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Junto à Copa do Mundo vêm as estratégias de marketing personalizadas para o evento. Comércios, dos mais diversos segmentos, estão engajados em criar sua própria experiência do momento para os clientes.

A vantagem desse tipo de abordagem ainda é discutida, mas, no geral, a customização do negócio tende a surtir efeitos positivos, mesmo nas áreas que não estão diretamente ligadas ao meio esportivo.

Uma boa estratégia, que considere o poder dos algoritmos, e muita criatividade é suficiente para garantir isso.

Principais estratégias de marketing

A escolha de boas estratégias de marketing permite o melhor aproveitamento dos recursos e vantagens que cada canal oferece, seja para alavancar as vendas, engajar a audiência, aumentar a visibilidade da marca, ou tudo isso.

  1. Marketing de conteúdo: produção de materiais que respondam a alguma dúvida do público, através de blog posts, vídeos, e-books, aulas, etc. O objetivo é atender as necessidades do consumidor, contribuindo para sua jornada e deixando-o mais próximo à empresa;
  2. SEO (Search Engine Optimization): uso de palavras-chave bem avaliadas no Google para melhorar a exposição do conteúdo nas buscas, colocando o site na primeira página. A estratégia é usada para aumentar o fluxo de tráfego orgânico;
  3. E-mail marketing: um meio simples e rápido de comunicação direta com o público que impulsiona o estreitamento da relação consumidor-empresa. É uma ótima forma de captar clientes, anunciar promoções etc.;
  4. Marketing viral: apesar de ser uma estratégia desafiante, quando seu efeito é obtido traz grandes resultados a empresa. Como o próprio nome já sugere, o objetivo aqui é contagiar o público por meio de um material que atinja altos números de compartilhamento, tornando-se viral;
  5. Marketing de afiliados: voltada para a melhora dos resultados, essa estratégia usa o serviço de terceiros para a divulgação do produto da empresa, que em troca recebe uma comissão;
  6. Influenciadores digitais: quando bem estudada, o uso de influenciadores pode aumentar a visibilidade da marca e impulsionar as vendas, atraindo um público direcionado. Mas é preciso avaliar bem a quem se vincula a marca, já que seus posicionamentos afetarão diretamente o negócio;
  7. Marketing de fidelização: direcionada aos clientes da empresa, as estratégias de fidelização investem em ações que otimizem toda a jornada de compra, gerando satisfação que vai além do produto adquirido. Então, o grande objetivo é proporcionar uma experiência que atenda às necessidades do cliente, mesmo aquelas que ele não conhecia, fazendo-o, assim, retornar;
  8. Outbound marketing: é o método tradicional de marketing, realizado através de comerciais na televisão, rádio, revistas, cartazes, entre outros.

Regras de marketing da FIFA

Com o mundo de olho nos acontecimentos da Copa do Mundo, que em acontece no mesmo mês da Black Friday, o comércio busca meios diversos de explorar os eventos em suas ações de marketing.

Mas, a elaboração da estratégia de marketing para a Copa do Mundo deve observar as regras de marketing definidas pela FIFA, além das etapas genéricas para qualquer planejamento na área. Isso porque a instituição definiu uma série de regras e proibições quanto ao uso de alguns elementos visuais para as campanhas de marketing, sujeitas a infrações de propriedade intelectual.

No intuito de proteger a imagem e a reputação do evento, a FIFA criou o Guia de Propriedade Intelectual, descrevendo as regras para as campanhas e todas as diretrizes de propriedade intelectual.

O material traz, ainda, as únicas empresas para as quais essas regras não são válidas, destacando como inserir a temática da Copa do Mundo na estratégia de marketing, sem ferir as restrições.

O que não deve ter na estratégia de marketing da Copa do Mundo?

Entre os elementos proibidos nas campanhas de marketing da Copa do Mundo, estão:

  • Hashtags oficiais;
  • Emblema oficial;
  • Imagem e nome do mascote oficial;
  • Cartazes e logos oficiais;
  • Slogan Now is all (Agora é tudo);
  • Imagem oficial do troféu e da bola;
  • Marcas corporativas da FIFA;
  • Estética visual e todos os componentes do evento QATAR 2022;
  • Comunicação com fins comerciais que utilize os termos referentes ao evento;
  • Nome, marca ou escudo da CBF;
  • Mascote da seleção;
  • Imagens dos jogadores, inclusive dos jogos;
  • Camiseta da seleção.

Estratégias de marketing para a Copa do Mundo

Entende-se como estratégia de marketing o conjunto de ações que visam dar visibilidade a marca, aumentando as vendas, divulgando e construindo uma imagem positiva do negócio. Para isso, cada processo é planejado, considerando os:

  • Objetivos (visibilidade da marca, aumento de vendas, engajamento do público, etc.);
  • Personas;
  • Canais de marketing;
  • Ferramentas de mensuração da estratégia;
  • Reconhecimento do ambiente;
  • Indicadores chave de performance (KPIs).

A estratégia de marketing é uma técnica consolidada e usada pelas empresas para tomar decisões melhores, definindo antes de tudo para qual caminho os esforços serão direcionados. Na prática, isso implica em menor gasto com investimentos ruins, já que as ações serão estudadas previamente e, menos estresse, visto que a equipe não ficará trabalhando sem um rumo.

Conforme vimos anteriormente, as campanhas de marketing que usarem o tema da Copa do Mundo devem seguir algumas regras e ficar atenta as proibições. É preciso criatividade para elaborar uma estratégia interessante que atraia a persona e não gere dores de cabeça.

Personalize a identidade visual

Enquanto primeiro meio de contato do público com a empresa, a identidade visual da marca é um dos elementos da estratégia de marketing para a Copa do Mundo.

Adotar as cores verde e amarela, e o símbolo da bandeira, no logo, mascote (se tiver), no background do site, etc. cria proximidade com a torcida.

Invista em conteúdos sobre o tema

Por mais distante que a área de negócio da empresa esteja do mundo dos esportes, é possível encontrar um elo de conexão entre ambos.

Procure esse ponto e explore-o em posts, imagens e vídeos. Dessa forma, busque estratégias que despertem o sentimento de pertencimento com o cliente e promovam interação, procure saber o que ele acha dos jogos e seus palpites.

Foque em elaborar uma estratégia de marketing para a Copa do Mundo eficaz, observando as regras e proibições da FIFA, sem deixar de lado a torcida e o sentimento de união promovido pelo evento.

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