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O marketing se utiliza de inúmeras estratégias para promover uma marca e conquistar seu público-alvo. Uma delas é o marketing de referência, que você pode nunca ter ouvido falar, mas com certeza já instigou ou até mesmo fez parte de toda a ação. Sabe porquê?

Porque o marketing de referência é uma repaginação do famoso “boca a boca”. É quando você gera uma experiência tão boa para seu cliente, que sua marca se torna uma referência que ele tem vontade de divulgar. Dessa forma, seus clientes se tornam “promotores da marca” de forma espontânea.

O que é e como funciona o marketing de referência?

Então, como dissemos, o marketing de referência é um conjunto de ações pensadas para gerar a melhor experiência do cliente, fidelizá-lo e ainda aumentar as vendas!

A primeira etapa do marketing de referência é o encanto, é aqui que precisamos trabalhar para oferecer a melhor experiência para o cliente. Entretanto, não estamos nos referindo apenas à entrega final. É preciso pensar em toda a jornada do cliente e garantir que ela seja a mais satisfatória possível, desde o primeiro contato até a entrega do produto e o pós-venda.

Se essa primeira etapa for concluída com sucesso, as chances de que seu cliente indique seu negócio já crescem consideravelmente. Mas, ainda é possível ir além.

A fidelização também é parte importante do marketing de referência, é assim que sua marca vai assumir o posto de “favorita” para seus clientes. Ou seja, sempre que alguém precisar de algo que seu negócio oferece, adivinhe em quem ele pensará primeiro.

Sobre a fidelização dos seus clientes

São várias as estratégias que podem ser desenvolvidas para a fidelização. Cupons de desconto especiais ou programas de fidelidade que premiam a cada retorno ou depois de x pedidos, são uma ótima alternativa nesses casos.

E claro, em todo o processo a marca deve se manter próxima de seu cliente, manter o relacionamento mesmo após a conclusão da compra. Isso mostra para o cliente o quanto ele é importante para a empresa. Esse relacionamento é crucial para o processo de fidelização.

Feito isso, é o momento perfeito para estimular que seu cliente divulgue sua marca. Sim, nós mencionamos sobre isso ocorrer de forma espontânea e se você seguir os passos anteriores, isso irá acontecer. Entretanto, para garantir que sua estratégia funcione, é interessante instigar isso. Mas, como?

Você pode oferecer aos clientes um código de cupom só dele e a cada vez que alguém utilizar, ele ganha x valor ou x% desconto. Com certeza, isso trará bons resultados!

Importância do marketing de referência

Nós vamos te mostrar a importância do marketing de referência com uma pergunta. Você confia mais na opinião/sugestão de um amigo ou prefere comprar em outra loja que não conheceu ou ouviu sobre? Muito provavelmente, você seguirá a indicação de um amigo, correto? Você e 92% dos consumidores são influenciados no momento de decisão de compra pela opinião de amigos ou familiares, de acordo com um estudo feito pela Nielsen.

São várias as pesquisas e os dados que comprovam que o famoso “boca a boca” influencia muito na imagem da empresa e no seu volume de vendas!

Uma empresa que tem clientes apaixonados pela marca, chama a atenção não apenas dos clientes, mas de todo o mercado. Prova disso é que algumas marcas amadas pelo público são estudadas há anos, pois todos desejam saber qual o segredo para se tornar tão grandiosa assim. O exemplo que daremos talvez nem precise ser dito, pois você já ouviu outras milhões de vezes, mas a Coca-Cola não pode deixar de ser citada. Ela literalmente, vive na boca do povo e nem é mais indicada, para algumas pessoas é uma obviedade.

Ou seja, o marketing de referência ajuda sua marca na fidelização de seus clientes, na conquista de novos e ainda impacta de forma significativa na forma como sua empresa é vista no mercado. Não precisamos falar mais nada, certo?

Quais as vantagens?

Nós já comentamos rapidamente de algumas vantagens, mas, precisamos nos aprofundar um pouco mais nessa parte. O primeiro ponto indiscutível é que o marketing de referência potencializa a atração de novos clientes.

Por mais que você invista em outras estratégias de marketing e nas redes sociais de sua marca, de acordo com um estudo da Adweek, 76% dos consumidores confiam mais no que é divulgado por outras pessoas do que no que é divulgado pela marca.

Além disso, quando o cliente vem de uma indicação o lifetime value dele é 16% maior do que um cliente prospectado. Ou seja, o lucro líquido desse cliente é consideravelmente maior que os demais.

E não podemos nos esquecer que a fidelização é um dos preceitos do marketing de referência, o que nos leva a pesquisa da National Law Review que chegou a conclusão de que pode custar 5x mais adquirir um novo cliente do que manter um.

Ou seja, o marketing de referência oferece inúmeras vantagens para as marcas. Motivos para aderir são o que não faltam.

Toda empresa pode investir em mkt de referência?

Sim, toda empresa pode e deve investir em marketing de referência. É claro que as estratégias são diferentes para cada produto ou serviço que é comercializado. Entretanto, essa é uma técnica que pode ser utilizada por todos.

O mais importante, como destacamos, é que o cliente tenha uma experiência positiva com sua marca. Se conseguir garantir isso, com certeza o cliente irá realizar indicações espontâneas. Afinal, o que é bom precisa ser compartilhado, certo?

Por isso, foque sempre na melhor entrega para seu cliente final. E isso não irá interferir apenas na popularidade da empresa, mas também em sua lucratividade.

Os consumidores da atualidade prezam muito pela experiência e de acordo com um estudo da PWC, 86% deles estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência. Isso comprova por si só o quanto a experiência é importante para o consumidor.

Então, não deixe de repensar toda a jornada de compra de seus clientes e quais as formas possíveis de melhorar sua experiência. Isso será um grande passo para colocar o marketing de referência em prática!

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