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Os 4ps do Marketing são uma clássica ferramenta gerencial de negócios. Seve para planejar uma marca do começo ao fim. Quando bem aplicada, pode contribuir para trazer grandes resultados ao negócio. A sigla representa 4 palavras cujas iniciais são a letra P:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

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O que é essa ferramenta?

Para começo de conversa, os 4ps do Marketing já têm mais de seis décadas de história. Também são conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing. O fato de ser uma ferramenta com tanto tempo de uso deixa claro o seu valor. Quem trouxe ela ao mundo foi um tal de McCarthy. Mas quem a deixou popular, mesmo, foi Kotler, pai do Marketing.

Trata-se de uma ferramenta de planejamento de Marketing cuja finalidade é ajudar a construir uma marca e seus produtos/serviços. Como eles funcionam, por que vale a pena pagar por eles, como serão distribuídos, como deve ser sua publicidade etc. Na realidade, essa ferramenta já se desdobrou e evoluiu, mas ela é tão boa que seu original continua a bastar.

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Produto

Apesar do P de produto, aqui também se enquadra o seu serviço ou o que quer que seja. Ou seja: você tem uma agência? Um restaurante self-service que vende comida? Uma loja de roupas? Uma fintech com um cartão de crédito sem anuidade? Presta serviços de advocacia? Todos esses exemplos se enquadram em P de produto.

E nessa parte do planejamento, o que você precisa definir é:

  • Nome do produto/serviço;
  • O que ele é;
  • Quais são suas qualidades;
  • Aparência;
  • Diferenciais dos concorrentes;
  • Desejos dos clientes;
  • E tudo o mais, especificamente, sobre seu produto.

É importante lembrar o seguinte: quando se deseja criar uma marca, um produto, um serviço, é fácil se apaixonar pela ideia. E isso é importante, porque motiva a gente a colocar nosso melhor neles. Mas não é suficiente. Porque os desafios virão, e será preciso superá-los. Por isso, pesquise. Busque feedback. E garanta que seu produto é realmente incrível.

Preço

O preço é quanto seu cliente pagará pelo seu produto/serviço, claro. Porém, não só isso. Vale ressaltar que o preço também é uma estratégia de comunicação: genericamente falando, um preço baixo pode passar a imagem de algo de pouco valor, assim como o contrário, de algo exclusivo, bom etc. Ainda assim, o assunto não se esgota. Então, como definir o P de preço?

  • Quanto vai custar para o cliente;
  • Qual a imagem que esse número tem para ele;
  • Quais os custos da empresa (insumos, distribuição, funcionários, impostos, publicidade etc.);
  • Qual o custo do que o concorrente vende?

Com essas informações, torna-se viável começar a precificar seu produto. Aqui cabem também muitas outras informações relevantes, como as principais métricas para seu negócio, quanto você espera de lucro, o valor do mercado e tudo o mais que tiver uma relação relevante com preço, dinheiro e valor.

Praça

Praça: o lugar onde seu produto será vendido. E quando falamos lugar, não estamos falando apenas de um lugar físico. Afinal, hoje temos a internet: e-commerces, sites, aplicativos, marketplaces, redes sociais, lojas online e por aí vai. Todos esses representam o lugar onde seu produto pode ser vendido, bem como uma loja física.

E você pode ter um, outro ou os dois. Desde que se planeje. Como? Defina:

  • Onde está o seu cliente;
  • As soluções que seu cliente vem consumindo até agora para resolver o problema que você resolve (os concorrentes);
  • As maiores oportunidades para o seu negócio;
  • Como deve ser a estética da sua praça;
  • E tudo o mais relativo à sua praça.

Vale lembrar que não basta pensar no seu lugar, mas no cenário mais amplo. Como será a distribuição? Você precisa de uma cadeia de logística? E se sim, quem são esses terceiros? Como isso vai funcionar? Quanto vai custar? Você dependerá de um serviço de entregas? E se sim, esse serviço é bom? E aí por diante.

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Promoção

A parte dos 4ps do Marketing que envolve comunicação. Que fala sobre como promover o seu produto. Promoção é o planejamento de marketing e de vendas da sua marca: através de quais canais você vai anunciar, como serão esses anúncios, como você vai gerar receita, qual o processo de vendas etc. E para isso, defina o seguinte:

  • Se você ainda não definiu, esse é um bom momento para definir quem é seu cliente, seu público-alvo, sua persona;
  • Como esse cliente consome informação?
  • Que tipo de comunicação atinge ele melhor?
  • O que funciona melhor para que ele compre?
  • Como é a promoção dos concorrentes?
  • E tudo o mais que for pertinente à promoção.

Aqui vale dizer o seguinte: hoje temos ferramentas incríveis de promoção. Além da publicidade impressa e das mídias tradicionais, temos as ferramentas de marketing digital. Você pode usar SEO no Google para responder dúvidas aos problemas dos seus clientes e ser encontrado por eles, por exemplo.

E o melhor: o ambiente digital facilita uma coisa muito cara à publicidade e ao marketing. A mensuração de resultados. No digital, você pode medir praticamente tudo. O que facilita entender o que funciona e o que não – e assim ajustar para que funcione cada vez melhor.

Aplicando o conceito em 2021

Enfim, percebe como os 4ps do Marketing nada mais são que uma ferramenta de planejamento de negócios? Como um Business Model Canvas ou Tabelas 5W2H, sendo esta uma boa para planejar o P de promoção. Assim, a ideia da ferramenta é te ajudar a planejar de maneira ampla a sua marca. Além de seu tempo de carreira, que comprova sua eficácia.

Por isso, se você gostou da ferramenta, pegue ela e vá explorando-a aos mínimos detalhes. Pense nas tecnologias que temos disponíveis hoje. Nas leis. Nas situações que estão afetando o mercado e a vida, como a pandemia de Covid-19. Sem pensar como sua marca poderia coexistir com este último e ainda assim ter sucesso, não seria possível planejar bem.

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