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Você sabia que, de acordo com a Psicologia, toda decisão humana é influenciada pela emoção? Tomando como base este princípio, dá para perceber que é por isso que as histórias são vendidas, não é mesmo?

Isso porque elas comunicam mensagens de maneiras altamente específicas e emocionalmente impactantes, sendo memoráveis e dando algo para que os indivíduos possam se identificar e, claro, se apegar.

Mas, afinal, por que isso seria relevante? E, mais, por que contar histórias é uma parte essencial de qualquer boa campanha de publicitária? Entenda agora e coloque o método do storytelling em prática. Você vai se surpreender!

O que é Storytelling?

Originário do inglês, este conceito está relacionado aos contadores de histórias e foi adaptado para a publicidade como à capacidade de transmitir um conteúdo através de uma narrativa envolvente e que conecte o público, seja através de um vídeo, uma imagem, um áudio ou até mesmo um jogo.

Levando isso em consideração, pode-se dizer que o Storytelling se trata de um processo em que é preciso estabelecer uma conexão com o cliente antes de lhe vender um produto ou serviço. Essa conexão, é claro, se dá por capturá-lo emocionalmente, fazendo com que a ideia seja tão envolvente a ponto de conquistá-lo.

Não é à toa, aliás, que essa estratégia está ganhando força no mundo publicitário e por boas razões. Cientificamente, as histórias são excelentes para atrair a atenção das pessoas, uma vez que estimulam a atividade cerebral e fazem com que os neurônios comecem a disparar com a informação recebida.

Cientes disso, tomadores de decisões, empresários e publicitários do ramo da propaganda têm começado a colocá-las em prática, fazendo com que o ato de narrar seja muito mais do que contar um conto, mas sim, um gerador de lucros.

Qualidade do storytelling

Outro aspecto fundamental ao trabalhar o Storytelling é ter a consciência de que a qualidade é essencial. Para isso, tenha a ciência de que o consumidor lida com diversas histórias ao longo do dia e que apenas as melhores irão marcá-lo, emocioná-lo e ficarem fixas em sua memória.

Não é qualquer história que tem a capacidade de marcar a memória de quem está do outro lado, é preciso muito mais. Afinal de contas, quantos % do conteúdo que você consome diariamente realmente te causa algum impacto? Seja ele emocional, cômico, afetivo…  Muito pouco, né? Por isso, não se engane, somente as melhores histórias podem despertar uma experiência prazerosa para quem as recebe.

Aqui, impacto é a palavra chave e isso pode ser feito ao torná-lo emotivo, fazê-lo rir, lembrá-lo de algo nostálgico ou simplesmente deixá-lo pensando a respeito da temática. A ideia é despertar uma experiência prazerosa em quem receber essa informação e isso precisa ser alcançado.

O fato é que quanto mais as pessoas se conectam a uma história, mais se lembram dela. Portanto, criar conexões te ajudará a criar vínculos duradouros e, claro, a gerar lealdade entre seus clientes e sua empresa.


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Como o storytelling pode ajudar a gerar lucro?

Se você ainda não conhece essa estratégia, deve estar se perguntando, como afinal isso pode ser lucrativo. Bom, a verdade é que boas histórias, vendem!

E não estamos falando necessariamente de vender o produto, na verdade, na maioria das vezes esse não é foco central de fato.

A história pode vender o conceito do produto/serviço, uma ideia, um sentimento, um momento. E esse é o grande diferencial aqui! Ao invés da propaganda crua e direta, cheia de intenção.

O storytelling tem o intuito de entregar algo mais, um ensinamento, um aprendizado, algo que irá marcar. Apenas por esse fato, ele já se torna mais interessante e mais chamativo para o público.

Marcas gigantescas tem investido pesado em storytelling e isso tem causado um impacto significativo no caixa dessas empresas.

A Coca-Cola, por exemplo, não vende apenas um refrigerante. Ela vende a felicidade! E se você discordar, tente não completar a seguinte frase: abra a felicidade… Impossível não é mesmo?

