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Você sabe qual é o impacto de uma boa estratégia de branding na sua marca? Ou o que faz uma marca ser mais lembrada do que outras? O que nos faz ter confiança e acreditar tanto na credibilidade de certa marca e de outra não, se no fim das contas elas entregam a mesma qualidade?

A resposta é simples: branding. A estratégia de branding é essencial para a construção e fortalecimento da imagem de uma marca no mercado, agregando valores de confiança, credibilidade e identidade. E assim, criar diálogo e proximidade com o público-alvo.

Entenda o que é o Branding

Branding pode ser definido como a gestão de uma marca. Todo o processo realizado para tornar essa marca mais conhecida entre as pessoas, da concepção da marca às ações de marketing da empresa. Mas este processo vai muito além da criação de uma identidade visual.

Ele contempla uma criação consciente de diretrizes e fundamentos que serão a base de todas as campanhas e ações da marca. Sendo assim, para uma boa estratégia de branding, estas diretrizes devem ser baseadas em aspectos como os valores e a missão da empresa, além do comportamento do consumidor ideal.

A estratégia de branding, em última análise, é o que vai definir a identidade da marca, seu tom de voz. E estes aspectos são mais importantes do que nunca em um mercado onde o consumidor cada vez mais se conecta emocionalmente às suas marcas favoritas. Assim, fazendo escolhas baseadas em fatores que ultrapassam os atributos tangíveis dos produtos, alcançando aspectos mais abstratos.

Por isso, utilizar a gestão da marca para criar um verdadeira personalidade para a organização é indispensável às empresas que desejam se manter competitivas.

A importância do Branding

O Branding impacta todas as ações da organização, tanto no ambiente interno quanto externo. Alguns dos principais fatores relacionados a ele são:

  • Reconhecimento e valorização da marca;
  • Aquisição e fidelização de clientes;
  • Aumento da motivação e da satisfação dos colaboradores;
  • Alinhamento dos diferentes setores do negócio;
  • Agregação de confiabilidade à empresa;
  • Apoio às ações publicitárias.

Posicionamento

O posicionamento da marca, a forma como ela se coloca diante de seus clientes e potenciais consumidores, é um produto de todo o trabalho aplicado no branding, no desenvolvimento da personalidade da marca. Assim, ele será empregado em todos os pontos de contato entre a empresa e o público.

Além de ser um fator muito importante, é preciso saber deixar claro qual é o posicionamento da marca através das ferramentas de comunicação. Como: identidade visualredes sociais, propaganda, logotipo e estratégias de marketing.

Vale destacar que para uma comunicação eficaz, é preciso conhecer bem a pessoa que se pretende atingir. Assim, o diálogo torna-se mais humano e menos comercial. Daí a importância de trabalhar no desenvolvimento da persona do cliente.

Por fim, cabe destacar que uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas principais características evidenciadas e fixadas na mente do público.

A falta de um posicionamento bem definido pode acabar afetando a imagem da empresa negativamente e, assim, prejudicar as vendas.

Identidade Visual

A construção da identidade visual para a marca é uma das etapas mais importantes no Branding. A identificação gráfica e visual é o que ficará marcado na memória do público.

Dessa forma, ela deve representar com clareza o que o seu produto quer dizer para o consumidor, e essa representação deve se alinhara aos objetivos da empresa.

Logo

A logo é um dos elementos dentro da identidade visual e é a partir dela que todos os outros componentes tomam forma.

É comum algumas pessoas associarem a identidade visual somente a logo. No entanto, apesar de ser o elemento principal na identificação perante o consumidor, um projeto de identidade visual abrange um conjunto de vários outros elementos capazes de representar a marca, não apenas a logo.

Tais elementos contribuem para a transmissão da personalidade, dos valores e do tom de voz da organização.

Tipografia e cor

A seleção de tipografia e a paleta de cores adequadas, por exemplo, tem um forte impacto sobre a percepção da marca entre o público e sobre o alcance dela no mercado, podendo ser classificada fator de diferencial competitivo. 


Leia mais: Identidade visual | A importância desse conceito para a sua empresa.

Valor da Marca – Brand Equity

Como medir o valor da marca presente no seu produto ou serviço? O que define uma marca? Quais sensações ela causa nos consumidores? Além disso, por que certas marcas possuem tanta influência e credibilidade no mercado?

O Brand Equity é muito importante, pois está conectado diretamente com o poder de escolha dos clientes, o por que eles comprarão o seu produto ou contratarão o seu serviço e não o do concorrente.

E por que devemos dar atenção ao Brand Equity? O valor da marca influencia na capacidade de uma empresa crescer, conquistar novos clientes e assim, se manter presente na lembrança dos consumidores. Mas como medir esse valor?

Por se tratar de algo intangível, o valor de uma marca pode seguir vários critérios abstratos de avaliação, como:

  • Identificação com a marca: Nós sabemos que cada campanha tem uma proposta diferente, mas a sua marca deve manter uma constância na mensagem principal, aquela que impacta e faz o consumidor lembrar de quem é que estamos falando. Isso faz com que a estratégia de Branding funcione melhor.
  • Fidelidade com a marca – Brand Loyalty: Conquistar a fidelização dos clientes é tão importante quanto adquirir novos clientes. Quanto maior a quantidade de clientes ao seu lado, menor o custo de divulgação, uma vez que eles estarão fazendo essa divulgação pela sua marca, naturalmente.
  • Poder de influência da marca no mercado: as grandes marcas possuem vantagem no mercado. Por diversas vezes são elas que ditam novas tendências, tabela de preços, estratégias de marketing… Portanto, são essas marcas que lideram e geralmente ganham a preferência do grande público. Ditar as regras de acordo com sua estratégia garante uma enorme vantagem frente aos concorrentes.

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