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Estratégias de Outbound Marketing podem ter um ótimo resultado como uma forma de conseguir novos clientes para a agência. Com técnicas bem executadas, o Outbound – também chamado de Marketing Tradicional – traz um alto retorno sobre o investimento, melhorando todos os indicadores da sua empresa.

Antes de tudo, é preciso estar ciente de que o cliente é o que justifica a existência de qualquer empresa e é a partir da pré-venda que se começa a conquista desse ser consumidor.

É verdade que o Inbound Marketing está crescendo progressivamente, porém diversas empresas continuam utilizando processos Outbound exatamente porque ele não deixou de dar resultados satisfatórios na prospecção de novos clientes.

Entenda neste texto por que a sua agência deve utilizar o Outbound Marketing. Confira!

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Bom uso de Outbound cria noção de credibilidade para a sua agência

Normalmente, as empresas utilizam técnicas do Inbound ou Marketing de Atração para obter o interesse dos clientes e assim atraí-los para o funil de vendas através de um sentimento de credibilidade, autoridade e confiança na marca. Não seria estranho usar o Outbound para esta mesma finalidade?

Seria, se não estivéssemos falando de uma agência de comunicação, cujo objeto de trabalho é justamente impactar clientes e promover vendas. Ao sentir-se interessado pelos serviços da sua agência graças à aplicação de boas estratégias de Outbound, o cliente pode pensar:

“A agência pode fazer exatamente a mesma coisa com meus clientes!”

E, assim, sentir-se mais instigado a contratar os serviços de sua empresa.

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Alto alcance, com bom Retorno sobre Investimento (ROI)

O outbound marketing envolve técnicas de comunicação que levam a marca da sua agência até o cliente.

Embora as formas mais comuns de aplicar o conceito de outbound marketing estejam nos meios de comunicação tradicionais, como TV, rádio, revistas e jornais, as agências de publicidade podem utilizar algumas ferramentas online, além de eventos, promotoria de vendas e telemarketing para elaborar uma campanha de marketing altamente eficaz.

O investimento para realizar uma ampla campanha de outbound marketing pela internet é bem menos expressivo do que comprar espaços em revistas, jornais, TVs ou outdoors. E com a atual configuração do público, a sua marca irá impactar muito mais o target – visto que os tomadores de decisão das empresas também migraram suas atenções para o ambiente online.

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Ascensão do Outbound 2.0

Já sabemos o quanto a internet mudou a forma de se fazer marketing, principalmente com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de buscas, em português).

Através dessa evolução, o marketing de conteúdo passou a ser uma das principais formas de atrair clientes para as empresas, mediante o retorno obtido com um menor investimento pessoal.

Por sua vez, o outbound marketing foi perdendo o seu valor, em razão da grande necessidade de uma equipe especializada em vendas para gerar resultado nessa modalidade de prospecção.

Até que uma nova estratégia denominada outbound 2.0 foi criada pelo engenheiro Aaron Ross, do time de vendas da Salesforce (software americana altamente reconhecida).

Em resumo, essa revolução do outbound marketing determina que o time de vendas deve ser dividido em 3 níveis:

  • Business Intelligence (BI): são especialistas responsáveis por encontrar empresas que se enquadrem no perfil desejado e entregam ao prospector o contato da pessoa que toma a decisão de compra (smart lead);
  • Hunters: eles são responsáveis pela prospecção de novos clientes e fazem o 1º contato com a lead, conduzindo todo o processo de qualificação;

A partir dessa estratégia, você passa a atuar com uma equipe de especialistas para cada etapa do processo, considerando que um time de vendas é formado por vendedores de diferentes perfis, alguns são excelentes prospectores e outros se dão melhor no fechamento de contas.

A ideia é não desperdiçar as habilidades dos seus colaboradores colocando-os para exercer uma função que não garante bons resultados para ele e sim vê-lo atuando exatamente onde ele é especialista.

De fato, o outbound 2.0 deu certo para a Salesforce que adicionou 100 milhões de dólares à sua receita, dentro de apenas alguns anos de implementação desse novo outbound.

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Vantagens de utilizar o Outbound Marketing em sua empresa

Há vantagens do Outbound Marketing que merecem ser consideradas na hora de decidir ou não utilizá-lo em sua empresa. Veja!

