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Você sabe qual é o impacto de uma boa estratégia de branding na sua marca? Ou o que faz uma marca ser mais lembrada do que outras? O que nos faz ter confiança e acreditar tanto na credibilidade de certa marca e de outra não, se no fim das contas elas entregam a mesma qualidade?

A resposta é simples: branding. A estratégia de branding é essencial para a construção e fortalecimento da imagem de uma marca no mercado, agregando valores de confiança, credibilidade e identidade. E assim, criar diálogo e proximidade com o público-alvo.

As empresas que trabalham bem seu branding costumam ter clientes fiéis e apaixonados pela marca, o que também facilita o alcance de novos clientes potenciais. Por isso, investir em uma estratégia de branding é sempre uma excelente alternativa!

Se quer entender mais sobre o assunto e como fazer isso, não deixe de conferir este conteúdo que preparamos.

Entenda o que é o Branding

Branding pode ser definido como a gestão de uma marca. Todo o processo realizado para tornar essa marca mais conhecida entre as pessoas, da concepção da marca às ações de marketing da empresa. Mas este processo vai muito além da criação de uma identidade visual.

Ele contempla uma criação consciente de diretrizes e fundamentos que serão a base de todas as campanhas e ações da marca. Sendo assim, para uma boa estratégia de branding, estas diretrizes devem ser baseadas em aspectos como os valores e a missão da empresa, além do comportamento do consumidor ideal.

A estratégia de branding, em última análise, é o que vai definir a identidade da marca, seu tom de voz. E estes aspectos são mais importantes do que nunca em um mercado onde o consumidor cada vez mais se conecta emocionalmente às suas marcas favoritas. Assim, fazendo escolhas baseadas em fatores que ultrapassam os atributos tangíveis dos produtos, alcançando aspectos mais abstratos.

Por isso, utilizar a gestão da marca para criar um verdadeira personalidade para a organização é indispensável às empresas que desejam se manter competitivas.

A importância do Branding

O Branding impacta todas as ações da organização, tanto no ambiente interno quanto externo. Alguns dos principais fatores relacionados a ele são:

  • Reconhecimento e valorização da marca;
  • Aquisição e fidelização de clientes;
  • Aumento da motivação e da satisfação dos colaboradores;
  • Alinhamento dos diferentes setores do negócio;
  • Agregação de confiabilidade à empresa;
  • Apoio às ações publicitárias.

Posicionamento

O posicionamento da marca, a forma como ela se coloca diante de seus clientes e potenciais consumidores, é um produto de todo o trabalho aplicado no branding, no desenvolvimento da personalidade da marca. Assim, ele será empregado em todos os pontos de contato entre a empresa e o público.

Além de ser um fator muito importante, é preciso saber deixar claro qual é o posicionamento da marca através das ferramentas de comunicação. Como: identidade visualredes sociais, propaganda, logotipo e estratégias de marketing.

Vale destacar que para uma comunicação eficaz, é preciso conhecer bem a pessoa que se pretende atingir. Assim, o diálogo torna-se mais humano e menos comercial. Daí a importância de trabalhar no desenvolvimento da persona do cliente.

Por fim, cabe destacar que uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas principais características evidenciadas e fixadas na mente do público.

A falta de um posicionamento bem definido pode acabar afetando a imagem da empresa negativamente e, assim, prejudicar as vendas.

Identidade Visual

A construção da identidade visual para a marca é uma das etapas mais importantes no Branding. A identificação gráfica e visual é o que ficará marcado na memória do público.

Dessa forma, ela deve representar com clareza o que o seu produto quer dizer para o consumidor, e essa representação deve se alinhara aos objetivos da empresa.

Logo

A logo é um dos elementos dentro da identidade visual e é a partir dela que todos os outros componentes tomam forma.

É comum algumas pessoas associarem a identidade visual somente a logo. No entanto, apesar de ser o elemento principal na identificação perante o consumidor, um projeto de identidade visual abrange um conjunto de vários outros elementos capazes de representar a marca, não apenas a logo.

Tais elementos contribuem para a transmissão da personalidade, dos valores e do tom de voz da organização.

Tipografia e cor

A seleção de tipografia e a paleta de cores adequadas, por exemplo, tem um forte impacto sobre a percepção da marca entre o público e sobre o alcance dela no mercado, podendo ser classificada fator de diferencial competitivo. 


Leia mais: Identidade visual | A importância desse conceito para a sua empresa.

Valor da Marca – Brand Equity

Como medir o valor da marca presente no seu produto ou serviço? O que define uma marca? Quais sensações ela causa nos consumidores? Além disso, por que certas marcas possuem tanta influência e credibilidade no mercado?

O Brand Equity é muito importante, pois está conectado diretamente com o poder de escolha dos clientes, o por que eles comprarão o seu produto ou contratarão o seu serviço e não o do concorrente.

E por que devemos dar atenção ao Brand Equity? O valor da marca influencia na capacidade de uma empresa crescer, conquistar novos clientes e assim, se manter presente na lembrança dos consumidores. Mas como medir esse valor?