Mas esse fenômeno não ocorreu apenas porque a marca criou um bom slogan, mas porque ela construiu toda uma narrativa que liga seu produto a felicidade. Incrível, não é mesmo? E não é preciso ser uma empresa desse tamanho para conseguir criar algo tão poderoso quanto.

Qualquer negócio, qualquer empreendedor pode fazer isso, desde que construa uma boa história. Quer saber como fazer isso? Continue lendo!

Por onde começar?

Saber que tipo de história contar é uma característica importante do uso da narrativa como ferramenta publicitária. Afinal, isso pode ser feito de diversas formas e o truque está em saber qual é a mais adequada para atender às necessidades da sua estratégia.

Por isso, é importante ter em mente quem você quer atingir com essa história e definir o público-alvo desta ação, a fim de compreender o que pode funcionar para estes indivíduos.

Além disso, é importante introduzir o conteúdo com clareza, fazendo com que o consumidor compreenda a importância do seu bem ou serviço no meio da narrativa e capture a mensagem, mesmo que inconscientemente.

Ademais, não deixe de prestar atenção à linguagem. Lembre-se: se o seu cliente for mais velho ou tiver uma vivência mais rebuscada, vale à pena investir em um vocabulário mais requintado. Contudo, se o seu público for jovem e descolado, essa é a melhor pegada para transitar neste mundo.

No mais, não esqueça de dar asas à sua criatividade e se empenhar para que o conteúdo seja recebido de forma leve por quem o consumir, sem parecer algo imposto ou “forçar a barra”.


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Construindo um bom storytelling

Agora que você já tem alguma noção do que é preciso para criar um bom storytelling, vamos para a parte prática.

Afinal, você deve estar ansioso para testar essa estratégia em seu negócio. E vale ressaltar que o storytelling é para todos, absolutamente todos os tipos de negócio e nós vamos te mostrar como colocá-lo em prática!

Conheça seu público

Essas informações são importantes para definir qualquer estratégia, afinal, você precisa ser assertivo para obter bons resultados.

Como nós dissemos, o storytelling pode ser feito com vídeos, imagens, textos, etc. São várias as possibilidades de formato, mas, qual é o que o seu público mais gosta?

Afinal, você precisa convencê-lo a ouvir o que você tem a falar. Fazer isso escolhendo sua forma favorita de conteúdo é um bom caminho.

No entanto, precisamos ressaltar que conhecer seu público é importante por diversos outros motivos, não apenas para o formato.

Isso é importante para que você escolha a narrativa que será contada, o tom que ela terá e as emoções que irá causar. Tudo isso, deve ser pensado para o seu público.

Saiba como atraí-lo

Independentemente do formato, todo storytelling precisa ter um título, mas não qualquer título. Um que seja impactante e que chame a atenção. Ter concluído a etapa anterior é crucial para o sucesso dessa.

Para isso, pense em algo que faria seu público clicar, ler ou assistir. Algo irresistível!

Conte sua história

Se você concluiu todas as etapas anteriores, está na hora de construir sua história. Para isso, tenha claro em mente qual é o seu objetivo. Isso irá te ajudar a estruturar sua história.

E lembre-se, há uma estruturação simples que deve ser seguida: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Mas, não acaba aqui. Para que sua campanha seja efetiva, é muito importante que ela finalize com um bom call to action.

Construa toda uma narrativa ao redor do seu produto ou serviço, se utilize de todos os artifícios para atingir a emoção do público. Várias técnicas podem ser utilizadas para fazer isso, encontre aquela que melhor funciona com seu público-alvo.

Você se lembra da propaganda dos “pôneis malditos”? Apesar da trilha sonora extremamente marcante, ela só foi um grande sucesso por conta da narrativa que construiu que se baseava nos cavalos da nova Nissan Frontier, que eram muito mais potentes que os “pôneis” de outras marcas.

Apesar de ser uma história totalmente lúdica, foi algo que conversou com o público da empresa e fez um sucesso estrondoso. Por quê? Porque chamou a atenção, entreteve e alcançou a emoção do público da marca.