1. Facilmente mensurável

Ao trabalhar com a análise de dados do seu processo, você deve ter em mente as informações acerca da sazonalidade de compra, comportamento do cliente e discurso ideal, não é?

A partir delas, as suas taxas de conversão podem atingir bons níveis para melhorar as suas estratégias.

Também é importante dizer que o outbound gera resultados mais ágeis, proporcionando uma amostra para análise em menor tempo e permitindo que você tome decisões com base em dados quantitativos e qualitativos.

2. Facilidade para encontrar profissionais na área

Os vendedores são profissionais que existem no mundo há milênios, portanto todas as funções dessa modalidade já são bastante conhecidas por eles.

3. Assertividade do contato

Como já foi mencionado, o outbound 2.0 dá ao cliente a escolha de com quem ele vai falar, personalizando o contato nas vendas e aumentando a conversão final, já que o consumidor está falando diretamente com outra pessoa.

Uma compra de maneira consultiva é ideal, pois as pessoas tendem a tomar a decisão final quando se percebe essa orientação no decorrer do processo.

Dessa forma, o vendedor é chamado a se posicionar como um especialista de mercado, tendo em mente as dores e objetivos do seu target para utilizar tudo isso em seu discurso de venda.

Outbound oferece um diverso mix de combinações para sua marca

Agências que desejam ampliar suas vendas através do outbound marketing podem contar com uma gama plural de estratégias e ferramentas para impactar clientes de formas diferentes, com mensagens adequadas e em momentos distintos da jornada de decisão.

Todas estas possibilidades são proporcionadas pela variedade de abordagens presentes no conceito de outbound marketing. Dentre as opções, as agências podem optar por e-mail marketing; telemarketing; Ads em redes sociais; links patrocinados no Google; eventos; promotores de vendas e também malas diretas físicas. Vamos falar um pouco mais sobre cada item adiante.

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Técnicas de Outbound Marketing para a sua agência

Veja agora uma descrição mais detalhada das ferramentas de outbound marketing que podem fazer parte do planejamento de mídia de sua agência:

E-mail Marketing 

Uma das formas mais baratas de se fazer outbound marketing, necessitando apenas de um software responsável pelo disparo dos e-mails e a correta organização dos dados e indicadores para monitoramento.

Envie mensagens para milhares de contas rapidamente, ou crie mensagens customizadas para diferentes grupos de clientes. Os principais dados a se observar são a taxa de abertura dos e-mails e a taxa de conversão.

Leia mais: E-mail marketing | Boas práticas para aplicar na sua estratégia.

Links Patrocinados – SEM Google Ads 

Outra forma bastante expressiva, rentável e eficiente de levar seu recado até seus possíveis clientes. Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostra que 97% dos usuários realizam buscas na internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Os empreendedores – o público da sua agência – também estão inseridos nesta grande massa de usuários que utiliza o Google e outras ferramentas de busca para encontrar os serviços que procuram. Assim, ao investir em links patrocinados, a sua agência de publicidade leva a marca ao encontro dos clientes. Basta investir e ter uma boa estratégia de palavras-chave que o seu link ficará em evidência em milhares de pesquisas.

Leia mais: Tráfego pago | Conheça tudo sobre essa estratégia.

Ads em mídias sociais

Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn oferecem a possibilidade de posts patrocinados que atingem a muito mais usuários. Agências de comunicação podem utilizar principalmente Facebook, Instagram e LinkedIn para criar posts patrocinados e impactar a muito mais clientes de maneira expressiva.

Os posts patrocinados, assim como os posts normais, também permitem a interação da agência com o público através de curtidas, comentários e compartilhamentos, possibilitando alcance orgânico além do alcance pago.

Use o Facebook como o repositório de informações de sua agência. O Instagram para encantar os usuários com imagens e bons relatos. E por fim, o LinkedIn para cultivar relações corporativas com o mercado. Os posts patrocinados ajudam suas redes a ser mais eficientes.

Leia também: Gerente de tráfego | Qual o seu papel dentro da agência?

Telemarketing

Depois de falar sobre algumas técnicas de outbound marketing voltadas para o ambiente online, vamos mostrar como a sua agência pode aproveitar o marketing tradicional também fora da internet.

