fbpx

Muito se tem dúvidas sobre o sistema de gestão pago ou gratuito. Em suma, gerenciar uma empresa é algo que dá trabalho de forma geral. Afinal, é preciso sempre acompanhar todos os processos e estar atento aos detalhes.

Além disso, é muito importante fortalecer a estrutura interna da empresa. Entretanto, manter um olhar atento para todos os processos externos também é importante. Dessa maneira, torna-se indispensável ter ferramentas que consigam simplificar e otimizar a rotina.

Isso porque, somente dessa forma será possível ter condições favoráveis de implementação de processos ágeis e de forma descomplicada. Também é importante ressaltar a maior praticidade na hora de conquistar resultados positivos. Nesses momentos, o que mais é escolhido por grande parte das pessoas são os sistemas de gestão.

O que é um sistema de gestão?

De forma geral, o sistema de gestão é uma iniciativa que visa otimizar o gerenciamento da empresa. Isso, logicamente, feito de maneira estratégica e profissional. Porém, há sempre a dúvida em relação se vale a pena ou não um sistema de gestão.

Até mesmo porque, ele pode ser encontrado em duas formas, sendo o pago e o gratuito. Quando se fala em sistema de gestão gratuito, muitas pessoas podem achar mais vantajosos. Porém, é comum encontrar uma grande quantidade de indivíduos aplicando golpes.

Logo, isso leva o gestor a pensar que talvez o sistema de gestão pago é melhor que o gratuito. Na verdade, ambos possuem diferenciais e qualidades que podem ser destacadas.


Leia mais: Sistema Integrado X Várias Plataformas.

Sistemas de gestão gratuito

O sistema de gestão gratuito é uma das principais escolhas de muitas empresas, principalmente daquelas que estão começando. Logicamente, já é possível citar a vantagem de ele ser gratuito. Logo, esse já é um dos principais pontos pelos quais é muito procurado.

No entanto, ainda assim é possível encontrar uma imensa quantidade de ferramentas gratuitas na internet. Pode ser que, de fato, no início as opções gratuitas ainda sejam as melhores. Afinal, algumas podem realmente gerar valor.

Tudo isso ainda sem fazer nenhum investimento de maior preço. No entanto, mesmo que o sistema de gestão gratuito possa sim oferecer ótimas vantagens, ele também pode com o tempo se mostrar um empecilho.

Isso não necessariamente no sentido literal da palavra. Porém, toda empresa deseja crescer na vida. Logo, é preciso aos poucos se adaptar e refinar os sistemas utilizados para gerir um negócio. Ou seja, pode ser que chegue um momento em que o sistema de gestão gratuito não será mais eficiente e suficiente.

Até mesmo porque, é bem difícil encontrar um sistema de gestão gratuito que consiga otimizar processos, integrar departamentos e garantir um funcionamento inteligente e quase que intuitivo. Afinal, eles foram criados para atender as necessidades gerais, não específicas.

Assim sendo, é preciso ter em mente que todo negócio possui de fato suas particularidades e dores. Por isso é muito importante desconfiar de sistemas gratuitos que oferecem praticamente o mesmo que um sistema pago.

É indispensável se manter atento aos possíveis golpes e armadilhas disfarçadas de um sistema de gestão gratuito e extremamente completo. Afinal, pode acontecer de ser enganado e somente depois descobrir que talvez o sistema mais adequado seria o pago.

É lógico que sempre é indicado calcular o custo-benefício de tudo aquilo que vai ser adquirido para ser utilizado em prol da empresa. No entanto, lembre-se de sempre expandir junto com o crescimento da corporação.

Quais as vantagens que o sistema de gestão gratuito pode oferecer?

Apesar dos riscos, está tudo bem em afirmar que os sistemas gratuitos de gestão ainda oferecem alguns benefícios. Afinal, eles podem ser muito úteis em alguns momentos.

Por exemplo: Acesso urgente; Nenhum custo; Opções básicas de utilização.

Como é possível observar, as vantagens de obter um sistema de gestão gratuito ainda agregam aspectos positivos ao negócio. Em relação ao acesso urgente, refere-se ao momento em que o gestor precisa ter algo para selecionar informações de última hora, por exemplo.

Além disso, como já dito, outra enorme vantagem do sistema gratuito é o fato de ser gratuito. Por fim, outra grande vantagem que oferece são as opções básicas de utilização. Logo, ele suprirá as necessidades básicas da corporação.

Lembrando, obviamente, que essas necessidades básicas são baseadas em uma grande quantidade de consumidores. Logo, nem sempre a necessidade básica de uma corporação pode ser o mesmo de outra. Assim, corre o risco de o sistema deixar a desejar.

