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uso do Marketing 5.0 tem sido cada vez mais real. Esse conceito nasceu da evolução do marketing, que precisou passar por adaptações para conseguir acompanhar as mudanças tecnológicas que transformaram a realidade da sociedade de todo o mundo.

Com isso, as inteligências artificial e humana se uniram para que a experiência do usuário fosse ainda melhor, contribuindo para que os pontos negativos sejam minimizados e trazendo mudanças importantes para o mercado e para a própria sociedade.

Com isso, pensando em te ajudar a ficar por dentro do assunto, hoje trouxemos algumas informações e novidades que o Marketing 5.0 trouxe, o que é isso, como aplicar na empresa e o olhar por Philip Kotler. Acompanhe a seguir!

O que é?

Marketing 5.0 é um conceito que está pautado na união da tecnologia e da inteligência humana, com o objetivo de atrair, conquistar e fidelizar os clientes.

Esse conceito está totalmente relacionado ao cenário atual em que vivemos e também ao futuro, onde empresas e marcas precisam estar conectadas de diversas formas com o seu público, principalmente para se atentar às suas necessidades.

Assim como acontece em outros setores, o marketing sofre muitas transformações e mudanças ao longo dos anos para conseguir chegar a esse objetivo. Conforme o avanço da tecnologia, diversas técnicas que são utilizadas se adaptaram ao mercado e aos novos consumidores.

Com isso, o Marketing 5.0 hoje é pautado em dados e mais humanizado, afinal, diversos fatores transformaram as pessoas, relevando a importância desse conceito. Os empreendedores precisam entender que essas mudanças farão parte da sociedade por um bom tempo e, por isso, é interessante se adequar.

Leia mais: O que significa PLR no Marketing Digital?

Marketing 5.0 por Philip Kotler

Uma das maiores autoridades dentro do marketing com certeza é o Philip Kotler. Segundo ele, por conta da pandemia, a inovação e o marketing passaram a andar lado a lado. Philip Kotler ainda chama esse conceito de “Pronto para Mudar”.

Isso significa que as empresas precisam colocar em prática a experimentação e a criatividade para conseguirem continuar ativas no mercado, que passa constantemente por grandes mudanças.

Nesse cenário, existem duas ideias que são muito valorizadas: identificar uma boa oportunidade e observar o cenário, para então, planejar o que fazer para se manter ativo.

Em 2021, Philip Kotler lançou o livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade” onde explica como as empresas podem estar por dentro dos avanços da tecnologia, acompanhar a mudança no comportamento dos clientes e aplicar novos modelos nos negócios.

Esse livro tem três partes importantes, onde a primeira podemos encontrar uma análise sobre como as mudanças criam novos comportamentos dos consumidores e como isso pode ser superado a partir das diferenças que os públicos possuem, como desigualdade econômica, por exemplo.

Na segunda parte, é possível encontrarmos as novas direções estratégicas mais detalhadas, que são tomadas por diversas empresas do mundo inteiro para lidar com os modelos de negócios novos.

Já na terceira parte, podemos explorar o desenvolvimento da tecnologia de maneira bem rápida, principalmente na inteligência artificial, na realidade virtual e aumentada, na internet das coisas e na presença de sensores.

Principal objetivo do Marketing 5.0

principal objetivo que o Marketing 5.0 possui está relacionado a conseguir fazer com que as marcas se aproximem ainda mais dos consumidores de maneira real. Esse processo é feito, hoje em dia, pela junção do homem com a máquina.

A máquina é responsável por fazer o processamento de dados, coletando informações e fazendo toda a parte de gestão de conteúdos. Também atua na descoberta de padrões, nas estruturas, nas tarefas programadas e repetidas e no algoritmo.

Já o lado humano do Marketing 5.0 é o responsável por fazer insights, promover a mudança de pensamento, encontrar boas soluções e reter ruídos. Além disso, também precisa aplicar a empatia, colocando-se no lugar do consumidor para criar boas conexões.

Como planejar as estratégias?

Para planejar e aplicar as estratégias do Marketing 5.0 é preciso recorrer a alguns conceitos que o Philip Kotler acredita.

No Marketing 5.0, o ideal é sempre reconhecer as ferramentas digitais que estão disponíveis e que serão utilizadas pelos profissionais da área, como os algoritmos, a inteligência artificial, a automação, robótica, realidade aumentada, internet das coisas, ciência, neuromarketing e chatbots, por exemplo.

Com isso, o ideal também é conseguir seguir os objetivos que o Marketing 5.0 possui, fazendo com que as empresas consigam se dedicar a entender os sentimentos dos clientes, apoiar causas ambientais e sociais, usar o marketing sensorial para atingir o consumidor e converter os leads em consumidores.

Além disso, a empresa precisa também se planejar para que o conceito de Marketing 5.0 consiga envolver o cliente a partir da tecnologia e inovação, educando-os a utilizar os produtos e serviços que são comercializados.

Ou seja, isso é possível a partir do uso de recursos tecnológicos aplicados à humanização.

Por que o Marketing 5.0 é importante?

Como dissemos, com os avanços e mudanças na sociedade, a aplicação do Marketing 5.0 tem sido cada vez mais uma realidade no cenário atual, até porque o mercado passa por constantes mudanças de cultura também.

Isso faz com que os clientes queiram negociar com empresas que se preocupem com os seus valores e suas necessidades e, com isso, abordar pautas ambientais e sociais é importante também.

Além disso, os consumidores também passaram a entender mais o valor que possuem para as marcas, e isso também é um ponto relevante, pois as empresas que não dão atenção às necessidades dos clientes, não conseguem vender mais.

Os empreendedores, líderes e gestores de empresas, assim como profissionais da área de marketing, precisam planejar como a empresa deve se posicionar no mercado, tanto externamente quanto internamente.

E com isso, o Marketing 5.0 pode ajudar, transmitindo aos clientes, colaboradores e líderes que a empresa está relacionada à realidade atual, estando preparada para fazer a sua parte no mercado.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o assunto e viu que esse conceito é importante para as empresas, coloque o Marketing 5.0 em prática e veja os benefícios disso!

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