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Pense bem: desde que os primeiros produtos surgiram, as formas de fazer seu marketing não pararam de evoluir. Do simples grito do feirante no feudo, passando pelos primeiros anúncios impressos e distribuídos em massa graças à Prensa de Gutenberg, evoluindo nas ondas do rádio e da TV e finalmente chegando à era da Internet, as técnicas e estratégias de marketing não param de evoluir. E com isso, hoje temos o Marketing 4.0.

Conhecer e compreender o significado desta terminologia é muito importante, sobretudo para os profissionais do segmento e da publicidade. O entendimento do termo, conhecer os motivos pelos quais ele foi cunhado e saber como aplicar os conceitos por trás dele são aspectos determinantes para se realizar um trabalho de qualidade na divulgação de marcas e empresas nesta nova era.

Pensando nisso, preparamos um artigo especialmente sobre este assunto. Continue conosco e veja a seguir o que é o Marketing 4.0 e como implementá-lo!

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Por que Marketing 4.0?

Marketing 4.0 é uma nomenclatura criada por ninguém mais, ninguém menos que Philip Kotler. O autor e estudioso, hoje do auge de seus 89 anos de sabedoria e pesquisa, não para de acompanhar as transformações do setor e de analisar suas origens e impactos.

Kotler viveu ao longo de toda a era na qual as ferramentas e técnicas de marketing se transformaram com maior velocidade, e, com isso, nos ajudou a conhecer as características de cara fase neste campo de trabalho e conhecimento. E quando analisamos suas teorias acerca da evolução na forma de se fazer marketing, notamos que elas estão profundamente conectadas aos avanços nas tecnologias e à forma como estes aperfeiçoamentos impactam a maneira como vivemos, consumimos e nos relacionamos.

E falando nisso, será que a sua agência está preparada para o futuro da publicidade?

Por isso, antes de debatermos o Marketing 4.0, vamos criar um histórico e relembrar as demais eras do marketing. Este passo é essencial para que você possa compreender como chegamos ao cenário que temos hoje.

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Marketing 1.0: a Era dos Produtos

Fruto da Primeira Revolução Industrial, o Marketing 1.0 foi a era onde os produtos ditavam as ações de marketing. Não cabia às empresas preocuparem-se com os desejos e necessidades específicos de cada consumidor, o objetivo não era fornecer soluções, mas fabricação em massa.

Assim, era priorizada e produção em larga escala em detrimento à variedade e versatilidade. Um exemplo clássico é a linha de produção de Henry Ford, que apenas fabricava veículos na cor preta.

Marketing 2.0: a Era do Consumidor

Com uma expansão nos meios de produção e aumento da concorrência nos mais diversos mercados, focar no consumidor tornou-se uma necessidade para o desenvolvimento de vantagem competitiva. Ao mesmo tempo, entramos na Era da Informação, já no século XX, com o surgimento e a democratização dos computadores modernos.

Assim, havia simultaneamente a necessidade de compreender os anseios do consumidor e a capacidade de coletar e analisar dados sobre ele com mais eficiência. Por isso, no Marketing 2.0 o foco é compreender o comportamento do consumidor, a fim de desenvolver soluções e campanhas mais eficazes.

Leia mais: Conheça o novo comportamento do consumidor digital

Marketing 3.0: a Era do Valor

Na Era do Valor, o consumidor continua sendo o centro das atenções. Contudo, o foco agora se aprofunda não mais literalmente nos anseios que geram seus comportamentos, mas nos valores que os fundamentam.

Assim, o Marketing 3.0 busca sanar preocupações que concernem como o cliente se posiciona na sociedade.

Finalmente, vamos ao Marketing 4.0!

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Você está experienciando o Marketing 4.0 agora mesmo

E quando dizemos agora mesmo, não nos referimos ao tempo em que você vive, mas à atividade que está realizando. De forma até metalinguística, este artigo que você está lendo é um fruto da evolução para o Marketing 4.0.

Agora, vivemos a transformação digital, que impacta profundamente os comportamentos, anseios e valores do consumidor. Ele está permanentemente conectado e tem, literalmente na palma de sua mão, uma infinidade de informações ao seu alcance.

Por isso, agora ele faz escolhas mais informadas e as empresas que conseguem se destacar entre a concorrência, oferecer conhecimento e firmar uma relação mais pessoal com o consumidor saem na frente. O que pode ser traduzido em termos de ações como:

Otimização para mecanismo de buscas (SEO);

Produção de conteúdo de qualidade;

• Presença nas redes sociais.

Por isso, estes são os três alicerces da aplicação do Marketing 4.0.

Como implementar o Marketing 4.0?

Um detalhe importante que Kotler menciona na obra em que trouxe à tona o conceito de Marketing 4.0 (Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, produzido em coautoria com Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya) é o teor transmidiático das comunicações e do marketing. Não basta estar presente na Internet fornecendo conteúdo e relacionamento de qualidade.

É preciso conectar as ações no marketing mais tradicional (offline) com as ações no digital. Assim, com ações integradas, cria-se uma experiência multicanal, capaz de alcançar o consumidor em seu ponto de contato preferido.

Vamos ao passo a passo para implementar o Marketing 4.0:

• Não atire para todos os lados: selecione canais relevantes para o seu negócio nas redes sociais e faça-se presente. Algumas marcas se beneficiam mais do LinkedIn, enquanto outras encontrarão mais sucesso no Instagram, por exemplo.

• Crie um site otimizado para os buscadores. Ele deve ser responsivo para fornecer a melhor experiência a partir de qualquer aparelho e superar os concorrentes nos mecanismos de busca.

• Elabore um blog para o site e invista na seleção de pautas que contemplem as necessidades do seu consumidor, além de conteúdos que de fato elucidem as dúvidas.

• Forneça canais de comunicação variados em uma experiência Omnichannel. Ainda tem quem prefira falar ao telefone, mas tecnologias como chat e chatbots podem atender a diferentes perfis de consumidor e alavancar a eficiência do atendimento.

• Seja interativo. Não basta postar nas redes sociais e no blog, é preciso estar presente e criar de fato um diálogo com sua base de seguidores e seus clientes.

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