Riscos ao utilizar um sistema de gestão gratuito

Assim como oferece algumas vantagens, é comum notar que o sistema gratuito pode oferecer, de fato, alguns riscos. Esses riscos geralmente estão ligados ao fato de o sistema não ser de fato personalizado e pensado diretamente no gestor e na sua empresa. Por exemplo:

Ausência de flexibilidade;

Falta de suporte técnico;

Indisponibilidade de sistema.

Compreenda cada um abaixo.

1. Ausência de flexibilidade

Entre os recursos mais importantes nos sistemas de gestão, está a simplicidade e praticidade em adaptar as ferramentas. Dessa forma, é possível realizar a combinação dos mais variados módulos, os quais podem variar do atendimento ao cliente até o financeiro.

Afinal, a intenção é sempre entregar uma visão ampla e minuciosamente completa sobre todos os processos de uma agência. Porém, nem sempre isso é possível. Afinal, um software gratuito faz com que o ambiente virtual tenha uma aparência e uma funcionalidade engessada.

Logo, ele é constituído, como já dito, baseado nas necessidades básicas das empresas e, assim, busca atender o maior número possível de negócios. Porém, não oferece flexibilidade para isso fazendo as ferramentas e o fluxo profissional ficarem comprometidos.

Ainda assim, determinados sistemas de gestão oferecem versões pagas. Porém, também não é sempre que oferecem plena liberdade para controlar os fluxos de trabalho, ferramentas, processos, etc. Logo, a melhor opção ainda é, muitas vezes, contratar um sistema de gestão pessoal e feito especialmente para a empresa e gestor.

2. Falta de suporte técnico

Todo sistema de gestão bem estruturado precisa conter um suporte técnico de qualidade. Isso nem sempre, ou nunca, pode ser visto no sistema de gestão gratuito. Mesmo que ele ofereça um suporte automático, nem sempre suprirá as principais necessidades do consumidor.

Assim sendo, a empresa usuária precisa resolver os problemas do sistema por conta própria. Ou seja, é necessário perder um longo período de tempo para tentar entender o que de fato está acontecendo. Caso contrário, não será possível utilizar o sistema.

Entretanto, ainda existem sistemas gratuitos que oferecem um suporte técnico adequado para que ao menos o usuário seja atendido de maneira simples, porém atendido. Infelizmente, isso ainda não é o mesmo que ter um suporte garantido e um atendimento de altíssimo nível.

3. Indisponibilidade de sistema

Pode chegar um momento em que o sistema não funcionará. Logo, a empresa ficará para trás e perderá muito tempo tentando resolver o problema com o sistema e fazendo-o funcionar. É comum que os sistemas gratuitos possuam algumas lacunas na sua estrutura interna.

Por conta disso, podem apresentar uma série de problemas relacionados aos serviços oferecidos. Isso tudo pode ser muito prejudicial para os negócios, já que pode resultar em problemas de diversos aspectos.

Ou seja, além de a empresa perder tempo tentando entender o que está acontecendo, pode ocorrer também de perder negócios lucrativos e deixar alguns clientes na mão. Isso, sem dúvidas, é desastroso e pode ocasionar uma série de perdas financeiras para a corporação.

Quando, então, utilizar o sistema gratuito?

Mesmo apresentando todos esses problemas, o sistema de gestão gratuito não é de um todo ruim. Afinal, suas vantagens foram citadas anteriormente. No entanto, ele é mais indicado somente quando a empresa está dando seus primeiros passos.

Nesse momento, ela não possui tantos clientes e compromissos. Entretanto, como espera-se que cresça de maneira acelerada e próspera, chegará um momento onde é necessário ceder e optar pelo sistema de gestão pago.

Sabemos que é muito comum encontrar pessoas que tenham dúvidas e inseguranças na hora de escolher entre o sistema de gestão pago ou gratuito. Porém, a dica é sempre elevá-lo juntamente ao crescimento da empresa e demanda de compromissos da mesma.

Logo, resumidamente: uma empresa que recém começou no mercado poderá se adaptar melhor com um sistema de gestão gratuito. Porém, assim que demonstrar um crescimento, é muito importante evoluir os serviços e optar por algo mais especializado.

Software de gestão pago

Somente em falar de um software de gestão pago, já é possível imaginar a grande quantidade de diferenciais que podem estar por vir. Ou seja, ele pode fazer uma diferença imensa na rotina da empresa. Logo, o êxito em coordenar projetos e obter resultados é muito maior.

Até mesmo porque, é feito especialmente para cada negócio. Isso significa que ele terá muito mais êxito em conseguir suprir as necessidades da corporação e fazer com que todos sintam-se muito mais satisfeitos.

Ademais, diferente de sistemas de gestão gratuitos, o sistema de gestão pago tem uma inteligência diferenciada, já que consegue ser feito para que seja cabível exatamente com as necessidades da corporação, bem como suas ideias, projetos e demais características.