Esse é apenas um exemplo, mas há vários outros que você pode usar de inspiração para o seu storytelling. Ao fim desse artigo, compartilhamos mais alguns exemplos para te ajudar!

Seja autêntico e fiel aos seus ideais

Toques ficcionais são bem-vindos, mas é preciso tomar cuidado com isso. Nunca utilize informações falsas sobre seu produto ou serviço em qualquer material.

Isso pode causar problemas graves no futuro e também pode afetar a imagem da sua empresa. Por esse motivo, se utilize de dados verdadeiros e se atenha aos ideais da marca.

É muito interessante utilizar isso, mesmo que de forma sútil, isso irá ajudar a gerar ainda mais identificação com sua marca e irá fazer com que o público se aproxime.

Seja autêntico, não tente recriar nenhuma outra peça ou história que você já viu, construa a sua própria!

Isso irá te ajudar a criar uma história que atrai e conversa bem com seu público. O que vai aumentar, consideravelmente, seu poder de conversão.

A conclusão também é uma etapa importantíssima, na maioria deles é onde a marca aparece de forma mais explicita, então capriche para fechar com chave de ouro!

Inspiração

Para te auxiliar na produção, selecionamos alguns exemplos para te inspirar e ajudar a entrar no clima do storytelling. 

National Geographic:

A National Geographic faz um ótimo trabalho incorporando a storytelling em sua estratégia de mídia social. A empresa é conhecida por postar imagens inspiradoras que fazem com que os usuários parem de rolar o feed e queiram saber mais sobre o assunto.

Assim, depois de usar fotos coloridas e emocionantes para capturar a atenção dos seguidores, o canal os atrai publicando histórias correspondentes à temática, fazendo uma combinação de recursos visuais poderosos com narrativas cativantes que contribuem para o fator “uau” da Nat Geo e mantém as pessoas fidelizadas.

Disney

É claro que a Disney não é estranha a este tipo de narrativa e um anúncio realizado pela Disneyland Paris só tende a mostrar ainda mais as habilidades da marca. Sabe de qual estamos falando?

Em um dos comerciais, a empresa decidiu contar a história emocionante de um pequeno patinho que encontra uma revista do Pato Donald e fica obcecado por seu novo herói.

Mas o mau tempo está se aproximando e o patinho e sua família precisam fugir, abandonando sua amada história em quadrinhos.

A família passa uma noite fria e úmida antes do sol reaparecer e eles chegam inesperadamente à Disneyland Paris, onde o patinho é recebido por ninguém menos que o Pato Donald. Precisa falar mais alguma coisa? É de levar às lágrimas!

Manchester United

O Manchester United queria ser o primeiro clube de futebol a criar uma campanha culturalmente relevante para a China e conseguiu.

O clube Juntou-se à Qumin para produzir uma experiência de Storytelling em dispositivos móveis que trouxe à vida o espírito do Diabo Vermelho. Assim, a história “Acorde o diabo dentro de você” é uma série de filmes que mesclam futebol, mangá e jogos para inspirar os fãs de futebol chinês.

A animação está no popular estilo do país e apresenta estrelas do Man U usando suas habilidades no futebol para combater forças extraterrestres e salvar o mundo. É quase um Power Rangers versão gramado!

Bauducco

A Bauducco sempre faz questão de transparecer tradição e confiança para o público alvo, deixando claro que começou sua história em uma pequena cozinha familiar.

Assista ao vídeo clicando aqui. 

Always

Esse vídeo foi feito para mostrar que “fazer coisas como uma garota” não deve ser colocado em contextos para humilhar ou insultar alguém. E que todas garotas têm capacidade para fazer coisas tão bem quanto ou até melhor do que os garotos.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Há diversas maneiras de utilizá-lo nas campanhas da sua agência, mas, preste atenção nessa dica:

Independente de como se está planejando contar uma história, lembre-se que ela deve se CONECTAR com o público antes de mais nada.

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