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Estratégias de Outbound Marketing podem ter um ótimo resultado como uma forma de conseguir novos clientes para a agência. Com técnicas bem executadas, o Outbound – também chamado de Marketing Tradicional – traz um alto retorno sobre o investimento, melhorando todos os indicadores da sua empresa.

Entenda neste texto por que a sua agência deve utilizar o Outbound Marketing. Confira!

Bom uso de Outbound cria noção de credibilidade para a sua agência

Normalmente, as empresas utilizam técnicas do Inbound ou Marketing de Atração para obter o interesse dos clientes e assim atraí-los para o funil de vendas através de um sentimento de credibilidade, autoridade e confiança na marca. Não seria estranho usar o Outbound para esta mesma finalidade?

Seria, se não estivéssemos falando de uma agência de comunicação, cujo objeto de trabalho é justamente impactar clientes e promover vendas. Ao sentir-se interessado pelos serviços da sua agência graças à aplicação de boas estratégias de Outbound, o cliente pode pensar:

“A agência pode fazer exatamente a mesma coisa com meus clientes!”

E, assim, sentir-se mais instigado a contratar os serviços de sua empresa.

Alto alcance, com bom Retorno sobre Investimento (ROI)

O outbound marketing envolve técnicas de comunicação que levam a marca da sua agência até o cliente.

Embora as formas mais comuns de aplicar o conceito de outbound marketing estejam nos meios de comunicação tradicionais, como TV, rádio, revistas e jornais, as agências de publicidade podem utilizar algumas ferramentas online, além de eventos, promotoria de vendas e telemarketing para elaborar uma campanha de marketing altamente eficaz.

O investimento para realizar uma ampla campanha de outbound marketing pela internet é bem menos expressivo do que comprar espaços em revistas, jornais, TVs ou outdoors. E com a atual configuração do público, a sua marca irá impactar muito mais o target – visto que os tomadores de decisão das empresas também migraram suas atenções para o ambiente online.

Outbound oferece um diverso mix de combinações para sua marca

Agências que desejam ampliar suas vendas através do outbound marketing podem contar com uma gama plural de estratégias e ferramentas para impactar clientes de formas diferentes, com mensagens adequadas e em momentos distintos da jornada de decisão.

Todas estas possibilidades são proporcionadas pela variedade de abordagens presentes no conceito de outbound marketing. Dentre as opções, as agências podem optar por e-mail marketing; telemarketing; Ads em redes sociais; links patrocinados no Google; eventos; promotores de vendas e também malas diretas físicas. Vamos falar um pouco mais sobre cada item adiante.

Técnicas de Outbound Marketing para a sua agência

Veja agora uma descrição mais detalhada das ferramentas de outbound marketing que podem fazer parte do planejamento de mídia de sua agência:

E-mail Marketing 

Uma das formas mais baratas de se fazer outbound marketing, necessitando apenas de um software responsável pelo disparo dos e-mails e a correta organização dos dados e indicadores para monitoramento.

Envie mensagens para milhares de contas rapidamente, ou crie mensagens customizadas para diferentes grupos de clientes. Os principais dados a se observar são a taxa de abertura dos e-mails e a taxa de conversão.

Links Patrocinados – SEM Google Ads 

Outra forma bastante expressiva, rentável e eficiente de levar seu recado até seus possíveis clientes. Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostra que 97% dos usuários realizam buscas na internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Os empreendedores – o público da sua agência – também estão inseridos nesta grande massa de usuários que utiliza o Google e outras ferramentas de busca para encontrar os serviços que procuram. Assim, ao investir em links patrocinados, a sua agência de publicidade leva a marca ao encontro dos clientes. Basta investir e ter uma boa estratégia de palavras-chave que o seu link ficará em evidência em milhares de pesquisas.

Ads em mídias sociais

Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn oferecem a possibilidade de posts patrocinados que atingem a muito mais usuários. Agências de comunicação podem utilizar principalmente Facebook, Instagram e LinkedIn para criar posts patrocinados e impactar a muito mais clientes de maneira expressiva.

Os posts patrocinados, assim como os posts normais, também permitem a interação da agência com o público através de curtidas, comentários e compartilhamentos, possibilitando alcance orgânico além do alcance pago.

Use o Facebook como o repositório de informações de sua agência. O Instagram para encantar os usuários com imagens e bons relatos. E por fim, o LinkedIn para cultivar relações corporativas com o mercado. Os posts patrocinados ajudam suas redes a ser mais eficientes.

Telemarketing

Depois de falar sobre algumas técnicas de outbound marketing voltadas para o ambiente online, vamos mostrar como a sua agência pode aproveitar o marketing tradicional também fora da internet.

Uma destas estratégias é o telemarketing, ou seja, chegar até seus clientes por telefone. Entretanto, esta técnica demanda um pitch correto para o seu público. Por isso, com a devida linguagem, pode ser possível conquistar uma série de contratos chegando aos seus clientes através do telemarketing.

No caso de uma agência, o telemarketing pode ser uma estratégia individual, que levará o seu cliente às etapas posteriores de negociação de forma presencial ou remota.

Mala direta física

O marketing digital cresceu de maneira intensa nos últimos anos. Isso fez com que algumas ferramentas anteriores caíssem em desuso. Uma delas foi a mala direta em que as empresas enviavam materiais fisicamente a seus possíveis clientes.

Por outro lado, se a sua agência está buscando clientes duradouros e com altos tickets, esta estratégia pode criar um efeito “Wow” e encantar os leads rumo à conversão. Envie materiais gráficos, lembranças e produtos criativos.

Eventos

Eventos são estratégias um pouco mais onerosas, mas que podem ter resultados extremamente positivos. Invista em um evento que irá juntar no mesmo espaço os seus principais clientes e os leads mais qualificados para a sua agência de marketing. Venda, converse, conheça, convença. E então, feche contratos.

Aproveite para conhecer alguns dos principais eventos de marketing e publicidade do ano!

Representantes de vendas

Com promotores de vendas que visitam os clientes diretamente, a sua empresa pode fechar negócios com altos valores. É necessário para isso investir em uma equipe apta de vendedores que irão representar a marca de sua agência com personalidade, eficiência e de maneira convincente.

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