Maiores vantagens de adquirir um sistema de gestão pago

Existem algumas vantagens que somente um sistema de gestão pago pode oferecer. Antes de abordar sobre seus principais benefícios, é indispensável citar o quanto ele colabora para uma rotina bem mais organizada e centrada.

Assim torna possível trabalhar com tranquilidade e sem correr riscos de enfrentar problemas relacionados à má funcionalidade do sistema. Além disso, também é possível ressaltar o funcionamento adequado e a praticidade que oferece em todos os aspectos. Confira outras vantagens:

Suporte técnico sempre presente;

Atualizações inteligentes e constantes;

Nível máximo de produtividade;

Confiança e segurança.

1. Suporte técnico sempre presente

Poucas coisas são tão ruins quanto precisar de uma ferramenta profissional e ela simplesmente deixar a todos na mão. Com o sistema de gestão pago, isso é praticamente impossível. Ele possui funcionalidades e características feitas para funcionar de maneira fluída e surpreendente.

Ademais, é importante ressaltar que todas as empresas que se comprometem em planejar e executar um sistema de gestão pago, se mantém atentas em todo o processo, indo desde:

Implantação;

Definição de requisitos;

Treinamento de usuários, entre outros.

Assim sendo, além de um funcionamento exemplar, também conta com uma equipe de suporte que está atenta aos mínimos detalhes e não deixa nada escapar. Até mesmo porque, isso faz parte de um sistema de gestão pago e com funcionamento de altíssima qualidade.

Importante ressaltar também que, dependendo do sistema, o suporte pode ser contatado através do mesmo. Caso contrário, sempre há um telefone ou alguma plataforma em que é possível conversar com um profissional e obter a ajuda necessária.

2. Atualizações inteligentes e constantes

Se ainda tem medo de contratar um sistema de gestão pago, saiba que ele oferece atualizações constantes. Diferente do que muitas pessoas pensam, o sistema de gestão pago não fica congelado somente naquilo que a empresa solicitou.

Na verdade, ele se mantém sempre em alta e melhoria contínua para atender todas as principais expectativas. Além disso, muitas vezes incluir novas funcionalidades, aumentam a segurança e evitam a vulnerabilidade do sistema mediante ataques de hackers e vírus.

Optar por um sistema de gestão pago é, de fato, sinônimo de nunca ser deixado para trás. Afinal, a empresa responsável estará sempre de olho para garantir que tudo está sendo correndo de maneira correta e, inclusive, sempre atenta ao que pode ser melhorado.

3. Nível máximo de produtividade

Quase não existem limites quando o assunto é sobre o sistema de gestão pago. Diferente do sistema de gestão gratuito, esse sistema não limita o usuário de realizar as funções necessárias. Até mesmo porque, o sistema é feito com muitas funções.

Logo, a grande maioria delas são pensadas exclusivamente nas necessidades da empresa e de seus colaboradores, fazendo com que tudo aconteça com a devida produtividade e liberdade de utilização.

Assim sendo, é importante ressaltar que fica muito mais fácil para que o gestor atinja um alto nível de produtividade, já que pode executar uma série de atividades. Seja gerenciar contas da empresa, acompanhar determinados negócios ou avaliar a rentabilidade dos consumidores, é possível.

No entanto, isso somente se torna possível a partir do momento em que o sistema de gestão pago entra em ação. Perder tempo pensando se o sistema de gestão pago ou gratuito é mais eficiente, não é válido.

Até mesmo porque, atualmente o mercado se encontra em constante expansão e cada vez mais competitivo. Com a tecnologia se mostrando cada vez mais inovadora, é muito importante garantir um sistema e qualidade.

Até mesmo porque, utilizar um sistema de gestão gratuito por muito tempo pode, de fato, atrasar as chances de fechar ótimos negócios, acompanhar ótimos clientes e principalmente limitar as atividades de um ótimo gestor.

Portanto, é importante lembrar que quanto maior a produtividade de um indivíduo, mais resultados positivos ele oferecerá para a corporação. No entanto, é preciso ter um sistema de gestão adequado e feito especialmente para a empresa, caso queira que isso aconteça.

4. Confiança e segurança

Como dito anteriormente, um sistema de gestão que não impõe limites é uma das ótimas formas de garantir alto índice de produtividade. Afinal, ele permite que o gestor esteja ativo em diversas ferramentas e monitorando diversos aspectos dos negócios.

No entanto, a confiança e a segurança que o sistema de gestão pago oferece, também é algo que colabora muito para altíssimos resultados. Atualmente, muitas pessoas encontram-se trabalhando no conforto de suas casas.

Por conta disso, tornaram-se mais suscetíveis a ataques de hackers, vírus e demais invasões que podem resultar no roubo e vazamento de dados. Isso pode fazer com que o usuário se sinta um tanto inseguro em continuar seus negócios.

