A Metodologia Ágil foi criada em meados dos anos 80 para ser aplicada a empresas fabricantes de software, porém, seu modelo de produção se aplicou com sucesso às agências de publicidade.

Neste texto, você irá entender como é feito o uso de Metodologia Ágil dentro de uma agência de publicidade e por que este tipo de modelo produtivo traz benefícios ao seu negócio. Confira!

O que é Metodologia Ágil?

A Metodologia Ágil é uma forma de organizar o trabalho de sua empresa de maneira a torná-la mais eficiente, evitar o retrabalho, entregar resultados melhores em menos tempo.

Como dissemos, ela foi concebida nos anos 1980, mas apenas na década de 2000, um manifesto editado por profissionais da área da tecnologia deu as diretrizes de como as metodologias ágeis funcionam.

A Metodologia Ágil pode ser aplicada com bastante sucesso pelas agências de publicidade porque, apesar dos diferentes objetos de trabalho, a metodologia da entrega de serviços é bastante semelhante à das empresas de TI.

Assim, as agências de publicidade podem se adaptar melhor a um período no qual clientes são mais exigentes, demandas se alteram rapidamente, internet modifica relações cliente-empresa e os valores precisam ser reduzidos.

Diferenciais da Metodologia Ágil

As principais diferenças entre a Metodologia Tradicional de Trabalho e a Metodologia Ágil são as seguintes:

Metodologia Tradicional: composta quase sempre por um ciclo de:

  1. Pesquisa;
  2. Escrita;
  3. Design;
  4. Edição;
  5. Aprovação;
  6. Entrega.

Este ciclo é realizado uma única vez ao longo do contrato e, então, o conteúdo publicitário é entregue ao cliente após um bom tempo de produção.

Caso o cliente não goste do resultado inicial e decida pela mudança de alguns detalhes, o material é devolvido à agência e o retrabalho atrasa a entrega final.

Metodologia Ágil: as seis etapas descritas anteriormente (pesquisa, escrita, design, edição, aprovação e entrega) também se aplicam. Porém, equipes se dividem em grupos menores para fazer “mini entregas” parciais do conteúdo regularmente ao longo da vigência do contrato.

Se o cliente solicitar alterações, o impacto sobre a produção como um todo é menor, e as mudanças podem ser feitas rapidamente de forma que o cliente não fique sem material para publicar. Uma vez que, parte das outras entregas também já foi realizada.

Por isso, em um contrato tradicional, supondo uma duração de três meses de serviço, a agência pode passar dois meses desenvolvendo o serviço, um mês editando/refazendo alterações e entregando o material completo apenas ao fim do período.

Entretanto, na Metodologia Ágil, um contrato de três meses pode contar como mini entregas no primeiro, no segundo e no terceiro mês (ou até mais mini entregas ao longo deste tempo, caso necessário), utilizando menos tempo para vencer cada etapa e gastando menos recursos com retrabalho.

É por isso que esta metodologia está mais bem conectada às características atuais do mercado. Hoje, cada vez menos clientes estão dispostos a fazer contratos tão duradouros. Com a Metodologia Ágil, o cliente tem mais possibilidades em acompanhar diariamente cada etapa da produção de seu conteúdo.

Como aplicar a Metodologia Ágil na sua Agência de Publicidade?

Uma das mais utilizadas metodologias ágeis nas agências de publicidade é chamada de scrum. Esta metodologia utiliza três principais elementos para a elaboração, execução e entrega de um projeto:

Cerimônia: reuniões realizadas regularmente entre todos os membros das equipes. Em cada um destes encontros (que devem ser rápidos, no máximo 20 min), cada funcionário responde às seguintes perguntas – o chamado Kanban de Tarefas:

  1. O que eu fiz ontem?
  2. O que farei no dia de hoje?
  3. E o que me impede de fazer o que devo fazer hoje?

Sendo assim, as cerimônias são uma boa forma de manter o time engajado e discutir soluções em conjunto para eventuais problemas que possam acontecer durante a realização do projeto.

Artefatos: lista com a descrição e com o acompanhamento das tarefas a ser realizadas por cada membro da equipe.

Papéis: os responsáveis por cada setor na realização do projeto. Aqui há outro diferencial das Metodologias Ágeis: os papéis de Product Owner e Scrum Master.

Product Owner e Scrum Master

O Product Owner age como um representante do cliente. Ele estuda as demandas e necessidades conforme descritas quando os serviços foram contratados, acompanha a realização das tarefas dando um reporte constante do que está certo, o que deve melhorar e o que deve ser alterado.

Ele é, literalmente, a voz do cliente dentro do projeto, estando em constante contato com o contratante de sua empresa.

Já o Scrum Master transforma tudo o que foi determinado pelo Product Owner em realidade. Com os feedbacks e insights dados pelo Product Owner, ele guia a equipe, orienta as atividades realizadas por cada membro do time e age para eliminar possíveis obstáculos ou empecilhos às atividades necessárias para que o projeto possa ser executado.

Se tratando da realidade das agências de publicidade. Normalmente a equipe de atendimento ao cliente faz o papel de Product Owner, enquanto o Scrum Master é representado pelo diretor de criação.

Clique aqui e leia mais: O que é Kanban de tarefas e como ele pode ajudar nas tarefas da sua agência.

Atenção total às necessidades do cliente

O objetivo da agência de publicidade é atender às demandas e necessidades de seus clientes, proporcionando a maior satisfação possível. Por isso, a Metodologia Ágil gira completamente em torno do cliente, seus feedbacks e suas dores.

Para ter o cliente sempre em vista, as agências podem utilizar a chamada “História do Usuário”, uma pequena frase que resume as principais características, desejos e benefícios dos clientes.

Por exemplo: Cliente X | “Como um empresário do setor do varejo (característica), eu quero impactar o público com boas promoções (meta) para fazer com que minha empresa chegue a todas as regiões do estado (benefício)”. Pode parecer um detalhe pequeno, mas levar o cliente sempre como prioridade ajuda a entregar um trabalho melhor e evitar o retrabalho.

A Metodologia Ágil tem o potencial para gerar melhor desempenho à sua empresa. Estima-se que o período de adaptação de uma equipe do modelo tradicional para o modelo ágil pode durar cerca de três meses, mas os resultados são altamente recompensadores.

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