Uma destas estratégias é o telemarketing, ou seja, chegar até seus clientes por telefone. Entretanto, esta técnica demanda um pitch correto para o seu público. Por isso, com a devida linguagem, pode ser possível conquistar uma série de contratos chegando aos seus clientes através do telemarketing.

No caso de uma agência, o telemarketing pode ser uma estratégia individual, que levará o seu cliente às etapas posteriores de negociação de forma presencial ou remota.

Mala direta física

O marketing digital cresceu de maneira intensa nos últimos anos. Isso fez com que algumas ferramentas anteriores caíssem em desuso. Uma delas foi a mala direta em que as empresas enviavam materiais fisicamente a seus possíveis clientes.

Por outro lado, se a sua agência está buscando clientes duradouros e com altos tickets, esta estratégia pode criar um efeito “Wow” e encantar os leads rumo à conversão. Envie materiais gráficos, lembranças e produtos criativos.

Eventos

Eventos são estratégias um pouco mais onerosas, mas que podem ter resultados extremamente positivos. Invista em um evento que irá juntar no mesmo espaço os seus principais clientes e os leads mais qualificados para a sua agência de marketing. Venda, converse, conheça, convença. E então, feche contratos.

Leia mais: Eventos de marketing e publicidade em 2021.

Representantes de vendas

Com promotores de vendas que visitam os clientes diretamente, a sua empresa pode fechar negócios com altos valores. É necessário para isso investir em uma equipe apta de vendedores que irão representar a marca de sua agência com personalidade, eficiência e de maneira convincente.

Como implementar com sucesso a gestão de projetos em agências de publicidade

Antes de mergulharmos nas nuances do Outbound Marketing, é fundamental estabelecer uma base sólida para a gestão de projetos em agências de publicidade. A eficácia na gestão de projetos é a espinha dorsal de qualquer agência bem-sucedida. Aqui estão algumas dicas-chave:

Defina processos claros: estabeleça fluxos de trabalho bem definidos, desde o recebimento do briefing até a entrega final. Isso ajuda a evitar retrabalho e a garantir que os prazos sejam cumpridos.

  • Utilize ferramentas de gerenciamento: recorra a ferramentas de gerenciamento de projetos, como o Publi, para manter tarefas organizadas e promover uma colaboração eficaz entre os membros da equipe.
  • Comunique-se regularmente: mantenha uma comunicação aberta e constante com a equipe e os clientes. Reuniões periódicas de status e atualizações transparentes são essenciais para evitar mal-entendidos.
  • Avalie o desempenho: após a conclusão de cada projeto, realize avaliações internas e solicite feedback aos clientes. Isso ajuda a identificar áreas de melhoria e a aprimorar continuamente os processos.

Com uma gestão de projetos eficaz em vigor, sua agência estará preparada para explorar o poder do Outbound Marketing na aquisição de clientes.

O poder do Outbound Marketing na aquisição de clientes

Uma das principais vantagens do Outbound Marketing é a amplitude de alcance que oferece. Essa abordagem permite que você atinja um público mais amplo e diversificado, incluindo potenciais clientes que podem não ter conhecimento da sua agência. Isso amplia significativamente suas oportunidades de negócios.

Além disso, o Outbound Marketing se destaca pela rapidez com que gera resultados. Ao utilizar técnicas específicas, como campanhas de e-mail marketing direcionadas, é possível começar a ver resultados tangíveis em um curto espaço de tempo. Essa agilidade é crucial em um ambiente de negócios competitivo.

Outro ponto-chave é o controle da mensagem. Com o Outbound Marketing, você tem total controle sobre a mensagem que deseja transmitir aos clientes em potencial. Isso significa que pode destacar os pontos fortes da sua agência e personalizar a comunicação para se adequar às necessidades específicas de cada cliente em potencial.

Outbound Marketing online: como alcançar clientes no mundo digital

Em um mundo cada vez mais digital, é essencial adaptar as estratégias de Outbound Marketing para alcançar os clientes onde eles estão. Vamos explorar algumas técnicas eficazes para o Outbound Marketing online:

  • E-mail Marketing: o e-mail marketing ainda é uma ferramenta poderosa. Crie listas segmentadas e envie conteúdo relevante e personalizado para os destinatários.
  • Google Ads: utilize anúncios pagos no Google para aparecer nos resultados de pesquisa quando as pessoas procurarem por serviços relacionados à sua agência.
  • Mídias sociais: utilize plataformas de mídias sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, para promover sua agência e direcionar o tráfego para seu site.