No entanto, ao contratar o sistema de gestão pago, pode-se ter certeza da segurança, eficiência e confiabilidade do sistema que está recebendo. Como o sistema é feito de forma específica para o usuário e para a empresa, todas as suas funcionalidades serão de acordo com o exigido.

Por conta disso, é possível ter calma e tranquilidade na hora de operar, já que sabe-se da segurança dos dados e da certeza de que não há nenhuma tentativa de invasão por parte de terceiros. Além do mais, isso tudo também refletirá na imagem que os consumidores possuem da empresa.

Isso porque a verão como um local de confiança e onde seus dados podem ser devidamente depositados, sem a necessidade de haver grande preocupação em relação a diversos fatores. Logo, também é uma forma de reter clientes e se tornar uma referência de confiabilidade. Tudo isso, em partes, por conta do sistema de gestão pago.

Por que optar por um sistema de gestão pago?

Como é possível observar, ambos os sistemas podem oferecer vantagens. No entanto, o sistema de gestão pago pode oferecer atrativos bem maiores que o sistema gratuito. Justamente por isso, é a alternativa mais procurada e utilizada no mercado.

No entanto, é comum que muitas pessoas ainda apresentem algumas dúvidas em relação a adquirir um sistema de gestão pago. Por conta disso, confira três motivos para entender de vez o porquê ele é muito mais vantajoso que um sistema de gestão gratuito.

1. Mostra como anda a saúde dos seus negócios

É comum que um sistema de gestão pago ofereça a possibilidade de mostrar como estão os seus negócios, bem quais resultados já foram obtidos. Como a intenção é reduzir os custos e aumentar a satisfação dos consumidores, é muito importante essa questão.

Afinal, é indispensável ter controle sobre diversos aspectos presentes na empresa. Dessa maneira, essa funcionalidade permite uma leitura muito mais minuciosa e assertiva sobre tudo o que os indicadores estão mostrando no momento.

Além disso, o sistema pago de gestão também não coleta somente dados, mas permite que a avaliação seja feita de forma muito mais coerente e assertiva, permitindo uma visão diferenciada e profissional sobre os mais variados aspectos da empresa, clientes e negócios em andamento ou fechados.

Ademais, vale ressaltar que diferentemente do sistema de gestão pago, o gratuito não oferece essa possibilidade, fazendo o gestor ficar às cegas sobre seus negócios.

2. Oferece êxito na tomada de decisões

Como oferece transparência para o gestor, o sistema de gestão pago é ótimo para realizar uma análise muito mais aprofundada e, assim, conseguir tomar decisões com maior assertividade e êxito. Afinal, oferece uma segurança de dados muito maior para o gestor.

Além disso, também oferece uma compreensão mais clara sobre os processos da empresa, incluindo fluxo de caixa, pagamentos, negociações ou renegociações, etc. É por isso que com essas informações em mãos, é muito mais fácil organizar e tomar decisões que podem beneficiar o negócio.

3. Possibilidade de gerar mais lucro

Assim como é possível tomar decisões e ter acessos às ferramentas específicas para a empresa, o sistema de gestão pago pode ser uma ótima forma de a empresa obter muito mais lucro. A possibilidade de ganhar mais dinheiro é maximizada de forma notável.

Afinal, sabendo um custo de um projeto, o fluxo de caixa e demais dados financeiros, é possível saber exatamente onde investir ou onde cortar gastos. De fato, isso colabora para que o gestor consiga visualizar a real situação da empresa.

Dessa maneira, até mesmo os projetos mais simples podem ser analisados e tomar decisões a partir disso, fazendo com que tenham muito mais êxito e gerem muito mais dinheiro para a corporação. Afinal, torna-se perfeitamente possível ter uma visão 360º de todos os negócios e da empresa como um todo.


Leia mais: E-book | Gestão financeira: da importância a aplicação dentro das agências.

Quem pode optar por um sistema de gestão pago ou gratuito?

Uma questão que desperta dúvidas nas pessoas é quanto aos sistemas. Como já dito, o sistema de gestão gratuito é o mais indicado para empresas que estão começando agora no mercado. Ou seja, aquelas que estão dando os primeiros passos.

Já o sistema de gestão pago, pode ser utilizado a partir do momento em que começam a surgir mais clientes e negócios. Logo, empresas de médio e grande porte podem e devem optar por essa opção.

Ainda assim, mesmo as empresas pequenas podem optar pela versão paga. Afinal, é algo que somente agregará vantagens. De qualquer maneira, é preciso que cada gestor observe a situação atual da empresa e decida se o sistema de gestão pago ou gratuito é melhor.

Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Open chat
1
Olá! 👋 Podemos te ajudar?
Olá! 👋
Podemos te ajudar?