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Neuromarketing é o campo do marketing que estuda as atividades cerebrais dos consumidores quando são expostos a produtos, serviços, marcas e propagandas.

Os profissionais que estudam essa área, tem como objetivo melhorar esses produtos e serviços e desenvolver uma comunicação mais eficiente e persuasiva com as pessoas.

Neuromarketing é a união da neurociência, da psicologia e das estratégias de marketing, com o objetivo de entender cada vez mais como funciona a mente do consumidor e os processos de tomada de decisão, e como utilizar toda essa informação para criar estratégias para atingir os clientes de forma mais eficiente e cada vez mais rentável.

Para começar a entender melhor o consumidor, é preciso descobrir quais são seus desejos e os impulsos que os motivam a tomar uma determinada decisão de compra, e em seguida, quais as reações que desencadeiam, após o ato da compra.

Quais serão os novos desejos que eles buscarão satisfazer a seguir? É nesse ponto em que o Neuromarketing se encontra com a Psicologia, nos estudos da Psicologia de Consumo, um ramo da psicologia que estuda como o ser humano é afetado pelos diversos estímulos que as campanhas de marketing geram para causar impulsos de compra nas pessoas. 

Gatilho mental da escassez: 

“Compre já!” “Últimas unidades” “Promoção por tempo limitado “Essa é a sua última chance de adquirir…”

– Escassez promove senso de urgência, e uma sensação da perda da possibilidade de escolha, o ser humano acaba ficando refém desse sentimento angustiante. Por isso, o gatilho da escassez é tão poderoso e muito usado em promoções de grandes lojas de departamento. 

Gatilho mental da afinidade: 

“Eu já tive esse mesmo problema e consegui solucionar usando o produto x…” 

O ser humano sente a necessidade de encontrar semelhantes, pessoas que se pareçam com ele, que já tenham passado por situações parecidas. Assim, para gerar esse reconhecimento e afinidade com os consumidores, é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo.

Uma das estratégias que podem ser usadas nesse caso, é o storytelling, técnica usada em diversas campanhas publicitárias. Portanto, quando é contada uma história/situação que o consumidor consegue se identificar, ele acaba criando essa afinidade, e automaticamente, fica mais propenso a comprar. 

Gatilho mental da prova social: 

A prova social nada mais é do que mostrar que o seu produto/serviço está sendo utilizado por outras pessoas e quem são essas pessoas. Geralmente, causam mais efeito se estamos falando de celebridades da tv ou conhecidos da internet indicando a sua marca para seus milhares de seguidores em suas redes sociais. Dessa forma, o seu produto/serviço passa a ser desejado pelos seguidores desse influenciador.

Gatilho mental da reciprocidade: 

“Baixe grátis” “Assista gratuitamente” “Uma semana de teste grátis” 

O ser humano tem a predisposição a ser coerente em seus atos. Como quando alguém lhe presenteia com algo, e você se sente “na obrigação” de retribuir o agrado. Ou seja, se alguém faz algo bom para você, a tendência é que se faça o mesmo por ele.

Muitas empresas utilizam essa técnica oferecendo desconto, download de material gratuito ou um tempo para testar aquele serviço grátis. (Como a Netflix, por exemplo, que oferece 30 dias grátis para testar o serviço) 

Gatilho mental da repetição:

É basicamente aquela campanha com uma música ou slogan que pega fácil, “gruda” no cérebro e quando você menos percebe, está cantarolando o dia inteiro aquela musiquinha da campanha de um candidato a prefeito da sua cidade.

Gatilho mental da segurança: 

Ao oferecer o seu produto/serviço, é importante demonstrar confiança e segurança para o cliente. Esse gatilho está alinhado tanto à segurança do vendedor no ato da negociação, quanto a sensação de segurança que o produto tem a capacidade de causar no consumidor. 

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