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Devido ao crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, percebemos o quanto mudou o comportamento das pessoas.

Através de celulares, desktops e tablets, por exemplo, o acesso à internet ficou ainda mais democratizado, tornando pessoas mais adeptas a ações de compras, estudos, pesquisas e interação social através do meio online.

Percebendo essa nova forma de consumo da sociedade, empresas e profissionais entenderam a importância de garantir uma presença digital.

Ao fazermos isso, estamos lidando com novos públicos e com pessoas mais propensas a se relacionar com as marcas.

E nesse quesito, percebemos a grande importância de possuir um site, uma vez que ele oferece inúmeros benefícios.

Quer saber como? Então, confira o nosso post, conheça todas as vantagens de um site e saiba como criar um a partir do zero.

Afinal, o que é um site?

Em geral, podemos resumir que um site nada mais é do que um conjunto de páginas que são coordenadas em algum servidor escolhido pela própria empresa na internet. De forma prática, esse acesso se dá através de um domínio.

Da mesma forma em que uma casa é constituída por móveis, eletrônicos e itens de higiene pessoal, por exemplo, um site possui gráficos, vídeos, imagens, textos e entre outros diferentes formatos de mídia.

Por que é importante ter um site nos contextos atuais?

Antes de tudo, podemos perceber que um site oferece alguns objetivos específicos, como é o caso da visibilidade da marca a vendas, por exemplo.

Se tratando de empresas e negócios, o site costuma ser utilizado para dois objetivos específicos: gerar alcance de marca no meio online, a fim de deixá-la ainda mais forte perante a concorrência. O outro objetivo é uma consequência dessa ação: gerar mais vendas.

Quais são os tipos de sites?

Agora que você já sabe o conceito e a importância de um site, está na hora de descobrir os tipos mais comuns no mercado. Abaixo, ressaltamos os principais:

1. Site institucional

Antes de tudo, um site do tipo institucional geralmente serve como um cartão de visita. Em outras palavras, é uma página que contém informações de endereço da empresa, bem sua história e trajetória no mercado, cases de sucesso, principais clientes, e-mails e telefones de contato, CNPJ, entre outros.

É basicamente um site com layout mais direcionado e objetivo, oferecendo as principais formas dos clientes se comunicarem com a empresa.

2. Site dinâmico

Diferente do site institucional, o site dinâmico nada mais é do que uma opção ainda mais avançada. Nela, os princípios ainda continuam sendo os mesmos: coletar e reunir informações importantes para as pessoas, de forma eficiente e prática.

A diferença, no entanto, está em seus recursos de programação, que são bem mais avançados. Ou seja, o site dinâmico é extremamente funcional, oferecendo uma experiência ainda mais completa aos usuários que entram no domínio.

3. Blogs

O blog serve como uma revista digital, por assim dizer. Isso porque o intuito de um blog é basicamente educar o usuário com conteúdos de valor, mas claro, com temas relacionados ao produto ou serviço que a empresa oferece.

Essa ação é extremamente importante, pois oferece mais alcance de marca e mais possibilidade de que as pessoas encontrem seu site através de mecanismos de busca, como o famoso Google.

As páginas são indexadas nos buscadores, e quando uma pessoa digita uma palavra-chave específica do seu artigo, elas conseguem achar sua empresa rapidamente!

Como criar um site: o passo a passo

Entendendo alguns dos principais modelos de site existentes, siga o passo a passo abaixo para criar um bom site para o seu negócio ou empresa:

1. Registre um domínio

A primeira coisa que você deve fazer, caso queira colocar um site no ar, é registrar um domínio. Ou seja, é necessário registrar uma URL, que será o endereço do seu site.

De forma prática, é o endereço que a pessoa irá digitar ou encontrar na internet. Por exemplo: www.nomedasuaempresa.com

Explore sua criatividade para criar um bom domínio para seu negócio.

2. Contrate uma empresa de hospedagem

Se o domínio é basicamente o endereço do seu site, podemos dizer que a hospedagem é como se fosse o “terreno” desse endereço. É na hospedagem que ficam armazenadas todas as informações do seu site, bem como textos, imagens, vídeos, PDFs, infográficos, GIFS, entre outros.

Escolha uma boa hospedagem para integrá-la ao seu domínio. Depois disso, o restante fica ainda mais fácil!

3. Escolha o seu construtor de sites

No mercado atual existem diversos tipos de construtores de sites. No entanto, o mais famoso e mais utilizado por grande parte das marcas é o Wordpress.

Isso porque ele é uma plataforma extremamente intuitiva e bem equipada, tornando a criação e configuração do seu site bem fácil.

Você pode personalizar o tema, criar menus, páginas, inserir conteúdos de mídia e textos de forma rápida e prática.

4. Defina seu objetivo

Depois da parte técnica do seu site, precisamos pensar no objetivo principal da construção do seu site.

Se o objetivo é venda direta, estaríamos considerando a possibilidade de um e-commerce, e não de um site, pois esse já comanda ações diferentes de um site.

Vamos listar algumas ações mais comuns para definir o objetivo do seu site:

  • Apresentar uma coleção de produtos e serviços
  • Fazer com que pessoas encontrem a localização da sua marca, que é o seu estabelecimento físico;
  • Tornar a sua empresa ainda mais confiável através de depoimentos de clientes e parceiros, integrando cases de sucesso ou até mesmo apresentações dos colaboradores que compõem a sua equipe;
  • Fazer a divulgação de materiais educativos, como é o caso de um blog.

Além disso, não se esqueça de criar as principais seções do seu site, como a página inicial, seu portfólio, produtos e serviços oferecidos, contatos, clientes já atendidos, entre outros que você considerar importante para conquistar clientes.

Conclusão

Conforme vimos, ter um site é de suma importância para as empresas, uma vez que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. Logo, nada mais estratégico do que garantir uma presença digital para conquistar novos públicos, mediante seus objetivos.

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