Outbound 2.0: a revolução no marketing de prospecção

O Outbound 2.0 representa uma evolução do Outbound Marketing tradicional, com a divisão da equipe de vendas em três níveis distintos:

  • SDRs (Sales Development Representatives): esses profissionais são responsáveis por identificar leads qualificados e iniciar o contato inicial. Eles realizam a triagem e a qualificação dos potenciais clientes.
  • AEs (Account Executives): uma vez que um lead tenha sido qualificado pelos SDRs, os Account Executives entram em ação. Eles têm a tarefa de fazer apresentações, entender as necessidades do cliente e fechar negócios.
  • CSMs (Customer Success Managers): após a venda, os Customer Success Managers assumem a responsabilidade de garantir que os clientes estejam satisfeitos e que seus projetos sejam bem-sucedidos. Isso ajuda a garantir a retenção de clientes e a construção de relacionamentos duradouros.

A implementação do Outbound 2.0 pode ser uma estratégia transformadora para agências de publicidade, permitindo uma abordagem mais focalizada e eficaz na aquisição e retenção de clientes.

As vantagens de usar Outbound Marketing na sua agência

Ao explorarmos as diversas facetas do Outbound Marketing, torna-se evidente a importância de analisar minuciosamente as vantagens específicas que essa estratégia oferece às agências de publicidade. Esses benefícios são fundamentais para o sucesso e o crescimento do seu negócio:

Mensurabilidade: uma das maiores vantagens do Outbound Marketing é a sua notável capacidade de medir o desempenho com precisão. Isso significa que você pode rastrear métricas vitais, como taxas de abertura de e-mail, cliques em anúncios e conversões, permitindo ajustes contínuos para aprimorar os resultados.

Essa capacidade de análise detalhada fornece insights valiosos que podem direcionar suas estratégias futuras de forma mais eficaz.

Facilidade para encontrar profissionais qualificados: com uma estratégia de Outbound Marketing bem estabelecida, você cria um ambiente atrativo para recrutar profissionais de vendas altamente qualificados.

Esses profissionais são cruciais para o sucesso do Outbound Marketing, pois sabem que sua estratégia é eficaz e mensurável. A oportunidade de trabalhar em um ambiente onde podem ver os resultados tangíveis de seus esforços torna a atração e a retenção de talentos uma tarefa mais simples.

Assertividade no contato com os clientes: o Outbound Marketing coloca você na posição de entrar em contato diretamente com clientes em potencial, com uma maior probabilidade de estar genuinamente interessados nos serviços que sua agência oferece.

Isso é essencial, pois aumenta significativamente a probabilidade de conversão. Em vez de adotar uma abordagem passiva e esperar que os clientes venham até você, o Outbound Marketing permite que você seja proativo na busca e conexão com aqueles que estão mais alinhados com suas ofertas, economizando tempo e recursos valiosos.

Eventos como Estratégia de Aquisição de Clientes para Agências

  • Networking estratégico: eventos proporcionam oportunidades únicas para a construção de relacionamentos. Ao participar de conferências do setor, feiras comerciais ou mesmo organizar eventos exclusivos da agência, você pode interagir diretamente com clientes em potencial. Essas interações pessoais podem ser mais impactantes do que estratégias puramente digitais.
  • Demonstração de expertise: eventos permitem que sua agência demonstre sua experiência e conhecimento. Ao realizar palestras, painéis ou workshops relacionados ao seu nicho de mercado, você pode mostrar seu domínio do assunto e estabelecer autoridade no setor.
  • Personalização da abordagem: durante os eventos, você tem a oportunidade de personalizar sua abordagem com base nas necessidades específicas dos participantes. Isso permite que você adapte sua mensagem e destaque os serviços ou soluções que se alinham com as preocupações e desafios de cada cliente em potencial.

A chave para o sucesso no Outbound Marketing está na experimentação e na adaptação contínua. Avalie regularmente o desempenho de cada tática e ajuste sua estratégia com base nos resultados.

O Outbound Marketing é uma estratégia poderosa que pode impulsionar o crescimento das agências de publicidade. Lembre-se de que seu sucesso requer dedicação, análise constante e a capacidade de se adaptar às mudanças no mercado em constante evolução.

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