O briefing é um dos momentos de interação mais importantes entre uma empresa e aquele que irá fazer o serviço. Muito usado nas agências de publicidade, é o documento essencial para que você saiba exatamente o que precisa que seja feito.
O problema é que é no próprio briefing que surgem as maiores dificuldades. Imagine que não é explicado exatamente o que é o briefing ou a agência não entende o pedido do cliente? Então, ocorre uma falha de comunicação, que leva a insatisfação e a um enorme retrabalho.
Por isso, este artigo vai mostrar para você tudo o que precisa saber sobre o briefing. Vamos ver:
- O que é briefing?
- Quais os tipos de briefing?
- Qual é a sua importância?
- Quais os benefícios de um bom briefing?
- Quais os itens básicos em um briefing?
- Como fazer um briefing eficiente?
O que é briefing?
O briefing é um conceito que existe em diversas empresas e segmentos. Pode ser que ele não tenha o mesmo nome e o mesmo formato, mas de alguma forma ele existe. No contexto da publicidade, especificamente, o briefing é um resumo do projeto.
É um documento que recolhe todas as ações e estratégias que serão empregadas para atingir o objetivo do cliente. Então, ele irá mapear o problema e apresentar sugestões de solução ou trazer uma série de instruções mais específicas do que ele quer que aconteça.
Na publicidade, o briefing tende a estar mais alinhado com a segunda definição. O cliente dita o número de peças certinho, o tom usado precisa ser compatível com o da empresa, e diversos outros detalhes.
Também conhecido como briefing de criação, ele traz o resumo de projeto, contexto, estratégias e objetivo para resolver um certo problema.
Leia mais: Como criar um ambiente de trabalho mais criativo na sua agência.
Quais os tipos de briefing?
Um briefing é um documento que serve como uma ferramenta de comunicação entre uma empresa e seus fornecedores de marketing. Nele, a empresa deve explicar o que busca alcançar com um determinado projeto, com que finalidade, em que prazo e com que meios.
Um bom briefing deve ter estas características:
- Seguir uma ordem lógica da mais geral a mais específica.
- Incluir informações suficientes para permitir que a agência direcione sua campanha, mas apresente-as de maneira concisa.
- Torná-lo facilmente compreensível para todos os membros da equipe, evitando detalhes técnicos específicos do setor da empresa.
Nesse sentido, deixe bem claro o que você deseja alcançar. Uma maneira de fazer isso é usando objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos).
Existem, é claro, diferentes tipos de briefings:
- Briefing de negócios: este documento enfoca a situação atual e passada da empresa e os objetivos de negócio a serem alcançados.
- Briefing de marketing: visa resumir informações sobre uma ação de marketing específica a ser implementada.
- Briefing publicitário: este tipo de briefing inclui os detalhes necessários para o lançamento de uma campanha publicitária.
- Briefing criativo: geralmente elaborado a partir do briefing publicitário, inclui detalhes sobre o design gráfico e visual. Por exemplo, guias de estilo ou formatos de entrega.
Apesar de suas distinções, todos convergem para o propósito de elaborar instruções a fim de impulsionar alguma medida que pretende ser realizada. Ou seja, possui um alto grau de importância para a execução viável de um determinado projeto.
Por que o briefing é importante?
Dentro da publicidade, o briefing é essencial por ser a principal forma de trocar informações entre o cliente e a agência. Se você irá fazer um projeto para uma empresa cliente, precisa se planejar para tal. Este documento é por onde você tende a começar.
O ideal é que o briefing seja exclusivo para cada cliente. Você pode até seguir um modelo de briefing completo, mas ele sempre deve trazer algumas informações específicas para cada empresa que você atende.
Entretanto, o maior motivo pelo qual o briefing é essencial é que ele garante que ambas as partes entendem qual é o objetivo do processo. Para a agência, ela passa a entender o que o cliente quer, aumentando a sua satisfação e eliminando o retrabalho. Já para a empresa, existe um alinhamento de expectativas e ela sabe exatamente o que vai conseguir naquela interação.
Leia mais: Como melhorar o relacionamento entre a agência e o cliente?
Os benefícios de um bom briefing
Além disso, um bom briefing traz diversos benefícios para a agência.
Primeiramente, ajuda a organizar as ideias e a controlar as tarefas que precisam ser feitas para cada cliente.
Além disso, você já pode começar a ter certas ideias de como construir a sua peça. É uma ótima forma de se inspirar. Por exemplo, o cliente pode colocar no briefing um exemplo de como o produto elimina uma dor do cliente. Esta já é uma ótima forma de começar a se inspirar.
Mas o maior objetivo é realizar um planejamento para todas as atividades da agência. Este é o maior propósito do briefing, junto com garantir que cliente e agência estão na mesma página.
O briefing traz a lista de tudo que precisa ser feito e você pode planejar de acordo com o grau de prioridade e o trabalho que dá para fazer cada tarefa. Assim, sua organização é muito mais eficiente.
