vai estar à disposição dos visitantes.

Como colocar o link building em prática

Por se tratar de uma tática essencialmente orgânica, o link building demanda atitudes por parte dos empreendedores.

A notoriedade da sua marca na web depende de:

  • Networking;
  • Conteúdo;
  • Divulgação;
  • Guest posts.

Detalhamos cada um dos 4 pontos nos tópicos na sequência, confira.

  1. Networking

“Quem não é visto não é lembrado”, esse ditado muito popular resume o que queremos dizer com networking.

Isso porque na web é necessário estabelecer contatos e conexões valiosas com colegas de setor, e a menção ao site é determinante para alcançar bons parceiros e clientes em potencial, criando um ciclo positivo para o negócio.

Para isso, compartilhe conteúdos que você considera relevantes, interaja com perfis que você gosta e veja como eles retribuirão.

Conteúdo

É claro que o networking por si só não resolve tudo. O conteúdo que você publica diariamente também precisa chamar a atenção.

Por isso, dedique-se ao marketing de conteúdo com afinco e conhecimento. Conte com o auxílio de um time qualificado para se destacar.

Divulgação

Tudo o que é publicado no blog da empresa precisa ser devidamente divulgado. Aqui, estamos falando de espalhar o material pelas redes sociais, anúncios, etc.

Facilite para que mais pessoas cheguem até o seu site. Use as plataformas que elas frequentam todos os dias.

Guest posts

Um dos formatos mais consagrados da colaboração no marketing digital são os guest posts (em português, “posts de convidados”).

O processo ocorre quando um autor é convidado a publicar um artigo em sites de terceiros. No geral, esses autores são especialistas em algum assunto pertinente para o público daquele site, bem como seu site pode ter valor para esse mesmo público, ampliando o alcance de ambos.

Os guests posts são ótimos para consolidar a marca no mercado, criar parcerias e trazer o melhor material para a persona.

Veja quantas vantagens e oportunidades estão inclusas no link building. Por isso, trata-se de uma técnica indispensável!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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