Por se tratar de algo intangível, o valor de uma marca pode seguir vários critérios abstratos de avaliação, como:

  • Identificação com a marca: Nós sabemos que cada campanha tem uma proposta diferente, mas a sua marca deve manter uma constância na mensagem principal, aquela que impacta e faz o consumidor lembrar de quem é que estamos falando. Isso faz com que a estratégia de Branding funcione melhor.
  • Fidelidade com a marca – Brand Loyalty: Conquistar a fidelização dos clientes é tão importante quanto adquirir novos clientes. Quanto maior a quantidade de clientes ao seu lado, menor o custo de divulgação, uma vez que eles estarão fazendo essa divulgação pela sua marca, naturalmente.
  • Poder de influência da marca no mercado: as grandes marcas possuem vantagem no mercado. Por diversas vezes são elas que ditam novas tendências, tabela de preços, estratégias de marketing… Portanto, são essas marcas que lideram e geralmente ganham a preferência do grande público. Ditar as regras de acordo com sua estratégia garante uma enorme vantagem frente aos concorrentes.

Erros mais comuns na estruturação de estratégias de branding

Como em todo processo, existem alguns erros comuns e recorrentes que devem ser evitados. Estruturar uma estratégia de branding não é fácil e é preciso estar atento a diversos detalhes para que ela realmente funcione.

Então, confira nossa lista a seguir e garanta que entendeu muito bem cada um deles, para não cometer o mesmo erro em sua agência.

Falta de clareza

É extremamente importante que a estratégia esteja alinhada aos objetivos do negócio. Afinal, não adianta comunicar algo visualmente que, em essência, pouco tem a ver com a alma do negócio.

Por isso, é muito importante entender de fato o que é a empresa, o que representa e quais são seus objetivos. O branding precisa estar de acordo com tudo isso.

Pouca consistência

Além de atenção aos detalhes, o branding exige dedicação, constância e consistência. Quando precisamos gravar algo em nossa mente, o que fazemos? Repetimos, revemos, incansavelmente, pois é isso que nos faz gravar a informação.

O mesmo vale para o fortalecimento do branding e do reconhecimento de uma empresa. É muito importante que o público a veja de forma consistente e diversificada. Assim, será possível fortalecer o branding de sua empresa.

Um exemplo que podemos citar é da Coca-Cola. Quantos dos elementos do branding não reconhecemos de imediato? Vários, correto? Mas isso só acontece porque a marca trabalha esses mesmos elementos, de formas diferentes, há anos.

Falta de envolvimento com o público

Não adianta estruturar todo branding se o público não estiver envolvido e não comprar a ideia. Por isso, toda estratégia deve se comunicar com o público e envolvê-lo. Por isso,é muito importante conhecer muito bem seu público antes de criar a estratégia.

É preciso falar a mesma língua que eles, estar nos lugares em que eles frequentam e nas mídias que consomem. Só assim, será possível construir um branding marcantes!

Não seguir tendências

Algumas empresas ainda resistem às mudanças e tendências do mercado. No entanto, definitivamente, esse não é o melhor caminho para as empresas que querem fortalecer seu branding.

Para se comunicar com os novos consumidores, é preciso estar atento não só às tendências do mercado, como em alguns casos será preciso embarcar nelas.

As empresas que se recusam a fazer isso, passam uma imagem “ultrapassada” para seus clientes e perdem espaço para os concorrentes que são adeptos dessas inovações.

Falta de mensuração

Outro erro grave que algumas empresas cometem é não mensurar os resultados de sua estratégia de branding. Por conta disso, a empresa pode passar meses investindo em algo que não tem gerado resultados satisfatórios.

É extremamente importante fazer esse acompanhamento, pois assim é possível identificar o que não está saindo como planejado e fazer os ajustes necessários. Para acompanhar os resultados da sua estratégia de branding, existem alguns dados que podem e devem ser acompanhados. São eles:

  • Reconhecimento da marca: você pode medir o reconhecimento através de pesquisas de mercado ou pesquisas de opinião.
  • Lealdade do cliente: esse dado pode ser medido através de pesquisas de satisfação ou pela análise de dados das compras efetuadas.
  • Participação nas mídias sociais: você pode monitorar o engajamento dos clientes nas mídias sociais, como curtidas, compartilhamentos e comentários. Se houve um aumento ou uma redução após a aplicação da estratégia de branding.
  • Taxa de conversão: é interessante acompanhar a taxa de conversão de visitantes em compradores para avaliar se a estratégia está levando a ações efetivas dos clientes.
  • Referências de boca a boca: você pode medir as referências de boca a boca através de pesquisas ou análise de dados de comportamento do cliente.
  • Tráfego do site: o tráfego no site é um excelente indicativo para ver se a estratégia de branding está levando a um aumento no número de visitantes.
  • Preferência pela marca: é possível medir a preferência por marca através de pesquisas de mercado ou pesquisas de opinião.

Com isso, sua agência conseguirá acompanhar de perto a evolução da estratégia de branding e seus resultados.

Já criou sua estratégia de branding?

Se você ainda não pensou em uma estratégia de branding para a sua marca, está na hora de mudar isso agora mesmo! Com as dicas que compartilhamos, temos certeza de que você conseguirá resultados excelentes para o seu negócio.

Lembrando que independente da estratégia criada, leva um tempo para que os resultados comecem a aparecer. Esse é um trabalho que exige dedicação e paciência. Pois, é algo que leva tempo, mas que tem resultados muito sólidos e efetivos.

Por isso, não desista caso os números demorem para mudar.

E se precisar de mais dicas sobre branding e fortalecimento de marca, não deixe de conferir os outros posts do nosso blog. Estamos sempre publicando dicas valiosas sobre o assunto.

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