Leia mais: Organograma | Como funciona a estrutura de uma agência?
Alinhamento do Briefing ao cliente
Briefings fracos para os clientes são uma fonte de imensa frustração para as agências e para os responsáveis que os emitem.
Agências que não são instruídas de maneira adequada gastam muito tempo tentando decifrar ou adivinhar o que seus clientes realmente querem, enquanto os clientes acabam decepcionados, desanimados e frustrados com a aparente falta de visão e criatividade da agência.
E agora, com a maioria das equipes trabalhando remotamente e a comunicação online sendo determinante para moldar as informações que serão coletadas para a elaboração do briefing, as exigências se tornaram mais críticas.
Mesmo antes do advento da Covid-19, as agências tinham seus desafios mediante os relacionamentos com clientes.
De maneira geral, os clientes precisam estar envolvidos a ponto de demonstrar bastante atenção com o mesmo esforço, foco e interesse que eles esperam que a agência envolva seus consumidores.
Leia mais: Planejamento Estratégico | GUIA COMPLETO para começar.
Introdução da marca no Briefing
Com base em todas as adaptações, chegamos ao fenômeno que é mais falado, porém menos descrito: branding. Branding é, por natureza, abstrato e simbólico, então aprender como fazê-lo de uma forma que transmita informações concretas é muito difícil. Até mesmo alguns dos escritores de briefing mais talentosos lutam com isso.
As pessoas gostam de falar longamente sobre sua marca. Isso é compreensível; branding é a entidade simbólica que unifica tudo o que está associado ao negócio.
É de alguma forma uma cor, um estilo, um conjunto de valores, uma estética e toda uma gama de outras coisas aparentemente não relacionadas que devem funcionar juntas.
Então, como você comunica tudo isso no espaço de um briefing?
O truque para fazer isso é descrever a marca, em vez de explicá-la. Limite-se a entre três e cinco adjetivos que vão além da superfície do que o faz funcionar.
Encontre adjetivos que normalmente combinariam para construir uma imagem diversa de suas atitudes, perspectivas e estilo. Moderno, curioso, exclusivo, enfim, faça sua escolha de palavras. Cada adjetivo é uma imagem distinta e o domínio de descrever sua marca está em encontrar a combinação certa.
Quais os itens básicos?
Agora que você já entendeu o que é um briefing e por que ele é importante, é hora de ver o básico de como montá-lo. Por isso, vamos ver os elementos que não podem faltar no seu.
- Objetivo: Todo projeto tem um motivo. Isso é importante para a agência, para que possa ser traçada uma estratégia de sucesso. Por exemplo, uma campanha com foco em venda é totalmente diferente de uma com foco em branding. Por isso, o objetivo principal deve sempre ser claro;
- Responsável: Quem é o responsável pelo projeto e cada tarefa? Isso é importante para ter uma certa prestação de contas e facilitar a comunicação e organização;
- Quem é a empresa: Procure conhecer a empresa, perguntando certas coisas e pesquisando outras. O importante é ter o máximo de contexto possível;
- Prioridade: Quais são as maiores prioridades do projeto? É importante para a equipe saber por onde começar e onde dar a maior atenção;
- Orçamento: Tudo custa dinheiro. Mesmo que esta informação não seja divulgada para a equipe, o gestor e o cliente precisam conhecê-la;
- Prazo: Tudo também tem um tempo. Então, é preciso que o prazo esteja bem claro;
- Público-alvo: Um dos principais pontos do briefing. A empresa precisa deixar claro com quem ela quer se comunicar;
- Mercado e concorrentes: Como é o mercado? Qual é a posição do cliente no mercado? O que os concorrentes fazem? O que dá certo e errado? | Confira o nosso artigo sobre Benchmarking.
- Escopo: Quais são as tarefas do projeto? São três peças de Instagram, quatro de Facebook e dois artigos de blog, por exemplo;
- Objeções: O que o cliente não gosta? Certo elemento pode passar a mensagem errada ou certa cor pode lembrar o concorrente. É preciso garantir que elas estão de fora;
- Preferências pessoais: Por fim, vale deixar um espaço para o cliente dar algumas informações adicionais. Ele pode ter certas preferências que ajudam você a fazer o projeto ideal para ele.
Como fazer um briefing eficiente
O documento de briefing expande mais elementos do que podem ser relevantes para sua marca ou requisito específico, mas acreditamos que pensar sobre todos eles ajudará a informar e moldar um briefing melhor.
Escrever um briefing detalhado não apenas ajuda as agências que você está informando, mas ajudará você e sua equipe a entender seu próprio projeto quando ele for dividido dessa forma.
Ao compreender melhor o que é um briefing e quais elementos você precisa incluir ao criá-lo, você já está no caminho certo para fazer um projeto bem-organizado e coeso. Isso, por sua vez, garantirá que você e seu cliente estejam alinhados com seus objetivos e, portanto, produzirá os resultados que vocês dois procuram.
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