Diante da crise mundial causada pelo covid-19, diversas empresas e negócios estão precisando se adaptar rapidamente para que o impacto negativo não traga grandes consequências. Dessa maneira, o mercado do marketing de influência identificou que as pessoas estão hoje passando mais tempo na internet. Com isso, cresce o interesse por compras, conteúdos de entretenimento, músicas, entre outros.

O que é marketing de influência e por que ele é tão procurado?

O marketing de influência é uma variante do marketing que aborda ações praticadas por influenciadores e que tem como principal objetivo atrair e conquistar potenciais compradores.

A parceria entre marcas e influenciadores acaba sendo lucrativo para os dois lados. Hoje, graças às redes sociais, os influenciadores possuem um alcanço enorme ao falarem suas opiniões, preferências e orientações.

Com o marketing de influência, as marcas e empresas estabelecem uma relação favorável com os seus clientes, conduzindo o seu público-alvo a fazerem uma compra confiável.

Portanto, não é à toa que o marketing de influência está sendo tão procurado durante esse momento de pandemia e confinamento.


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Mensagens criativas e originais no marketing de influência

A criatividade, originalidade e legitimidade são características fundamentais para qualquer influenciador digital. É com base nesses aspectos que eles irão se conectar aos seus grupos para passarem mensagens comerciais de determinada marca.

Uma das maiores vantagens desse método de propaganda é que ela é passada através da confiança que o influenciador conquistou através de sua audiência.

Ao contrário dos comerciais insistentes que vemos na TV, o marketing de influência obtém um êxito maior ao atingir as pessoas de forma natural.

Como executar o marketing de influência?

O marketing de influência possui diversas variáveis de operação. Por isso, 4 etapas são fundamentais para uma execução bem-sucedida.

• Defina os objetivos

Como em qualquer ação publicitária, é necessário definir quais são os objetivos a serem alcançados através dessa ação de marketing e qual é o público-alvo (ou persona) a ser destinado.

• Escolha dos influenciadores

Escolher o influenciador certo também é outra etapa fundamental. Não adiante selecionar apenas o que tem o maior número de seguidores, é preciso que seja alguém que dialogue com sua marca e seu público-alvo ao mesmo tempo.

• Definindo a mensagem

Assim como na etapa 1, é fundamental definir qual mensagem será passada e estabelecer uma boa comunicação ao passar o briefing para o influenciador.

• Mensurando os resultados

Com a ação realizada, os resultados são medidos de acordo com o objetivo proposto. Esse é o momento de saber se a mensagem escolhida foi transmitida com sucesso.


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O marketing de influência durante o Coronavírus

Segundo um estudo realizado pela Youpix, o comportamento dos consumidores mudou consideravelmente durante a pandemia. Foi constatado que 49% dos brasileiros decidiram reavaliar melhor os seus gastos e 71% deles pretendiam fazer mais compras online.

Além disso, a pesquisa revelou também que 68% das empresas consideram o marketing de influência como uma estratégia benéfica para o seu negócio.

Com esses dados apresentados, fica evidente notar a importância desse mercado diante de uma crise que impacta diversos setores econômicos. A união entre marcas e influenciadores é uma das possibilidades mais inteligentes de enxergar oportunidades diante da crise.

Como as marcas se reinventaram durante a crise do covid-19?

Com o novo contexto do covid-19, diversas marcas e influenciadores precisaram se adaptar para entregarem um conteúdo criativo para seus consumidores.

Segmentos como limpeza, bebidas, higiene pessoal, plataformas de e-commerce, entre diversos outros, optaram por realizar campanhas que utilizassem os influenciadores digitais.

Essa parceria acaba sendo benéfica para os dois lados. Os criadores de conteúdo podem se tornar os aliados mais valiosos durante um momento de crise como esse, principalmente pelo laço estreito que eles possuem com suas comunidades.

3 estratégias do marketing de influência nos dias atuais

Para que uma campanha de marketing obtenha êxito durante o período de pandemia, é necessário saber quais são as principais estratégias utilizadas. Confira algumas delas:

• Lives

Um formato que fez muito sucesso durante a pandemia, sem dúvida alguma, foram as lives. Artistas e influenciadores engajaram milhões de pessoas a partir desse formato de conteúdo para entreterem o seu público no confinamento.

Além disso, essa também foi uma oportunidade interessante para que diversas marcas pudessem se beneficiar com a divulgação, através de patrocínio ou parceria com os influencers.


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• Conteúdos informativos

Há também a possibilidade de criar conteúdos focados no bem-estar e que tragam algum tipo de solução para o consumidor. São materiais que podem ir desde tutoriais até vídeos de orientações instrucionais.

É importante que essas estratégias tragam interatividade e que sejam visualmente agradáveis para o público, afinal as pessoas estão buscando esquecer a negatividade que a crise vem causando em suas vidas.

• Influência da marca

Outra ação importante para uma marca ganhar visibilidade é a demonstração de seu objetivo através de campanhas direcionadas, a fim de servirem como exemplo positivo para as pessoas nessa situação tão complicada.

Diversas empresas estão demonstrando empatia com a causa, seja arrecadando dinheiro para o combate contra o Coronavírus ou para divulgar o que deve e não deve ser feito. É fundamental que as grandes marcas se posicionem nesse momento.

O que pode ser aprendido diante da crise?

É inegável que houve um aumento considerável do engajamento do consumidor nas redes sociais devido à crise do covid-19. Por isso, ao planejar uma campanha de marketing de influência, é preciso estar atento ao melhor formato para atingir o público desejado.

É fundamental que a marca e o influenciador estejam alinhados para que a mensagem seja passada com clareza ao consumidor. Dessa maneira, ele entenderá que aquilo não se trata de mero oportunismo, mas sim de um discurso importante e honesto sobre esse momento difícil que todos estão passando.

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